30 junho 2011

Salame de Chocolate às Bolinhas

Cá estou eu de regresso, recomposta e com esperança no futuro. Já tenho de volta a casa a minha querida mãe, como sempre, com a sua atitude optimista.
Trago esta ideia, que possivelmente poderá não ser nova, mas achei uma ideia genial por ter vindo da minha irmã. E com a desculpa de partilhar a sua ideia pedi emprestado estas 3 bolinhas.

Ingredientes:
- 400g de bolacha tipo Maria
- 200g de açúcar branco
- 200g de manteiga
- 125g de chocolate em pó
- 2 ovos
- 1 cálice de Vinho do Porto

Confecção:
Numa taça grande parte-se as bolachas aos bocadinhos, acrescenta-se o açúcar, o chocolate em pó e mistura-se. De seguida os ovos e mistura-se. Por fim a manteiga derretida e arrefecida e o Vinho do Porto. Com as mãos mistura-se tudo muito bem e molda-se pequenas bolinhas, polvilham-se com açúcar e depois coloca-se  no frigorífico até ficarem consistentes.
Este é um salame comum que nada tem de extraordinário, a não ser a forma como se apresenta, que poderá fazer um brilharete numa festa de aniversário.
Espero que gostem tal como eu!

16 junho 2011

Uma Ausência e um Regresso em Breve

Para que ninguém pense que desisti deste meu cantinho, decidi hoje dar-vos um alô e um pedido de desculpas a quem tem vindo aqui em vão e não vê nada de novo. Às vezes temos fases na vida em que estamos frágeis e nos deparamos com algumas dificuldades. Amanhã um familiar fará uma cirurgia e estou calma e optimista, que nem pareço eu. Mas tudo isto me absorve como devem calcular. Tenho passado uma vista de olhos por alguns blogues, apesar de não deixar comentários. Também já me apercebi que houve blogues com problemas de vírus que depois também actualizarei. Deixo os parabéns a quem fez anos, ou aos filhotes também. Desculpem-me e não se esqueçam de mim mais uma vez. Gosto muito de todas/os vocês. Animaram a minha rotina sempre com uma palavra amiga e sempre disponíveis. E isso não esquecerei, embora virtual não deixa de ser real. Portanto me aguardem que em breve continuarei com novas receitas esperando sempre que agradem a alguém.

Beijinhos e Tudo de Bom!

06 junho 2011

Desafio Literário

Como já devem ter reparado estou a pôr os passatempos e desafios em dia. Desta feita, proposto novamente pela Mariana (dispensa apresentações), que com muito gosto e amizade participo. Aproveito para mandar um beijinho a todas/os que me acompanham e desculpar-me por estar a atrasar a leitura dos vossos blogues, que tanto me afecta.

1. Existe um livro que leias e releias várias vezes?
O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Só me ocorre todos os manuais de equipamento electrónico. Prefiro testar sem ler. Será preguiça?


3. Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Pode parecer um cliché, pode soar a falso, mas quando li esta pergunta só me lembrei de querer ver em livro todas as "imagens captadas, roubadas, propositadas, impróprias" dos melhores anos da minha vida, tiradas por um fotógrafo muito especial, que por acaso casou comigo... Este seria o livro da minha vida e para o resto dela.


4. Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez (é um livro que associo a uma amiga especial e ela adora este livro).

5. Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Qualquer que seja o desfecho de um livro eu transformo sempre num drama. Tenho a mania de colocar o meu "filtro veia teatral".


6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?
Os famosos quadradinhos, qualquer um, adorava!

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Todos aqueles que me obrigavam a ler na escola por fazerem parte dos programas curriculares. Na altura não achava piada nenhuma. Já me lembrei como seria 20 anos depois voltar a lê-los.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa (chorei "rios" com este livro, não me perguntem porquê).
Também gosto dos do Saramago, uma escrita difícil que se estranha mas depois apanha-se o jeito.
Todos os livros de culinária.

9. Que livro estás a ler neste momento?
O Mundo da Criança - Lucrécia Suarez
Criando e Educando Filhos - Robert Brooks/Sam Goldstein

Passo o desafio a todos os meus seguidores.

05 junho 2011

Sorteio Oriflame

Grande Sorteio Oriflame

 
Mais um passatempo proposto pela querida Mariana de um blogue muito especial "Na Cozinha da Mariana", que consiste num  sorteio de um conjunto de produtos Oriflame. Como é óbvio eu quero estas prendinhas todas, todinhas para mim! Então, não zanguem comigo! Mas boa sorte para mim!
 

02 junho 2011

Tarte de Iogurte com Frutos Silvestres

À semelhança da tarte de maçã que já tinha feito anteriormente, decidi variar, mas não muito. E como lhe ganhei o gosto e estas tartes têm me corrido tão bem, porque não fazer tantas quantas me apetecer?

Ingredientes:
- 150g de açúcar
- 100g de farinha
- 50g de margarina
- 3 iogurtes gregos naturais açucarados
- 2 ovos
- 1 embalagem de frutos silvestres congelados
- 1 colher de café de essência de baunilha

Confecção:
"Bater" todos os ingredientes, exceptuando os frutos silvestres, que entretanto já estão a descongelar à temperatura ambiente e a escorrer. Untar a forma com margarina e polvilhar com farinha. Verter a mistura na forma e colocar os frutos silvestes em cima. Vai ao forno pré-aquecido a 180º, 40 minutos. Fica muito boa. Mas aconselho aos mais gulosos a colocar mais açúcar como a  receita de onde eu fui me inspirar para esta.

01 junho 2011

Batatas com Maçã e Alecrim

Para fugir às minhas habituais regras de confeccionar batatas, decidi experimentar esta que me pareceu simples de fazer. É de sabor diferente a que normalmente se está habituado, mas eu gostei!

Ingredientes para 2 pessoas:

- 2 batatas grandes
- 1 maçã granny média
- 1 cebola pequena ralada
- 1 colher de café de alecrim seco
- 1 dente de alho triturado
- 1 ovo batido
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal
- Pimenta branca

Confecção:

Aquece-se o forno préviamente a 210º. Corta-se as batatas e a maçã aos palitos. Coloca-se numa tigela e junta-se a cebola, o alecrim, o alho e o ovo. Tempera-se de sal e pimenta. Num pirex aquece-se o azeite no forno durante 5 minutos e depois espalha-se a mistura. Vai ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até que esteja estaladiça.
Não foi o meu caso, mas tanto as batatas como a maçã deverão ser cortadas em palitos bem fininhos.

Esta receita foi inspirada no livro "Receitas Populares de Batata de Anne Wilson".

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...