28 novembro 2011

Bolo de Cenoura com Cobertura de Glacé Real



A prática faz todo o sentido na culinária, bem como a preparação e a mistura correcta dos ingredientes. Nada é por acaso. Este ano fiz alguns bolos e quando me lembro de quão miseráveis eram... E eu estes anos todos a pensar que não tinha mesmo jeito para os fazer. Afinal é uma questão de prática e estar atenta ao forno. Se eu consigo, todas conseguem!

Ingredientes:
- 200g de cenoura em puré (cozida e triturada)
- 250g de farinha de trigo
- 200g de açúcar (usei açúcar amarelo)
- 100 ml de óleo (usei óleo de girassol)
- 3 ovos
- 1 iogurte natural
- 1 laranja (raspa e sumo)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó


Para o Glacé real:
- 1 clara de ovo
- 200g açúcar em pó
- ½ limão

Preparação:
Bate-se os ovos com o açúcar até se obter um tom esbranquiçado. Depois coloca-se o iogurte, o óleo, o puré de cenoura e torna-se a bater. Junta-se os restantes ingredientes, a raspa e o sumo da laranja, a farinha, o fermento e bate-se novamente. Coloca-se numa forma untada e polvilhada com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30/40 minutos, dependendo de cada forno. Deixa-se arrefecer e desenforma-se. Para a cobertura decidi por minha autoria fazer um glacé batendo uma clara de ovo em espuma, juntar o açúcar peneirado e bater até ficar consistente. Adiciona-se o sumo de meio limão e volta-se a bater. Verte-se imediatamente no bolo.
Esta receita (apenas o bolo) foi retirada do "Magazine Continente" de Novembro. Há um concurso até meados de Janeiro, vão espreitar, oferecem bimbys.

25 novembro 2011

Folhado de Legumes


Palavra de ordem: Economizar! Então vamos lá, pois se é para economizar estou cá eu. E eu nunca me atrapalho. Vejamos:

Ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 beringela
- 1 courgette
- 1/2 alho francês pequeno
- 5 folhas de massa filo
- algumas gotas de sumo de limão
- sal
- pimenta (moinho 5 pimentas)
- azeite

Preparação:
Todos os legumes ralados no robot de cozinha. Salteados no wok com um fio de azeite, sal, pimenta e umas gotas de sumo de limão. Num pirex com papel vegetal ou untado com azeite, colocar 4 folhas de massa filo pinceladas cada uma com azeite, colocar por cima o preparado anterior, mais 1 folha de massa filo por cima, fecha-se da melhor maneira. Vai ao forno pré-aquecido a 180º até a massa se apresentar dourada. Coloquei por cima pimenta moida (moinho 5 pimentas) só porque me apeteceu e ponto. Poupámos ou poupámos?

E sim a receita anterior retirei do blogue Elvira´s Bistrot e não me arrependi nada, a não ser que ela se zangue.

Bjs a todas/os e bom fim de semana.  Como estive doente estou desactualizada das vossas receitas, mas não pensem que me escapam, que em breve vou esmiuça-las todas.

22 novembro 2011

Tarte de Mel

Para a tarde do Domingo que passou, apetecia-me algo. Mas sem ter que tirar o meu pijama quentinho e ir à rua comprar ingredientes. Uma breve vista de olhos nas minhas receitas a fazer, e lá encontrei esta que ainda estava em lista de espera. Vejam lá se sabem onde a fui roubar.


Ingredientes :
- 500g de mel líquido
- 300g de farinha
- 250 ml de leite
- 200g de manteiga com sal (mais para untar)


Preparação:
Bater lentamente com a batedeira (eu usei liquificador) o mel, a manteiga (amolecida à temperatua ambiente) e um pouco do leite. Depois adiciona-se o restante leite e a farinha, voltar a bater até obter uma massa homogénea. Colocar nas formas já untadas de manteiga ou usar papel vegetal. Vão ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 35/40 minutos ou até estarem douradas e descolarem do papel vegetal ou da forma se a untarem com manteiga. Deixa-se arrefecer completamente antes de desenformar. Uma delícia, deixem que vos diga!

Nota: Como não tinha uma forma de tarte grande, dividi em duas e usei um pirex mais pequeno (na receita original também estão dividas em duas tartes. Se usarem um tarteira grande, não esquecer que o tempo de cozedura aumenta.

20 novembro 2011

Frango Fácil no Tacho



Ele voltou! E com ele todo o equipamento fotográfico. Mais um cartãozinho de memória prestes a estrear para mimzinha.
Agora uma receita simples e económica, com alguns ingredientes que gosto sempre de comprar frescos, tais como os pimentos e tomate que corto aos cubos, o alho francês às rodelas, os coentros e o cebolinho picados grosseiramente, para depois congelar e utilizar em emergências de preguiça.

Ingredientes para 3 pessoas:
- 1/2 frango
- 1 cebola
- 1 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 1 colheres de sopa de cebolinho picado
- 1 mão cheia de alho francês (rodelas)
- 1 tomate
- 1/4 pimento vermelho
- 1/4 pimento verde
- 2 colheres de polpa de tomate
- pimenta (moinho 5 pimentas)
- azeite q.b
- sal q.b.
- 3 colheres de sopa de água

Preparação:
Colocar a cebola, o alho, os coentros, o cebolinho, o alho francês, o tomate e os pimentos no robot de cozinha e triturar bem. Colocar num tacho com o azeite, o preparado anterior, refogar um pouco. Colocar o frango aos pedaços, temperar de sal e pimenta, adicionar a polpa de tomate e a água. Cozinhar em lume médio com a tampa um pouco destapada. Acompanhei com arroz basmati, salada de tomate e cebolinhas em vinagre. Simples mas bom!

16 novembro 2011

Blogue de Quarentena

O meu apelido deveria ser Murphy, Carla Murphy, a quem a Lei de Murphy se aplica que nem uma luva. Se pode correr mal, vai correr mal! Eu resumo: cartão de memória cheio de receitinhas boas a marinar uns dias. Quando lá me decidi passa-las para a vida virtual, eis que avariou. O dono da máquina fotográfica vai de viagem e eu pedi-lhe: podes me ficar com a casa, as joias, mas não fiques com ela! Mas ele não me deu ouvidos e sem dó nem piedade levou-a com ele. Agora não cozinho mais! Estou que nem posso amigas, estou que nem posso!

Vencedoras do Passatempo "Ajudem a Carla"

Finalmente o júri deliberou e não só! Tive de alterar as regras e premiar duas participantes, pois não consegui decidir-me pelo salgado ou pelo doce. Todas fizeram aquele "figurão" que eu gosto, e muito me ri com algumas das vossas peripécias.

As vencedoras são:


Agora aguardo as vossas moradas para o meu email: carlasousa@omeutempero.com e enviarei com todo o carinho na próxima segunda-feira o vosso merecido prémio.

Bjs a todas/os

12 novembro 2011

Passatempo - Participações

Quando lancei o "pânico" com este passatempo, foi para nos divertirmos todas. Nunca pensei que decidir me desse tantas dores de cabeça. A única certeza que tenho é que estas 6 participações bateram a léguas de distância a minha experiência com o mil folhas. Isso é mais que certo! Comprometi-me de experimenta-las todas na minha cozinha. Para ser justa e não avaliar apenas pela foto. Eu tenho mesmo de provar e comprovar se não se esqueceram dos ingredientes chaves: abóbora e manjericão. Estou em crer que tenho de dizer a uma participante: Estás deliciosamente desclassificada eheheh, mas adorei e vou fazer também pois não lhe vou facilitar a vida. ah pois é!
Só vos peço paciência pelo resultado. Bjs a todas, animaram aqui o meu pobre coração.

http://belinadailha.blogspot.com/2011/11/mil-folhas

http://salpicosdoces.blogspot.com/2011/11/desafio-milfolhas-de-abobora.html

http://aromadecaf.blogspot.com/2011/11/mil-folhas-de-bilharacos-e-leite-creme.html

http://tachosvspanelas.blogspot.com/2011/11/risotto-do-mar-coracoes-exoticos-para-o.html

http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com/2011/11/mil-folhas-de-bolachas-de-aboboraagua-e.html

http://felismina.blogspot.com/2011/11/mil-folhas-com-doce-abobora-e-noz-e.html

11 novembro 2011

Maçã Assada em Massa Filo

Aqui está uma sobremesa daquelas que fazem um "vistão" e são simples de fazer, mesmo como eu gosto. Vocês já sabem como eu sou. A receita vem do Coisas minhas e da Cozinha, um blogue recente mas com receitas divinais. Espreitem que não se vão arrepender, pois eu mais uma vez estou com preguiça de vos dar a receita. A foto foi a possível, tirada à pressa hoje de manhã, e não estou nada contente com ela. Mas não posso deixar passar em vão esta sobremesa. As diferenças entre a receita original, são que usei as maçãs inteiras, não as coloquei nas formas de silicone, no meu forno (mini forno) demorou o dobro do tempo e alterei o título só para chatear eheheh. Fica uma delícia. Bjs a todas/os!

08 novembro 2011

Cupcakes de Chocolate e Cobertura para Gulosos

Isto de querer parecer uma mãe radical, custou-me cada ossinho. Pois é, o fim de semana passado o pai natal passou lá por casa e deixou-me uns patins em linha. Só pensei que "ele" devia estar louco.  Enfiei-me neles, pois se uma criança de 5 anos consegue, eu também tinha de conseguir. O marido deu uma mãozinha e lá me tentei por de pé naquela "coisa". Uma hora de treino foi quanto bastou para o equilíbrio, mais meia hora para andar para frente e outra meia para dar as curvas. O resultado foi satisfatório, incluindo 3 quedas que me estragaram o fim de semana. Hoje é terça e já estou pronta para novos desafios. Mas esqueçam os skates ok? Para me confortar tive de comer uns cupcakes gulosos que numa busca rápida no google me levaram aqui.

Ingredientes para 16 cupcakes (+-):
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 chávena de chocolate em pó
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
- 1 colher de sopa fermento em pó
- 1 ovo
- ¼ chávena de óleo
- 1 colher de chá essência de baunilha
- pitada de sal 

Cobertura:
- 1 lata de leite condensado cozido
- granulado de chocolate q.b.

Preparação:
Mistura-se numa taça todos os ingredientes secos. Noutra à parte mistura-se o leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Junta-se este preparo ao anterior, misturando com a vara de arames. Verte-se a massa nas formas já untadas a ¾ da altura. Vão ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos. Eu usei formas de silicone e de inox, e o tempo de cozedura é inferior para as formas de silicone. Para a próxima uso formas de papel, que acham? Resulta?
A cobertura foi preguiçosa e com o que tinha em casa. Leite condensado cozido no saco de pasteleiro e dei o meu melhor. Tenho de treinar mais, eu sei, eu sei...

04 novembro 2011

Pudim de Caramelo e Café e Um Sorriso



Este blogue já não está de beicinho! Já recebi a 1ª participação para o meu passatempo e que feliz fiquei! Agora resta-me ter paciência para esperar as próximas, "coisa" muito difícil para mim que sou tão impaciente.

Mudando de assunto... Desde Junho passado que aderi à tarifa bio-horária da EDP. A pouco e pouco fui-me adaptando aos horários para efectuar as tarefas de casa que consomem mais energia. O esforço inicial valeu-me uma poupança de 20 € mensais. Mas deitei tudo por água abaixo, porque ao Domingo uso o forno a triplicar, assim em jeito de vingança com a EDP. Tive que repensar a estratégia e decidi simplicar alguns cozinhados, tais como os pudins. Este pudim não vai ao forno, não leva ovos, e tem muito a ver com os pudins que a minha mãe fazia e possivelmente as vossas. A tentativa de fazer o caramelo que decora o pudim foi engraçada, desajeitada e foi o que saiu, juntamente com uma bolha num dedo. Tenho a mania de tentar provar o caramelo a ver se sabe a queimado e queimo ou a língua ou o dedo. Mas de todas as vezes que faço, tenho a tentação diga-se "parva" de voltar  fazer o mesmo. Vá-se lá saber porquê.

Ingredientes para 6 pudins pequenos:
- 1 litro de leite
- 2 colheres de chá de café solúvel
- 60g de farinha maisena (amido de milho)

Para o caramelo:
- 100g de açúcar
- 2 colheres de sopa de água

Preparação:
Faz-se o caramelo colocando o açúcar e a água numa caçarola de fundo grosso e em lume médio. Ir agitando a caçarola até o açúcar estar derretido e apresentar uma cor dourada. Reserva-se.
Leva-se a ferver 900 ml de leite com o café. Junta-se ao caramelo a pouco e pouco. Dissolve-se o restante leite (100ml) com o amido de milho e junta-se ao preparado anterior. Vai ao lume por 3 minutos até engrossar mexendo sempre com uma vara de arames. Coloca-se em formas individuais ou numa grande, passada por água fria. Deixa-se arrefecer e vai ao frigorífico até solidificar. O caramelo que decorei foi feito exactamente como o anterior. Com a ajuda duma colher fui derramando o caramelo para papel vegetal, dando formas diferentes. Depois de arrefecer descola-se do papel vegetal facilmente. Bjs a todas/os e tenham um fim de semana do melhor!

Receita tirada do "Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas - Vaqueiro de 1994"

03 novembro 2011

Atum Fresco no Forno

Cá estou eu outra vez, desta feita, para partilhar convosco uma receita básica que nenhum truque tem na manga. Amanhã continuo a saga dos pudins. Um pudim que me custou uma bolha no dedo. Bjs a todas/os

Ingredientes para 2/3 pessoas:
- 3 bifes de atum
-  8 batatas pequenas
- 1 pimento vermelho
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- azeitonas preta sem caroço
- azeite q.b
- sal e pimenta q.b

Preparação:
Temperar com sal e pimenta os bifes de atum. Corta-se aos cubos e dispõe-se numa travessa de ir ao forno untada com azeite. Polvilha-se com pão ralado e reserva-se. Coze-se as batatas com a pele e cortadas aos quartos. Escorre-se e reserva-se.  Assa-se um pimento vermelho tira-se a pele e as sementes e corta-se às tiras. Corta-se as azeitonas sem os caroços às rodelas. Dispõe-se tudo na travessa, polvilha-se com os coentros picados. Rega-se com um fio de azeite e salpica-se com sal. Vai ao forno pré-aquecido a 180º não mais de 10 minutos, pois o atum fica seco se for muito cozinhado.

O Prazo Está a Terminar!

Antes de passar à próxima receita, não quero deixar de vos alertar que o prazo para o Passatempo que vos propûs está a terminar no dia 11 de Novembro. Até à data estão a ser muito malandrecas, pois ainda não recebi nenhuma participação. Estou em crer que as meninas e meninos querem ver o meu coração destroçado outra vez. Ai que eu não aguento mais desgostos, e vocês sabem disso. Portanto aqui neste meu blogue só há espaço para uma preguiçosa, que sou eu claro! Mãos à obra! Vá, inspirem-se! Já tenho uma abóbora manteiga em casa à espera para experimentar também e eu própria provar as vossas sugestões. Até lá este meu BLOGUE está TEMPORARIAMENTE AMUADO!

01 novembro 2011

Folhas de Couve Recheadas

Enquanto não encontro o livro de onde tirei a receita anterior, pois com tanta preguiça que tive, já nem recordo onde o pûs, segue uma receita simples que muitas vezes faço.

Ingredientes 4 pessoas:
- 1 couve coração grande
- 500g de carne picada porco e vaca
- 1 cebola
- 2 dente de alho
- 2 colheres de de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de chá de açúcar mascavado
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta q.b

 Para o molho:
- 1 lata de tomate triturado
- 2 colheres de sopa de tomate concentrado
- 1 cebola pequena
-1/2 copo de vinho branco
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 1 colher de chá de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de azeite
- 30g margarina vegetal

Preparação:
Num tacho com o azeite refoga-se a cebola e o alho picado. Junta-se a carne e com a ajuda de um garfo mistura-se até estar cozinhada. Tempera-se de sal e pimenta.  Apaga-se o lume e acrescenta-se a salsa, o vinagre e o açúcar, mistura-se bem e reserva-se.
Para o molho aquece-se o azeite numa caçarola, junta-se a cebola picada e frita-se 2 a 3 minutos sem chegar a alourar. Acrescenta-se o tomate triturado, o tomate concentrado, o vinho, o tomilho e o açúcar. Mexe-se bem e cozinha-se durante 10 minutos, reserva-se.
Corta-se a base da couve. Depois de separadas as folhas retira-se a nervura central. Depois introduz-se as folhas num tacho grande com água a ferver com sal até que amoleçam. Repete-se esta operação até acabar as folhas. Dispõe-se as folhas num tabuleiro e recheia-se com a carne. Enrola-se como se fosse um envelope e com a ajuda de palitos fecha-se. Verte-se o molho sobre os rolinhos, distribui-se pedacinhos de manteiga (eu uso margarina vegetal sempre). Tapa-se com papel de alumínio e vai ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 40 minutos ou até que os rolinhos estejam macios. Bom apetite e bjs a todas.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...