quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pizza De Bacon e Chourição Com Azeitonas

E pronto, o "piolho encardido" está encaminhado para a nova etapa. Respiro de alívio. Só quem tem filhos saberá avaliar aquilo que qualquer mãe ou pai sente nesta fase. Deveria de haver uma medalha para os pais do ano, porque isto de sermos os únicos pais a entregar tudo o que nos foi pedido logo no primeiro dia de aulas, merece mais que não seja, uma menção honrosa. Somos os maiores pá! Os maiores! 
O "piolho encardido" ficou na escola que escolhemos, entrou com o pé direito, levou consigo o estilo e a confiança que herdou do pai, e da mãe levou o sentido de humor e mais umas centenas de recomendações para não se meter em sarilhos e resolver tudo com inteligência. E só me apetece dizer: Ufa, está safo!
Segue uma pizza caseira bem calórica, porque eu mereço! Tenho perdido muita caloria.

Ingredientes para 1 pizza grande:


Massa:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água morna
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (4,6g)
- 1 pitada de sal

Recheio (a gosto):
- ketchup
- orégãos secos
- queijo ralado
- chourição
- bacon
- azeitonas pretas

Preparação:
Na balança digital coloca-se uma taça grande, mistura-se a água, o azeite e o sal. A minha balança tem uma função que basta carregar na "tara" e volta ao zero, por isso é muito simples ir pesando todos os ingredientes e só se suja uma taça. Depois acrescenta-se a farinha e o fermento. Amassa-se até se despegar das mãos e formar uma bola. Tapa-se a taça com película aderente ou um pano grande e deixa-se levedar em local seco e quente, até duplicar o volume.
Polvilha-se a bancada de trabalho com farinha. Se necessário polvilhar um pouco a massa com farinha e ir amassando com o rolo da massa, tão fina quanto o desejarem.
Deixa-se repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, antes de colocarem o recheio. 
Para rechear basta pincelar com o ketchup, polvilhar com os orégãos, queijo ralado, colocar o chourição, o bacon e as azeitonas tudo cortado a gosto. Vai ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 20 minutos. Bjs a todas/os.

16 comentários:

  1. Mereces mesmo ganhar uma calorias nos sitios certos...a pizza estava uma delicia e foi consumida num sitio especial. No nosso parque "quase privado".

    Bjos. PN

    ResponderEliminar
  2. Olá amigaaa :) estou com a consciência pesada por não ter respondido aos teus chamamentos :) Espero que compreendas a minha posição e que me perdoes ;) Sim?!!
    Olha essa pizza está mesmo a falar comigo. Ao contrário de ti eu não preciso de calorias, pois ingeri muiiiitttaaassss. Mas uma fatiazinha dessa ia bem ;)

    Beijos grandes e assim que a rotina se instalar por completo vou tirar um bocadinho de tempo para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana já sabes que eu perdoo-te mesmo antes de me pedires perdão. As coisas são assim. Somos mulheres e bem sabemos que temos de chegar a todo o lado. bjs grandes. Um dia vou-te visitar.

      Eliminar
    2. Minha linda, fico anciosamente à tua espera, mas desta vez tens consumir alguma coisinha nem que seja uma queijada Dona Amélia ;)

      Beijos grandes :)

      Eliminar
  3. Calórica ou não é pizza caseira e tem super bom aspecto. Sai uma fatia para este lado do ecran, por favor!

    ResponderEliminar
  4. Pois é o inicio das aulas é mesmo uma canseira e ir às compras de material é quase uma aventura, mas bom, tudo está bem quando acaba bem e a tua pizza caseira, vem mesmo a calhar, hummmm, tem cá um aspecto...
    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla!
    Pura tentação, e as calorias que nos perdoem!!
    Eu devo ter várias "costelas" Italianas, é que a pastas e pizzas
    eu não resisto e dessa, eu servi-me muito bem:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. essa pizza está com um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao teu piolho e a ti também!
    Deve ser uma altura de nervos em franja... um dia conto-te como fiquei! Quando também tiver um piolho encardido hehehhe. :D
    A pizza ficou demais e foi uma belo prémio! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Essa pizza tem um aspecto delicioso.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelos vossos miminhos.

    ResponderEliminar
  10. Adoro pizza. Esta tem um ar muito apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Não imagino como será a loucura desta época, mas acho que a pizza que fizeste para compensar é muito boa! Adoro pizza caseira e os ingredientes foram muito bem escolhidos :)

    ResponderEliminar