31 dezembro 2012

A Propósito Da Passagem de Ano...

Este ano não vou comer passas nem beber champanhe. Não vou saltar da cadeira nem segurar notas com a mão esquerda. Não vou vestir cuecas azuis nem estrear nenhuma peça de roupa. Não vou enviar sms à meia-noite nem responder aos recebidos. A única "coisa" que vou fazer é dar um valente chuto no rabiosque de 2012 e gritar bem alto: "P#t# que te pariu". E vou receber 2013 com um sorriso e o desejo de o tornar memorável. 

Feliz Ano Novo! Para o ano é que é!

Carla

24 dezembro 2012

Será que ainda vou a tempo?

Como não podia deixar de ser, tenho de vos deixar uma mensagem de Natal. Vocês bem sabem, ou possivelmente já deram por isso, eu nunca cumpro as regras. Ora se é Natal eu faço receitas da Páscoa, se é Carnaval eu faço receitas de Natal. Não é por ser do contra, é porque me distraio e quando dou por isso, ups, já passou. Por isso, aqui vai um redondo pedido de desculpas, a quem aqui veio esta semana à procura de ajuda para receitas natalícias. Se procurarem bem, terão pratos agradáveis de bacalhau e sobremesas rápidas e boas como se quer. Só sai daqui de mãos a abanar quem não esteve atento. Vasculhem que há-de haver qualquer coisa do vosso agrado e que se enquadre bem na vossa mesa da Ceia de Natal.
Um Natal do caraças para todos! Aproveitem ao máximo, divirtam-se, riam, brinquem e sejam felizes pá!

Carla

20 dezembro 2012

Bolo Chiffon De Laranja

O mês de Dezembro tem um sabor especial para mim e não é pelo Natal. O Natal tornou-se uma época de preocupação e confusão que não me atrai. A não ser, estar com a família, juntarmo-nos todos e fazer aqueles almoços e jantares com muita alegria e muita cumplicidade à mistura. 
Por esta altura à seis anos atrás estava eu a preparar o meu "ninho" para receber o "piolho encardido", e com a sorte que tenho acertou em cheio no dia 25 de Dezembro. O que quer dizer, que todos os anos, além destes sintomas do ninho, tenho toda uma festa de arromba para preparar, tirando a parte de encher balões que isso dispenso, pois ninguém quer ver aqui a mãe com falta de ar.  Portanto, para a semana irei de férias para um sítio bem quente e confortável que é a minha casa e ficarei à espera que a cegonha chegue com o meu menino.

Ingredientes:
- 1 1/2 chávena de açúcar
- 1 1/2 chávena de farinha de trigo
- 3/4 chávena de óleo
- 1/2 chávena de sumo de laranja
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal fino
- 6 ovos separados
- margarina para untar a forma

Preparação:
Mistura-se o açúcar com a farinha. Depois junta-se o óleo, o sumo e a raspa da laranja, o sal fino e as gemas. Bate-se com a batedeira eléctrica 15 a 20 minutos, dependendo da potência que usarem. À parte bate-se as claras em castelo e junta-se cuidadosamente ao preparado anterior, misturando nesta fase o fermento. Coloca-se numa forma de buraco bem grande untada com margarina e alisa-se a superfície. Vai ao forno pré-aquecido a 180º e após 50 minutos ir verificando se o bolo está cozido. Retira-se do forno. Vira-se imediatamente para o prato de servir e deixa-se arrefecer assim mesmo, que o bolo acaba por cair. Fica um bolo muito fofo e guloso. Esta receita foi o Chefe Silva que me deu. Bjs a todas/os. 

18 dezembro 2012

Robalo No Forno Com Bacon

Depois das codornizes e das batatas fritas, há que fazer algo um pouco mais saudável. Eu gosto muito de peixe grelhado, mas isto de o pôr no forno é outra dimensão. Portanto, robalos no forno sim senhora!

Ingredientes para 3 pessoas:
- 3 robalos
- 6 fatias finas de bacon
- 1 colher de chá de pimentão doce (colorau)
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 colher de sopa de salsa fresca
- 100ml de vinho branco
- sal
- azeite

Preparação:
Depois de arranjados, coloca-se os robalos num pirex. Tempera-se de sal, colorau, orégãos, salsa e vinho branco. Enrola-se duas fatias finas de bacon em cada. Rega-se com um fio de azeite e vai ao forno a 200º até estar cozinhado e o bacon crocante. Acompanhei com feijão verde cozido. Mais uma sugestão como diria o "meu mais que tudo", peixe de lingerie. Bjs a todas/os.

17 dezembro 2012

Codornizes Fritas

Não é de todo a minha refeição preferida, mas eles decidiram que o almoço de ontem seria codornizes e sem direito a protestar, lá as fiz. No talho arranjaram-me as codornizes partindo-as em 4 pedaços cada, o que facilitou o meu trabalho. 

Ingredientes para 3 pessoas:
- 6 codornizes
- 100ml de vinho branco
- 1 cabeça de alho
- 1 colher de chá de pimentão doce (colorau)
- 3 folhas de folhas de louro
- sal
- pimenta
- azeite

Preparação:
Numa taça  grande coloca-se as codernizes, tempera-se de sal, pimenta, colorau, o vinho branco e as folhas de louro. Tapa-se com película aderente e deixa-se a marinar de preferência uma hora ou mais.
Aquece-se uma frigideira grande, coloca-se um fio de azeite e os dentes de alho esmagados com a casca. Frita-se as codernizes de ambos os lados e à medida que vão secando acrescenta-se a marinada. Tapa-se e cozinha-se mais uns minutos. Servi com quartos de limão e um molho picante que fiz, juntado uma malagueta vermelha grande, orégãos frescos picados e azeite. Acompanhei com batata frita e salada de alface. Bjs a todas/os.

14 dezembro 2012

Linguine À Carbonara


Tem dias que sinto-me pequena como a Edith Piaf. Tem dias que sinto-me linda como a Marilyn Monroe. Tem dias que sou tão dramática como a Virgínia Woolf. Tem dias que sinto-me mais feia que a Nina Simone. Tem dias que a única pessoa que quero ouvir é o Jamie Cullum. Tem dias que sinto-me uma diva como a Billie Holiday. Tem dias que raros são os dias que não sei o que cozinhar para o jantar. Ontem foi o dia, e depois de horas a pensar, uma massa rápida foi a solução. Isto porque o balanço da balança em 2012  é positivo, ora vejam:

01 de Janeiro de 2012      - 48 quilos
14 de Dezembro de 2012 - 48 quilos

Portanto, ainda posso dar-me ao luxo de comer refeições calóricas. Agora nada de aparecer por aqui alguém a dizer-me que eu por dentro devo estar uma carcaça, que dá-me já um fanico.

Ingredientes para 3 pessoas:
- 250g de linguine
- 100g de bacon às tiras
- 2 ovos
- 25g de queijo ralado parmesão
- 150ml de natas
- sal
- pimenta

Preparação:
Fritar o bacon numa frigideira anti-aderente e sem qualquer gordura, até estar crocante. Deixar escorrer em papel absorvente. Num tacho cozer a massa em água fervente temperada de sal. Escorrer, passar por água fria, voltar a escorrer e colocar novamente no tacho e reservar. Bater os ovos com as natas e o queijo e adicionar o bacon. Verter este preparado na massa envolvendo bem. Ligar o lume brando e deixar aquecer envolvendo bem, para cozinhar os ovos. Servir quente com pimenta a gosto. Bjs a todos e obrigada por todas as vossas visitas e comentários que vão deixando por aqui.

12 dezembro 2012

Frango Picante No Forno

O ano está a acabar. Só me resta esperar pelo próximo ano novinho em folha. Foi um ano difícil,  um ano que remei contra a maré diariamente. É um ano que quero esquecer e que não permaneça nem no passado. É apaga-lo do calendário da minha vida. Contudo, acho que ajudei algumas pessoas, não tantas quantas devia, porque nunca são demais. Fiz rir, animei, incentivei, apoiei, e de alguma forma estive presente sempre que alguém precisou de mim. É esse o meu caminho. Vivi momentos de alegria com a família, juntámo-nos muitas vezes para aqueles almoços loucos e de confusão com a criançada toda. A vida merece ser vivida em pleno, com todas as tristezas e alegrias, mas que seja no equilíbrio. Para o ano é que é! Nunca percam a esperança.

Agora a receita. Sempre que faço frango assim, lembro-me das cócegas. Gosto de pessoas que tenham muitas cócegas. Acho que mostra uma sensibilidade extra que me atrai. Por ironia do destino, calhou-me "um piolho encardido" que até no cabelo tem cócegas. E eu adoro, adoro enche-lo de cócegas quando nos deitamos os dois. Agarrar-lhe os pés e ele sufocar de tanto rir. Sempre que tempero o frango lembro-me disto, vá se lá saber porquê...

Ingredientes:
- 1 frango grande
- 1 malagueta vermelha
- 3 dentes de alhos
- 1 molho de coentros
- 1 limão
- sal
- azeite
- manteiga
- batatinhas para assar

Preparação:
Tritura-se no robot de cozinha, a malagueta, os coentros, os alhos e uma pitada de sal grosso. Separa-se cuidadosamente a pele do frango e coloca-se o tempero por dentro de ambos os lados, do peito e das costelas. No seu interior o limão inteiro e picado com o garfo várias vezes. Vai ao forno pré-aquecido a 200º  num pirex  juntamente com as batatinhas, umas nozes de manteiga e um fio de azeite por cima. Tapa-se com papel de alumínio. No meio da cozedura, retira-se o papel de alumínio para tostar a parte de cima  do frango. Bjs a todas/os


11 dezembro 2012

Bolo De Claras

Este é um bolo para comer sem culpa. Sem a culpa de engordar e sem a culpa de deitar fora as claras que sobram de outra receita. É um bolo esponjoso que pede uma cobertura como a Joana Roque bem fez, mas eu decidi contrariar o destino. 

Ingredientes:
- 8 claras
- 250g de açúcar em pó
- 140g de farinha de trigo sem fermento~
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- raspa de 1 limão
- 1 pitada de sal

Preparação:
Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal e o bicarbonato de sódio. Junta-se o açúcar peneirado aos poucos, batendo com a batedeira eléctrica cada vez que se junta o açúcar. Depois envolve-se cuidadosamente a farinha aos poucos com a ajuda de uma colher de pau. Acrescenta-se a baunilha e a raspa de limão. Coloca-se numa forma de buraco e sem untar. Vai ao forno pré-aquecido a 160º aproximadamente 35 minutos ou até estar cozido. Retira-se e vira-se ao contrário para o prato de servir. Deixa-se ficar até arrefecer e o bolo cai naturalmente. Eu gostei! Bjs a todas/os.

10 dezembro 2012

Almôndegas Caseiras

Por incrível que pareça é bom pôr a mão na carne e moldar tantas bolinhas quantas nos apeteça. É como   sentir que a vida está nas nossas mãos. Basta querermos e podemos alterar o rumo e moldar a vida que escolhemos para sermos felizes, bem à nossa medida.

Ingredientes para 25 almôndegas médias:
- 800g de carne picada (vaca e porco)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 1 colher de chá de salsa seca
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 6 colheres de sopa de pão ralado
- 1 lata pequena de tomate pelado
- 1 folha de louro
- sal
- azeite
- pimenta

Preparação:
Numa taça coloca-se a carne, a cebola, o alho e a cenoura previamente triturado no robot de cozinha, a salsa, o manjericão, o ovo, o pão ralado, sal e pimenta a gosto. Envolve-se tudo muito bem. Molda-se as almôndegas. Num tacho grande com um fio de azeite e a folha de louro, frita-se cuidadosamente as almôndegas. Acrescenta-se o tomate pelado picado e todo o suco. Deixa-se ao lume e com a tampa até estarem cozinhadas. Acompanha-se com massa, arroz, legumes ou saladas. Bjs a todas/os.

07 dezembro 2012

O Blogue Da Vera


Este é um blogue de culinária, ficção e viagens. Abordam-se destinos, tradições culinárias do Mundo, contos e fotografias. Fala-se também de activismo e educação alimentar.

Visitem e apreciem.


http://theeatingtales.com/

Tortilha Com Frango

Não devemos envergonhar-nos da nossa comida, só porque ela não fica bonita na fotografia. As sobras devem ser sempre tratadas com respeito, como toda e qualquer comida merece. E o melhor para as sobras de batata e frango é? Tortilha segundo a tradição espanhola. Acrescentei o frango e não fritei as batatas em óleo como fazem os nuestros hermanos. Não vá aparecer aqui alguém espanhol e zanga-se já comigo.

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 300g de batata cozida cortada aos cubos
- 200g de frango cozido desfiado
- 4 ovos tamanho XL
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1/4 de chouriço aos cubos 
- 100ml de leite
- 1 colher de sopa de salsa picada
- sal
- pimenta
- azeite

Preparação:
Numa frigideira grande com um fio de azeite refoga-se a cebola e o alho picado. Junta-se o chouriço e deixa-se refogar mais um pouco. Acrescenta-se as batatas e envolve-se cuidadosamente. De seguida o frango desfiado. À parte bate-se os ovos com o leite, a salsa, sal e pimenta a gosto. Verte-se os ovos no preparado anterior e deixa-se cozinhar uns minutos até estar dourada por baixo. Depois vai ao forno para dourar a parte de cima. Cá por casa come-se mal passada. Quem preferir pode vira-la ao contrário com a ajuda de um prato e assim cozinhar de ambos os lados sem utilizar o forno. Bjs a todas/os.

06 dezembro 2012

Panquecas De Maçã


Eu ainda sou do tempo que quando nos apetecia um doce fazia-se panquecas, gemadas com pedacinhos de pão, batidos de fruta, etc. Estas são as que gosto de fazer lá por casa. Mas o que eu não gosto, e há coisas que nunca mudam, é quando alguém se lembra de barra-las com manteiga e enrola-las em queijo, fiambre ou chourição. Fico pior que estragada, por estragarem-me desta forma as panquecas que delicadamente preparo. Por isso, aqui vai um recadinho:

- Se voltas a barrar as minhas panquecas doces com manteiga e enrola-las em queijo, fiambre ou chourição, vou contar a toda a gente que tens medo de baratas, e que há uns meses atrás salvei-te de seres violentamente atacado por uma barata gigante. E sabe Deus o que teria acontecido se eu não tivesse por perto. Eu e o sofá, o qual te empoleiraste com tamanha rapidez e só dizias mata-a Carla, mata-a! 

Pronto, mais um assunto arrumado.

Ingredientes para 7 panquecas pequenas:
- 200g de farinha de trigo com fermento
- 250ml de leite
- 1 ovo
- 2 maçãs
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colher de sopa de açúcar 

Preparação:
Numa taça mistura-se a farinha com o leite, depois o ovo, as maçãs raladas (sem casca), a essência de baunilha e o açúcar. Aquece-se uma frigideira pequena com um fio de óleo alimentar  retirando o excesso com um papel absorvente. Com a ajuda de uma concha de "sopa" verte-se pequenas doses e quando começar a borbulhar está na altura de virar. Só se põe óleo na frigideira uma única vez. Serve-se com açúcar em pó e canela ou simplesmente mel. Bjs a todas/os.

05 dezembro 2012

Dourada No Forno Com Legumes

Na minha infância houve muito e bom peixe, não fossem os meus pais algarvios. Descurei durante algum tempo fazer peixe com regularidade na minha casa. Quando falo em peixe, falo em peixe real, daquele com pele e espinhas e não os medalhões, filetes ou tranches que em nada me lembravam outros tempos. A "malta" lá de casa já aderiu às espinhas e com o meu curso intensivo em como comer peixe, tudo corre às mil maravilhas. Afinal com espinhas sou mais feliz. 

Ingredientes para 2 douradas médias:
- 2 douradas
- 8 batatas pequenas
- 1 tomate
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- chouriço
- vinho branco
- coentros 
- sal
- pimenta
- azeite

Preparação:
Depois de amanhadas, faz-se uns cortes na parte de cima das douradas. Tempera-se de sal e pimenta. Coloca-se algumas fatias de um bom chouriço na parte do corte. Num pirex coloca-se a cebola às rodelas, o tomate, os dentes de alho esmagados com a pele, as douradas e um molho de coentros no meio. Rega-se com um fio de azeite e vai ao forno a 200º. A meio da cozedura refresca-se com um pouco de vinho branco. Coloca-se as batatas e as cenouras, que foram previamente cozidas,  no pirex e deixa-se mais alguns minutos. Fica bem apetitoso. Bjs a todas/os.

Nota: Poderão colocar as batatas e as cenouras cruas directamente no pirex e ir controlando a cozedura. Desta vez não fiz assim, mas todos os caminhos vão dar a Roma. Neste caso, ao prato.

04 dezembro 2012

Noodles Com Camarão E Legumes


Eu não me posso queixar. Lá por casa não há esquisitos nem exigentes e sinto-me completamente livre para cozinhar o que bem entender. As regras gastronómicas quebram-se com muita facilidade e depois de os ver comer canja com brócolos, cenouras e batatas tudo é possível.
Faço algumas vezes estas combinações que nos lembram os restaurantes chineses, embora o que se coma por lá seja adaptado ao gosto europeu. O "piolho encardido" foi obrigado por brincadeira a comer de pauzinhos desde a primeira vez e agora até dá gosto vê-lo apanhar cada ervilha com tanta perícia. Aqui fica mais uma ideia para aqueles dias do mês... Aqueles que as ideias nos faltam. Não é fácil organizar uma casa, mas não é impossível.

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 2 embalagens de  miolo de camarão congelados
- 2 placas de noodles
- 1 cenoura
- 1 chávena de rosetas de brócolos 
- 1 chávena de ervilhas (usei congeladas)
- 1 malagueta vermelhas grande
- sal
- azeite
- molho de soja

Preparação:
Coze-se os noodles em água fervente conforme indicado na embalagem. Escorre-se e reserva-se. Depois de descongelados e escorridos, faz-se um corte em cima nos camarões e retira-se a tripa. Aquece-se o wok com um fio de azeite e frita-se os camarões. Retira-se e reserva-se aproveitando todos os sucos. Volta-se a colocar o wok no lume com um pouco mais de azeite. Salteia-se os brócolos, a cenoura ralada no crivo mais largo do ralador, as ervilhas e a malagueta cortada no sentido longitudinal. Tempera-se de sal e molho de soja. Tendo atenção que o molho já é bastante salgado. Depois acrescenta-se os noodles que poderão ser cortados com a tesoura para ficaram mais pequenos, os camarões e envolve-se tudo. Se necessário temperar com mais molho de soja. Serve-se quente e come-se de pauzinhos. Bjs a todas/os.


03 dezembro 2012

Salada De Tomate Com Mozzarella


Tem dias que acho que casei com um coelho. Eu sei, eu sei, está um frio de rachar, e eu bem que me apetecia uma feijoada quente, mas ele queria a salada que viu o Jamie Oliver fazer... E eu fiz-lhe a vontade e não fiquei arrependida. Pois basta um ingrediente para mudar o rumo de uma receita. 

Ingredientes:
- tomate chucha, cereja, rama, redondo, mini alongado
- 2 bolas de mozzarella
- coentros q.b.
- 1 dente de alho
- 1 malagueta vermelha grande
- vinagre balsâmico
- sal
- azeite

Preparação:
Cortar o tomate às rodelas e os pequenos ao meio, deixando  alguns inteiros. Temperar de sal, vinagre e azeite. Acrescentar o alho ralado, parte dos coentros picados e da malagueta. Envolver bem. Num prato grande dispor o tomate e as bolas de mozzarela. Polvilhar com os restantes coentros, a malagueta e um fio de azeite na mozzarella. Bjs a todas/os.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...