segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bacalhau À Brás

Como já devem ter reparado "O Meu Tempero" anda a meio gás. Eu podia obviamente arranjar mil e um desculpas, mas a verdade é que queimei os "fusíveis" e perdi a inspiração. As receitas têm sido simples, e quando não o são, estou sem inspiração para as fotografar, e sem ela não há nada a fazer. Num desses dias de terrível tédio, lembrei-me de fazer um dos dois pratos que  mais gosto de acompanhar com pão. Não me perguntem o porquê, mas gosto. E se acham esta combinação estranha, imaginem a segunda*...
Estarei nestes dias nesta busca exaustiva de inspiração e enquanto ela não chega decidi remodelar umas pequenas coisinhas na minha cozinha... Quem sabe não ajuda.
A receita de hoje é um simples bacalhau à brás com batata palha de compra. Quando se perde demasiado tempo a pensar no que fazer para o jantar, depois não há tempo para descascar batatas. Perdoam-me?

Ingredientes para 4 pessoas:
- 500g de bacalhau desfiado (usei congelado)
- azeite q.b.
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 250g de batata palha
- 5 ovos L
- pimenta branca q.b.
- noz moscada q.b.
- coentros frescos q.b.
- azeitonas pretas q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau, escorrer, desfiar e reservar.
Num tacho com um fio de azeite, refogar a cebola cortada às rodelas finas, o alho picado e a folha de louro. Adicionar a batata palha e o bacalhau. À parte bater os ovos juntamente com uma pitada de noz moscada e pimenta (sal não é necessário). Verter na mistura anterior e envolver bem em lume brando. Mexer sempre para não pegar no fundo do tacho. Acrescentar os coentros picados e envolver novamente. Servir com azeitonas pretas e polvilhar com mais coentros ou salsa se preferirem. Acompanhar com uma salada de alface. Bjs a todas/os.


* Frango no churrasco.

18 comentários:

  1. Frango no churrasco com pão fica bem bom :D

    Por acaso não gosto muito de bacalhau à brás, mas o teu ficou com muito bom aspecto :D

    Espero que voltes depressa cheia de energia :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que me acompanhas no frango no churrasco com pão... Já que o bacalhau à brás não aprecias tanto. beijinhos

      Eliminar
  2. Como eu te compreendo, por aqui passa-se o mesmo eu acho que é deste maldito tempo de m****!
    Mas quando a inspiração voltar vai ser muito bom, tenho a certeza disso amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Dora este tempo de m**** que o c***** do S. Pedro nos deu, dá-nos cabo da p**** da vida. Nunca escrevi um comentário com tantos pis. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Gosto muito... Também tenho andado assim meio ausente! Mas qd não venho tenho saudades.
    Adoro este prato faço imensa coisa à brás. lol
    E a alface não pode faltar.
    Cá estou deste lado a torcer para que a tua inspiração volte. Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não pode ser Sarinha temos de arrebitar as duas. beijocas

      Eliminar
  4. Completamente perdoada pela batata, o aspeto é divinal...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ... Também tenho andado um pouco ausente... Por mais que queira não tenho conseguido publicar grande coisa e nem visitas tenho feito ...
    São fases . O que importa é que nos brindas com um belo bacalhau à brás !!! Simples, saboroso e sempre muito apreciado aqui em casa !
    Beijinho doce :)


    PS.: Envie-te mail :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina não recebi nenhum email. bjs

      Eliminar
    2. Havíamos de combinar todas tirar férias ao mesmo tempo da blogosfera. bjs e vá vamos nos inspirar as duas.

      Eliminar
  6. Gosto tanto de bacalhau à Brás e cá em casa não é consensual, o que dificulta que o faça.

    Está muito apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é difícil, mas volta e meia podes fazer só para ti. Ainda ontem fiz lentilhas e só eu é que comi. E tenho lentilhas até me enjoar. beijocas

      Eliminar
  7. Olá Carla:)

    Ainda ontem foi o nosso jantar! Só faltaram as azeitonas:) Todos adoram e por isso faço com muita frequência - só falta publicar na Casinha.

    Gostei muito do teu bacalhau à Brás!

    Quando é necessário faz-se uma pausa ou tira-se férias:)
    Aguardo o teu regresso:):):)

    Beijinhoa

    ResponderEliminar
  8. Para mim tens continuado inspirada :) Adoro bacalhau à brás e ficou com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  9. Super perdoada, se bem que tenho sentido a falta do teu humor :) beijinhos com saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu Liliana, também eu... bjs também com saudades

      Eliminar