27 dezembro 2013

Bolachas de Manteiga

Depois de todos os exageros cometidos nesta época festiva, umas bolachas de manteiga a acompanhar uma bebida bem quente, certamente não irá fazer mal. A receita é bem simples, vi-a há um par de anos no blogue da Joana Roque e nunca mais a esqueci. Gosto de fazê-las finas e deixá-las bem estaladiças. 

Ingredientes para 56 bolachas:
- 300g de farinha de trigo
- 200g de manteiga à temperatura ambiente
- 100g de açúcar refinado

Preparação:
Poderá fazer-se manualmente, mas para facilitar a preparação, juntar a farinha e a manteiga aos pedaços no robot de cozinha e triturar até parecer migalhas. Colocar numa taça e acrescentar o açúcar. Amassar até ficar uma massa bem unida e maleável. Poderá levar algum tempo, não se assustem. É continuar a amassar. Polvilhar a bancada de cozinha com farinha e estender a massa (com cerca de 3mm de espessura, se desejarem mais finas que o habitual). Usei um molde em forma de coração. Colocar as bolachas no tabuleiro de ir ao forno e com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 5 a 6 minutos dependendo da espessura das bolachas e do vosso forno. Assim que começarem a ficar douradas retirar e deixar arrefecer antes de guardar. É uma receita fácil de memorizar e depois de praticar vezes e vezes sem conta é deliciosamente fácil fazer. Bjs do coração a todos!

10 comentários:

  1. Que Delicia de receita, fico a imaginar o cheirinho de coisa boa saindo do forno quentinho... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que lindas bolachinhas :)
    Beijinhos bem doces e feliz 2014 !

    ResponderEliminar
  3. Ai ai ai, não fazem mal não senhor! Mas como tenho muitos chocolates para abater, estas bolachinhas vão ter que esperar uma outra ocasião :p

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla:)

    Que lindas bolachas! Certamente que não fazem mal a acompanhar um chá. Eu já vou buscar o meu...

    Bom ano de 2014!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta receita da Joana é mesmo deliciosa! Foram as bolachas dos cabazes do ano passado e são das preferidas do meu filho. As tuas ficaram lindas!
    beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  6. Ufa ainda bem que gostaram. Acompanham-me num chá? beijinhos a todas e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  7. Amei isso! Amei essa simplicidade!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam uma delícia! Vou fazer esta semana também. Obrigada eu pela visita.

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...