31 maio 2013

Medalhões De Maruca Com Broa De Milho E Legumes Picantes Salteados








Eu sou a favor do peixe com espinhas. Mas, também sou a favor de ter no meu congelador uma ou outra embalagem destes medalhões e dos de pescada. Têm mil e uma utilidades, mas a que eu mais gosto é esta. Livro-me de parecer preguiçosa e dou um ar de quem se esforçou muito para cozinhar o jantar, e a verdade é que é mesmo o contrário.

Ingredientes para 3 pessoas:
- 1 embalagem de medalhões de maruca  (congelados)
- 1 cebola
- 1 fatia de broa de milho em migalhas*
- 1 colher de sopa de limão e salsa seca
- 1 colher de chá de pimentão doce (colorau)
- sal q.b.
- azeite q.b.
Legumes:
- 1 mão cheia de rosetas de brócolos
- 1 pimento vermelho (usei assado)
- 2 cenouras
- 1 malagueta vermelha
- 1 colher de sopa de molho inglês
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Descongelar naturalmente os medalhões e temperar com sal. Cortar a cebola às rodelas finas e dispor no tabuleiro de ir ao forno. Colocar os medalhões em cima.  Misturar a broa reduzida a migalhas com o limão e salsa seca, o pimentão doce e uma pitada de sal e distribuir generosamente pelos medalhões. Regar com um fio de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 20/25 minutos ou até estar cozinhado e a broa dourada. Para os legumes salteados, basta aquecer uma frigideira grande ou um wok com um fio de azeite. Cortar as cenouras com o descascador no sentido longitudinal, o pimento aos cubos, a malagueta picada e brócolos em rosetas. Saltear e adicionar o molho inglês e temperar de sal. Bom apetite e bom fim-de-semana todas/os.

* Tenho sempre um saco com migalhas de broa no congelador. É uma maneira de aproveitar as sobras do pão duro e assim estará sempre pronto a usar.

28 maio 2013

Coalhada de Limão Ou O Tão Famoso Lemon Curd


Já fiz esta receita algumas vezes, e de todas as vezes que fiz utilizei em sobremesas rápidas ou simplesmente para barrar nas bolachas de água e sal. É um recheio divinal para tartes, tarteletes, tortas e afins. E não há melhor maneira para aproveitar os limões que a minha amiga Maria Albertina*  faz chegar lá a casa. A receita é ajustada ao meu gosto e funciona sempre. 

Ingredientes:
- 3 ovos tamanho L
- 3 limões médios
- 40g de manteiga
- 200g de açúcar (usei refinado)

Preparação:
Levar ao lume num tachinho, a manteiga, o açúcar, a raspa e o sumo dos limões até dissolver bem e retirar do lume. À parte bater os ovos e misturar no preparado anterior mexendo sempre com uma vara de arames. Levar novamente ao lume brando e ir mexendo até engrossar. Deixar arrefecer um pouco e colocar num frasco esterilizado até ficar bem cheio. Tapar bem e virar o frasco ao contrário durante uns minutos, para criar o vácuo natural. A quantidade que fiz deu para o frasco que apresento e metade de outro que fui usando de imediato. Guardar no frigorífico. Uma ideia simples e rápida. Bjs a todas/os.

Nota: Os frascos podem ser esterilizados em água a ferver durante uns minutos, ou em recipientes próprios de ir ao microondas daqueles que se esterilizam os biberons, com excepção das tampas.

* A minha amiga é a minha sogra Fátima que eu teimo em chamar Maria Albertina só para a chatear.

27 maio 2013

Lentilhas Picantes Com tomate e Chouriço - Mais Uma relação de Amor /Ódio









Tenho poucas relações de amor/ódio na culinária. Esta é uma das poucas. Não sei se gosto, não sei se repita, não sei se volto a fazer... O que é certo é que volta e meia tenho mesmo de fazer lentilhas, vá se lá saber o porquê?

Ingredientes para 4 pessoas:
- 250g de lentilhas secas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1/4 de chouriço de carne
- 2 tomates maduros
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de compota de malagueta
- 2 vagens de cardamomo
- 1 litro de água (ou caldo de carne)
- 1 courgette
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Deixar as lentilhas de molho em água de um dia para o outro. Num tacho com um fio de azeite refogar a cebola e o alho picado. Acrescentar o chouriço aos cubos e deixar fritar. De seguida colocar o tomate picado livre de pele e sementes, a polpa de tomate, a compota de malagueta e as vagens de cardamomo ligeiramente abertas. Acrescentar a água quente (para ser mais rápido) e deixar ferver para de seguida colocar as lentilhas já escorridas. Deixar cozinhar 20 minutos em lume moderado. Temperar de sal. Adicionar a courgette cortada aos cubos e cozinhar mais uns 10 minutos aproximadamente. Servir quente e acompanhar com arroz basmati. Boa semana a todas/os.

24 maio 2013

Batatas Fritas (Fingidas) No Forno


Um mãe só ganha o estatuto de "boa mãe" depois de fazer batatas fritas. É que é uma alegria cá em casa, que eu própria partilho desde pequena. Por não querer ser sempre a "desmancha prazeres", é que por vezes me dou ao luxo destes pequenos prazeres. Mas, pois é, aqui a mãe não é parva e tem os seus truques, aliás aqui a mãe é muito velhaca... A mãe engana todos lá em casa... Shame on you... Shame on you Carla!

Ingredientes:
- batatas
- farinha de milho
- tomilho seco
- azeite
- sal

Preparação:
Descascar as batatas. Aparar as extremidades e os lados*, de forma a que fiquem rectangulares. Cortar em palitos grossos. Secar bem. Polvilhar com farinha de milho e sacudir bem o excesso. Colocar num pirex pincelado com azeite e polvilhar com tomilho seco ou outra erva à escolha. Regar ou pulverizar com azeite (muito pouco). Levar ao forno pré-aquecido a 200º até estarem bem douradas. Servir quente e temperar de sal. Bom apetite!

* As aparas poderão ser usadas posteriormente numa sopa.

23 maio 2013

Gostavam De Participar Num Workshop Com o Chef Chakall?

 

A Président vai escolher as 12 receitas mais criativas e os seus autores irão participar num Workshop com o chef Chakall. Eu já lá estive, agora é a vossa vez!

Para participarem, basta criarem uma receita deliciosa com o queijo Snack Président. Fotografa-la e enviarem para bruno.mendes@sopexa.com, indicando o vosso nome, morada e também o nome do blogue onde tiveram conhecimento do passatempo. 

Este passatempo decorre a partir do dia 24 de Maio a 9 de Junho de 2013 e está limitado a 1 participação por pessoa com morada em Portugal.

Os vencedores serão informados por e-mail. 

As receitas e fotografias  dos participantes serão publicadas no site www.president.pt

Ao participarem cedem automaticamente os direitos da receita e de imagem.

Toca a participar!



20 maio 2013

Bacalhau À Brás

Como já devem ter reparado "O Meu Tempero" anda a meio gás. Eu podia obviamente arranjar mil e um desculpas, mas a verdade é que queimei os "fusíveis" e perdi a inspiração. As receitas têm sido simples, e quando não o são, estou sem inspiração para as fotografar, e sem ela não há nada a fazer. Num desses dias de terrível tédio, lembrei-me de fazer um dos dois pratos que  mais gosto de acompanhar com pão. Não me perguntem o porquê, mas gosto. E se acham esta combinação estranha, imaginem a segunda*...
Estarei nestes dias nesta busca exaustiva de inspiração e enquanto ela não chega decidi remodelar umas pequenas coisinhas na minha cozinha... Quem sabe não ajuda.
A receita de hoje é um simples bacalhau à brás com batata palha de compra. Quando se perde demasiado tempo a pensar no que fazer para o jantar, depois não há tempo para descascar batatas. Perdoam-me?

Ingredientes para 4 pessoas:
- 500g de bacalhau desfiado (usei congelado)
- azeite q.b.
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 250g de batata palha
- 5 ovos L
- pimenta branca q.b.
- noz moscada q.b.
- coentros frescos q.b.
- azeitonas pretas q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau, escorrer, desfiar e reservar.
Num tacho com um fio de azeite, refogar a cebola cortada às rodelas finas, o alho picado e a folha de louro. Adicionar a batata palha e o bacalhau. À parte bater os ovos juntamente com uma pitada de noz moscada e pimenta (sal não é necessário). Verter na mistura anterior e envolver bem em lume brando. Mexer sempre para não pegar no fundo do tacho. Acrescentar os coentros picados e envolver novamente. Servir com azeitonas pretas e polvilhar com mais coentros ou salsa se preferirem. Acompanhar com uma salada de alface. Bjs a todas/os.


* Frango no churrasco.

19 maio 2013

Resultado Passatempo "Somos Mulheres Ou não Somos"

E assim, numa manhã cinzenta e chuvosa anuncio a vencedora do passatempo, aproveitando também para agradecer todas as participações.
Formiguinha Parabéns. Agora só tens de enviar-me a tua morada por email (carlamaria33@gmail.com).

Um bom Domingo!

13 maio 2013

Pães Com Chouriço De Vinho





































Há dias que gosto de me despreocupar do mundo em geral. Ficar no meu canto e guardar algum tempo para mim. Pensar apenas em receitas que me apetece fazer, comer ou mesmo aperfeiçoar. Foi o caso destes pães com chouriço que faço habitualmente. Uso sempre a mesma massa e vou variando na qualidade do chouriço para marcar a diferença entre uns pães e outros. Desta vez usei um chouriço regional da Serra da  Estrela que pode ser adquirido confortavelmente aqui. A  massa é bastante leve e utilizo-a sempre para as pizzas.

Ingredientes para 8 pães:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 200g de água
- 50g de azeite
- 2 saquetas de fermento padeiro seco 
- 1 pitada de sal
- 1 chouriço de vinho 


Preparação:
Tenho uma balança digital e isso facilita imenso, pois só sujo uma taça. Vou pesando todos os ingredientes e colocando no zero para o ingrediente seguinte. Por norma faço sempre assim, conforme me deram a receita da "bimby".
Numa taça misturar a água, o azeite e o sal. Depois acrescentar a farinha e o fermento. Amassar até se despegar das mãos e formar uma bola. Tapar a taça com película aderente ou um pano grande e deixar levedar em local seco e quente, até duplicar o volume (cerca de 2 horas ou um pouco menos).
Polvilhar a bancada de trabalho com farinha. Dividir a massa em oito partes iguais. Se necessário polvilhar um pouco a massa com farinha (para se despegar das mãos) e ir amassando com o rolo da massa, tão fina quanto o desejarem. Fazer 8 rectângulos e colocar as rodelas finas de chouriço no sentido que se vai enrolar (na parte mais pequena), fazendo filas espaçadas (fiz 3 filas) e deixar uma margem na extremidade da massa. Enrolar a massa cuidadosamente e fechar as extremidades.
Deixar repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 20 minutos ou até estarem cozidos e estaladiços. Bjs a todas/os.

08 maio 2013

Salada de Beterraba Com Requeijão

Volta e meia gosto de fazer refeições só de saladas. A beterraba é um bom alimento e como tal aprendi a gostar dela com muita facilidade, e quanto mais simples é a salada, melhor. 

Ingredientes para 2 pessoas:
- 3 beterrabas grandes (ou 4 mais pequenas)
- 20 tomates cereja minis (ou menos se forem maiores)
- 4 fatias grossas de requeijão de Seia
- Coentros frescos q.b.
- sal grosso q.b.
- vinagre balsâmico q.b.
- azeite virgem q.b..

Preparação:
Cozer as beterrabas sem a casca, em água temperada de sal. Colocar no robot de cozinha com o utensílio de fazer tiras. Colocar no prato de servir. Temperar de sal, vinagre e azeite. Acrescentar os tomates cereja inteiros e o requeijão aos cubinhos. Polvilhar com folhas de coentros frescos. Servir com um fio de azeite. Bom apetite!

06 maio 2013

Bolachas De Aveia Com Maçã E Pêssego Desidratado




Depois de um fim-de-semana cansativo, nada como fazer umas bolachas ridiculamente simples e saborosas. 

Ingredientes para 20 bolachas: 
- 1 chávena de flocos de aveia
- 1 chávena de farinha de trigo com fermento

- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 colher de café de canela em pó 
- 1/2 chávena de pêssego desidratado cortado aos pedacinhos
- 1/4 chávena de azeite
- 1/2 chávena de mel de laranjeira

- 3 colheres de sopa de leite
- 1 maçã reineta ralada

Preparação:

Misturar todos os ingredientes. Com a ajuda de 2 colheres de sopa fazer como se faz para os pastéis de bacalhau. Colocar as bolachas separadas entre elas num tabuleiro com papel vegetal,  e pressionar com a ajuda de um garfo por forma a achata-las um pouco. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 20/25 minutos. Retirar do tabuleiro e colocar numa rede para arrefecer. Posso dizer que ficaram uma delícia, quase a lembrar broas. Bjs a todos. 

03 maio 2013

Arroz de Polvo (Com Tentáculos de Pota)

O governo dá-nos conversa e eu dou-lhes o arroz!  O Sr. António da frutaria deu-me um ramo de "cheiros" e eu respondi que foi o ramo mais bonito que me deram nos últimos anos e que os coentros iriam já para o arroz. Se convido a minha irmã para almoçar gosto tanto de dizer, trás os miúdos (sobrinhos) que eu dou o arroz. Sim, pois, eu sei, eu sei... Temos comido muito arroz... Perdoam-me?

Ingredientes 4 pessoas:
- tentáculos de pota congelados
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
-2 tomates
-1/2 pimento verde
- 200ml de vinho tinto
- 300g de arroz "extra longo estufado"
- sal q.b.
- coentros frescos q.b.

Preparação:
Cozer os tentáculos de pota na panela de pressão (cerca de 30 minutos). Retirar e cortar às rodelas.  Reservar a água da cozedura. Num tacho grande com o azeite, refogar a cebola e o alho picado junto com a folha de louro. Acrescentar o pimento cortado aos quadradinhos, de seguida o tomate já pelado e picado e apurar. Adicionar o vinho e apurar mais uns minutos até evaporar o álcool. Acrescentar o arroz (usei a medida de uma caneca grande) e duas medidas e meia de água da cozedura das potas. Esta qualidade de arroz é "despreocupada" e vou adicionando mais líquido se for necessário. Cozer em lume brando e temperar de sal. Quase no fim da cozedura acrescentar os pedaços de potas. Servir quente e polvilhado com coentros frescos. Bom fim-de-semana!

Receita adaptada ao meu tempero do site da Vaqueiro


Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...