28 outubro 2013

Quadradinhos De Chocolate Com Cobertura De Ganache De Chocolate


Este fim-de-semana acordei com uma vontade enorme de comer bolo de chocolate. Não sou fanática por tal, nem sei o que me deu, pois cada vez que faço bolos raramente os como, a não ser que esteja para aí virada. A ideia não me saía da cabeça e tive mesmo de pôr mãos à obra, sob pena de ter algum desfalecimento ou um ataque de coceira ou mesmo os meus níveis de açúcar baixarem de repente e precisar de algo doce. Sou uma mulher prevenida e lá fui fazer o bolo. Agarrei na minha receita de bolo de limão que resulta sempre. Troquei o limão por chocolate em pó e alterei a cobertura. Os bolos ficam bem fofinhos feitos desta forma. 

Ingredientes:
- 5 ovos separados (tamanho M)
- 30g de manteiga amolecida
- 50g de chocolate em pó
- 150g de açúcar refinado
- 150g de farinha fina de trigo com fermento

Para a cobertura:
- 200g de chocolate para culinária
- 200ml de natas
- açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação:
Bater as gemas com a manteiga e o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Adicionar o chocolate e voltar a bater. Envolver a farinha peneirada com uma colher e sem bater. Bater as claras em castelo e envolver cuidadosamente no preparado anterior. Verter para uma forma quadrada (usei de louça de 23 cm) untada, forrada com papel vegetal untado também. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 25/30 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Para o ganache, basta aquecer as natas sem ferver e adicionar o chocolate partido aos pedaços pequenos. Ir mexendo até derreter por completo. Retirar do lume e mexer até arrefecer. Cobrir o bolo. Servir aos quadradrinhos pequenos, polvilhados com açúcar em pó, com uma bola de gelado ou frutos silvestres. Boa semana!

23 outubro 2013

Macarronete Com Azeitona "Milaneza", Pimentos, Tomates E Molho De Anchovas e Alcaparras Para "O Dia Mundial Das Massas"


Hoje comemora-se o "Dia Mundial das Massas"! Para celebrar este dia, Milaneza lançou um desafio a várias bloggers que consistia em elaborar uma receita utilizando o Macarronete com azeitona. 
Juntei os ingredientes que me pareceram combinar na perfeição com esta massa e fiquei encantada com a conjugação dos sabores. Um prato nutritivo, colorido e reconfortante.




Ingredientes para 4 pessoas:
- 400g de macarronete com azeitona "Milaneza"
- 2 colheres de sopa de azeite virgem
- 6 filetes de anchova picados
- 1 colher de sopa de alcaparras picadas
- 1 colher de sopa de concentrado de tomate
- 1 colher de sobremesa de orégãos secos
- 2 pimentos vermelhos assados e cortados às tirinhas
- 250g de tomate cereja
- 200ml de água da cozedura da massa
- 1 queijo de cabra cortado aos cubinhos
- folhas de tomilho fresco q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Cozer a massa em água fervente e temperada de sal, até ficar "al dente". Enquanto coze, aquecer uma frigideira grande com o azeite. Adicionar as anchovas, as alcaparras e o concentrado de tomate. Deixar cozinhar até as anchovas "derreterem". Adicionar os orégãos, os pimentos e o tomate cereja inteiro. Envolver bem e de seguida acrescentar 200ml de água da cozedura. Deixar ferver até o tomate "murchar" um pouco. Retificar de sal, não esquecendo que as anchovas servem de tempero. Escorrer a massa e misturar no preparado anterior. Servir de imediato, com o queijo de cabra e decorar com folhas de tomilho fresco. Bom apetite!

22 outubro 2013

Manteiga De Coentros





Estava aqui a ouvir o Van Morrison e a pensar em como ainda tenho tanta coisa para fazer... Já vou a metade da vida, isto, se viver até aos oitenta anos. Tenho de pôr mãos à obra! Todos os anos digo, para o ano é que é... Porra! O ano está a acabar, acho que estou sem tempo. Mas não morro sem fazer manteiga de ervas, ai isso é que não! Macacos me mordam!  

Ingredientes:
- 400ml de natas (frias)
- 1 colher de sopa (bem cheia) de coentros frescos picados
- sal q.b.

Preparação:
Colocar as natas no robot de cozinha com a peça própria para bater e deixar alguns minutos (poderá demorar mais do que estão à espera) na potência máxima. 
Depois de passar o ponto de natas batidas, elas engrossam e deixam o soro. Colocar num passador e escorrer todo o soro. Adicionar os coentros, temperar de sal e envolver bem. Colocar numa folha de papel vegetal e enrolar para lhe dar a forma de cilindro. Apertar dos lados e levar ao frigorífico até endurecer. Comer com moderação, se quiserem viver até aos oitenta. Bjs a todos.

20 outubro 2013

Panquecas De Pêra Com Sementes De Papoila

Panquecas para um lanche de fim-de-semana.

Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo com fermento
- 250ml de leite
- 1 ovo
- 2 pêras raladas
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colher de sopa de açúcar 
- 1 colher de sopa de sementes de papoila

Preparação:
Numa taça misturar bem a farinha com o leite (com a ajuda de uma vara de arames). Adicionar o ovo, as pêras, a essência de baunilha e o açúcar. Aquecer uma frigideira pequena com um fio de óleo alimentar e retirar o excesso com papel absorvente. Não é necessário colocar mais óleo, basta uma única vez. Com a ajuda de uma concha de "sopa" verte-se pequenas doses e quando começar a borbulhar está na altura de virar.  Acompanhar com compota de frutos silvestres ou outra a gosto. Bom Domingo!

15 outubro 2013

Chocolatinhos de Coco


Muitos Chocolates Bounty comi eu na minha adolescência... O que eu ainda não sabia é que são tão simples de fazer em casa e apenas com 3 ingredientes. Pesquisei várias receitas e esta foi a escolhida pela simplicidade, porque ultimamente sabe-me bem descomplicar.

Ingredientes para 14 chocolates (dependendo do tamanho que lhe dermos):
- 100g de coco ralado desidratado
- 140g de leite condensado (usei magro)
- 200g de chocolate culinário para derreter

Preparação:
Misturar bem o coco com o leite condensado. Fazer pequenas bolinhas e prensar bem. Colocar num tabuleiro com papel vegetal e levar ao frigorífico até endurecerem um pouco. Derreter o chocolate em banho-maria e ir mexendo várias vezes. Depois de derretido completamente apagar o lume. Mergulhar as bolinhas uma a uma e com a ajuda de um palito ir virando para ficarem uniformes. Espetar o palito para cuidadosamente voltar a colocar sobre o tabuleiro com o papel vegetal. Levar ao frigorífico até endurecer. Fácil? Boa semana!

13 outubro 2013

Bolinhos De Carne Com Sementes de Sésamo



Como qualquer amante de culinária, adoro experimentar produtos novos e ingredientes gourmet que fazem qualquer refeição brilhar. Mas, tenho sempre consciência, que não posso ter tudo e há que fazer opções. Acho muito mais "desconcertante" tentar elaborar refeições novas e com os ingredientes vulgares que adquiro mensalmente. Para variar das almôndegas, das bolonhesas, dos empadões, que faço com a carne picada, saíram este fim-de-semana da minha cozinha uns bolinhos bem deliciosos e crocantes que acompanhámos com uns simples noodles salteados com um fio de azeite e uma salada verde.

Ingredientes para 28 bolinhos:
- 400g de carne de vaca picada
- 400g de carne de porco picada
- 1 dente de alho espremido (com utensílio próprio ou picado com a faca)
- 6 colheres rasas de sopa de pão ralado
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de folhas de tomilho frescas
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- sementes de sésamo q.b. para a cobertura
- azeite q.b.

Preparação:
Colocar numa taça todos os ingredientes, com exeção do azeite e das sementes de sésamo. Envolver bem. Com as mãos molhadas, moldar os bolinhos de um tamanho médio e passar pelas sementes de sésamo noutra taça. Aquecer uma frigideira anti-aderente e adicionar um fio de azeite apenas para cobrir o fundo. Fritar as almôndegas em lume moderado e ir virando para ficarem uniformes. É normal as sementes começarem a saltar. Para evitar salpicos, coloquei papel vegetal que molhei, espremi e tapei a frigideira. Poderão acompanhar com o vosso molho preferido, por exemplo de tomate ou molho agridoce. Bjs e boa semana.

09 outubro 2013

"Pastel" De Queijo E Fiambre

Apesar de adorar cozinhar, sou uma mulher como as outras. Sempre a correr na azáfama do dia-a-dia. Tenho de chegar a vários lados, fazer várias tarefas e tem dias que acho que o meu número de telefone devia ser o "112". Por isso, sempre que posso, faço uma pausa nesta correria. Nada de limpezas na casa nem refeições elaboradas. É claro que para isso preciso de ter uma mão cheia de ingredientes que acho indispensáveis sempre a "postos" na minha dispensa. A juntar a tantos outros que já falei, a farinha é o número um da fila. Esta foi uma refeição que dividi com o "piolho encardido" e valha-me todos os Deuses que este puto não é esquisito! Uma refeição simples acompanhada de uma sopa e uma salada de alface. A vida não é perfeita e eu também não!

Ingredientes:
Massa:
- 200g de farinha de trigo (tipo 65 e sem fermento)
- 100ml de água
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 gema de ovo para pincelar

Recheio:
- ketchup ou polpa de tomate q.b.
- orégãos secos q.b
- 6 fatias de queijo flamengo
- 6 fatias de fiambre

Preparação:
Numa tigela colocar a farinha e o sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar a água, o azeite e lentamente ir misturando de dentro para fora, até obter uma massa consistente. Polvilhar a bancada de cozinha com farinha e amassar um pouco a massa. Estender com o rolo da massa, como se tratasse de uma pizza. Pincelar com ketchup ou polpa de tomate, deixando o rebordo limpo. Polvilhar com orégãos. Dispor as fatias de queijo e de fiambre intercaladas a gosto em metade da massa, para depois fechar com a outra metade pressionado com a ponta dos dedos para a massa colar. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20/25 minutos ou até estar dourada. Bom apetite!

06 outubro 2013

"Com A Vaca Que Ri Sabe Bem Regressar Às Aulas"


O "regresso às aulas" foi atribulado, por isso, tive a tarefa acrescida de mimar a minha criança. Com a ajuda dos Queijos "A Vaca que ri" foi fácil elaborar uma sandwich apetitosa, saudável e colorida. Acompanhada por uma peça de fruta e o seu sumo preferido, o seu lanche ficou perfeito!

Ingredientes para 1:
- 2 triângulos de queijo "A Vaca que ri"
- 2 fatias de pão de centeio
- 10g de rúcula
- 10g de beterraba ripada
- 10g de cenoura ripada
- 2 fatias de fiambre de frango

Preparação:
Barrar as duas fatias de pão, generosamente com o queijo. Numa das fatias colocar a rúcula, a beterraba, a cenoura, as fatias de fiambre de frango e fechar com a segunda fatia de pão. Uma sandwich simples, mas divertida!


Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...