sexta-feira, 21 de março de 2014

Pudim Toffee Com Cuajada



Royal teve a gentileza de me enviar a tão famosa e falada cuajada. Confesso que esta foi a minha primeira vez. E como todas as primeiras vezes, há sempre retoques a fazer para as próximas, mais açúcar, menos açúcar, mais leite, menos leite... O que importa é que cada um de nós é livre para escolher como gosta do seu pudim. Este ficou muito saboroso e simples, mas se querem uma sobremesa mais requintada com cuajada, a Dulce preparou na sua cozinha um pudim de framboesas divinal.

Ingredientes:
- 2 saquetas de cuajada Royal
- 500ml de leite (usei meio gordo) - usar 800ml se gostarem do pudim mais cremoso
Para o molho Toffee*:
- 100g de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de água
- 200ml de natas

Preparação:
Num tacho alto, colocar o açúcar com a água**. Deixar em lume brando até o açúcar dissolver completamente e caramelizar. Aquecer as natas*** no microondas e verter cuidadosamente no caramelo. Mexer e deixar alguns minutos ao lume até ficar bem homogéneo. Reservar. Misturar bem a cuajada com metade do leite e a outra metade levar ao lume até começar a ferver. Adicionar o molho toffee e o preparado da cuajada, ao leite que ficou ao lume. Deixar ao lume até voltar a levantar fervura, sempre a mexer com a ajuda da vara de arames. Retirar uns segundos do lume, mexer e voltar a colocar mais alguns minutos até engrossar. Dividir em taças individuais e levar ao frigorífico até ganhar consistência e ficar bem fresco. Bom fim de semana a todas/os.

* Há quem goste de adicionar um pouco de manteiga e uma pitada de sal ao molho toffee. 
** Se usarem açúcar refinado, não é necessário colocar água para o açúcar derreter e caramelizar sem qualquer adição de líquido. Mas como o açúcar amarelo estava a demorar mais, adicionei a água que ajudou no processo, pois foi a minha primeira vez a fazer caramelo com açúcar amarelo.
*** Aquecer as natas ajuda que elas não "espirrem" quando adicionadas ao caramelo quente.

2 comentários:

  1. Tem um aspeto delicioso. Eu uso cuajada há já muito tempo pois é uma das sobremesas que os nossos vizinhos espanhóis apreciam. Viver aqui ao lado tem as suas vantagens para além de que por enquanto tem sido mais barata.
    BFDS
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão Carlinha,


    beijokas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar