segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lombos de pescada com crosta de broa de milho e bacon e grelos de nabo salteados com migas de broa e bacon


Quando deixei na passada sexta-feira, os lombos de pescada a descongelar no frigorífico durante o dia, não fazia a mínima ideia de como eles iriam parar ao prato à noite. É por isso que eu nunca me darei bem com listas de menus semanais. Já tentei, mas sinceramente, comigo não funciona, pois sinto-me presa, e estar presa é coisa para me deixar muito angustiada. Gosto de ir ao sabor do vento, e as poucas vezes que fiz a lista contrariei-a sempre, assim numa espécie de "quem manda sou eu pá", e isto apesar da lista ter sido elaborada por mim. Portanto, foi ao sabor do vento, que decidi usar o que havia lá por casa. Sobras de broa de milho e bacon, e grelos de nabo no congelador.  E assim começamos a semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 400g de lombos de pescada congelados
- 800g de grelos de nabo congelados
- 1 fatia grossa de broa de milho
- 75g de bacon às tiras pequenas (ou fatias inteiras)
- 2 colheres de sopa de colheres frescos picados
- 1 dente de alho
- sal q.b.
- pimenta moida q.b. (usei moinho mistura de várias pimentas)
- azeite q.b.

Preparação:
Depois de descongelados e bem escorridos, colocar os lombos na travessa de ir ao forno, temperar com sal e pimenta.
Numa frigideira grande, levar o bacon a tostar sem adicionar qualquer gordura e deixar a escorrer em papel absorvente.
No robot de cozinha, colocar a broa partida aos pedaços, o bacon já tostado, os coentros e o dente de alho, e triturar até ficar em migalhas generosas.
Colocar uma camada do preparado anterior em cada lombo de pescada, pressionar e regar com um fio de azeite cuidadosamente. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20/25 minutos.
Na mesma frigideira adicionar um fio de azeite e levar o preparado da broa que sobrou a dourar um pouco. Para de seguida adicionar os grelos descongelados e escorridos, e saltear até ficarem tenros. Retificar o tempero de sal e pimenta. Servir os grelos com os lombos de pescada. Boa semana!

8 comentários:

  1. Eu e as ementas semanais também não ficamos amigas, e exactamente pelas razões que evocas! :) Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas! Eu tentei, mas sinceramente comigo não resultam. beijocas

      Eliminar
  2. Uma maneira bem deliciosa de comer pescada
    Aspecto super delicioso
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. gostei imenso desta receita ;) andava há um tempo a tentar lembrar me de novas formas de fazer peixe e gostei muito desta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É rápido e muito simples de fazer. O piolho cá de casa adora estas crostas no peixe. bjs

      Eliminar
  4. A apresentação está fantástica, uma maravilha!

    ResponderEliminar