terça-feira, 28 de outubro de 2014

Salada De Ovas Com Maionese Caseira De Coentros

No sábado passado levei o "piolho encardido" a ver um filme português. Ele cresceu a ver filmes mais alternativos e adora cinema. O filme "Os gatos não têm vertigens" tem uma história de amor no seu verdadeiro sentido (muitas asneiras e frases obscenas que não estava à espera de ouvir, especialmente porque levei uma criança de 8 anos a ver), e toda a gente sabe que estas histórias agradam a todos. Fazem-nos pensar e a mim tocam especialmente, pois toda a vida vivi de amores improváveis e impossíveis. Querem um exemplo? A minha sogra é a minha melhor amiga. Hoje não saberia viver sem ela. Acho que por vezes nos esquecemos que há alguém pelo meio, um filho dela e um marido meu, que fica sempre em segundo plano entre nós. Depois do filme ficámos os dois tão nostálgicos que ligámos ao pai, na tentativa de arranca-lo à força do seu hobbie e continuarmos o programa de sábado a três. E assim foi, acabámos o sábado os três, num final perfeito à filme: e  viveram felizes para sempre...
Eu sei, eu sei, estão a pensar que para um filme com um final tão feliz, merecia uma receita à altura. Mas quem é que disse que esta receita não é especial para mim? Foi das primeiras coisas que aprendi a fazer com a minha mãe, foi maionese, e ovas de bacalhau também fizeram parte desses tempos.

Ingredientes para 4 pessoas:
Para a salada:
- 400g de ovas de bacalhau congeladas
- 800g de batatas
- 4 ovos
- 2 pimentos vermelhos
- 3 tomates grandes
- 1 frasco de grão cozido
- azeitonas pretas q.b. para decorar
Para a maionese:
- 1 ovo (usei tamanho M)
- sal fino q.b.
- algumas gotas de vinagre de vinho branco
- cerca de 120ml de azeite (de sabor suave)
- 3 colheres de sopa de coentros frescos picados

Preparação:
Cozer as ovas separadamente em água temperada de sal, até ficarem com uma cor opaca. Escorrer e cortar às rodelas. Cozer os ovos e as batatas (já cortadas aos cubos) em água temperada de sal. Escorrer e cortar os ovos também aos cubinhos, bem como o tomate. Assar os pimentos, retirar a pele e sementes, e cortar às tiras. Passar o grão por água e escorrer. Para a maionese, colocar o ovo, uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre, no copo da varinha mágica ou similar. Ligar a varinha e verter o azeite em fio. (Poderá ou não ser necessário adicionar mais azeite, até atingir a consistência desejada). Acrescentar os coentros picados e envolver bem. Servir a salada com a maionese de coentros e decorar com azeitonas. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário