segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cachaço De Porco No Forno Com Batatinhas E Três Pimentos


Hoje notei que a maioria das pessoas anda particularmente intolerante e mal disposta. Cá em casa acordou tudo de mau humor também. O trânsito caótico e a greve do metro não ajudou no caos normal em Lisboa. Portanto, o melhor é partilhar uma receita para descontrair. E o forno é o melhor aliado nestes dias. 

Ingredientes para 4/5 pessoas:
Para a carne:
- 1kg de cachaço de porco
- 3 cebolas com casca às rodelas largas
- sal q.b.
- pimenta móida q.b.
- 50ml de vinho branco
- 50ml de vinho tinto
- 3 alhos esmagados com utensílio próprio ou bem picado com a faca
- 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de pimentão doce
- 1 pernada de alecrim inteira
- azeite q.b.

- 1kg batatas brancas pequenas
- 3 pimentos assados e cortados às tiras (verde, amarelo, vermelho)

Preparação:
Colocar a carne numa assadeira com a cebola por baixo (mesmo com a casca). Temperar de sal e pimenta, vinho branco e tinto, os alhos, a mostarda, o pimentão doce, e por cima o alecrim (que convém ser untado com azeite para não queimar). Deixar a marinar de um dia para o outro ou pelo menos 30 minutos. Adicionar um fio de azeite, tapar com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 1 hora. Ir regando a carne com a marinada que se vai formando. Cerca de 15 a 20 do final da cozedura, retirar o papel de alumínio para dourar por cima. Enquanto a carne vai para o forno, prepara-se as batatas. Colocar um tabuleiro à parte com as batatas com casca bem lavadas, salpicar com um pouco de sal grosso, um fio de azeite e levar ao forno noutra prateleira até estarem assadas. Na hora de servir, transferir a carne para uma travessa grande (rejeitando as cebolas e o alecrim), junto com as batatas, os pimentos assados e o molho. Decorar com alecrim fresco e servir quente. Bom apetite!

8 comentários:

  1. O aspecto bem caseiro é mesmo o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No forno tudo é bom com meia dúzia de temperos e já está. bjs

      Eliminar
  2. Bela refeicao pa acalmar esses nervos k por ai andam!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Que maravilha!

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. Quem acha que comida de forno não tem bom aspecto e boa apresentação está redondamente enganado. Podemos comprovar pela tua foto. É daquele tipo de comidas super fáceis de fazer e que sai sempre bem. São saborosas e reconfortantes. Fazê-las é um verdadeiro descanso. E que bem precisamos nesta época atarefada. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Com uns temperos e forno com ele. Assim sobra mais tempo para nós, que bem merecemos. Feliz Natal para ti também! bjs

      Eliminar