29 maio 2014

Cuscuz Com Salmão Fumado E Mozzarella


Estava aqui a pensar com os meu botões, no orgulho que eu tenho em tantas pessoas que conheço, que no meio deste caos que está este nosso país, tentam sobreviver com tanta dignidade e sentido de humor. Um dia destes dizia-me uma pessoa no meio de uma conversa banal de mulheres, que nem tinha manteiga para por no pão naquele dia. Diz que abriu o pão, voltou a fechar, cortou em duas metades, acompanhou com o cafezinho e diz que lhe soube tão bem que parecia mesmo que tinha manteiga. É claro que eu ralhei logo com ela, e deu-me muita vontade de rir ao mesmo tempo, pois não compreendi o porquê dela não ter "posto" uma fatiazinha de presunto. E a conversa arrastou-se... Tenho a certeza que para a próxima ela vai por uma fatia de presunto (imaginário). A todas essas pessoas, que são muitas, o desejo de nunca desistirem. Melhores dias virão... Eu sei o que devem estar a pensar, estou para aqui a falar e depois estou aqui a deliciar-me com salmão fumado. Garanto que o comprei em promoção e 100g deu para aprimorar uma refeição para 3 pessoas (e ainda sobrou) e vendo bem, ficou uma pechincha de jantar.

Ingredientes:
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 1 colher de café de açafrão das Índias (curcuma)
- moinho 5 pimentas q.b
- sal fino q.b.
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
- 1 cenoura sem casca
- 1 pepino sem casca e sementes
- 1 pequeno molho de coentros
- 100g de salmão fumado
- 1 bola de mozzarella de búfala 
- tomate cereja q.b.
- folhas de rúcula q.b.
Para o molho de iogurte basta misturar:
- 1 iogurte natural
- 2 colheres de sopa de cebolinho picado 
- sal fino e pimenta moída q.b.

Preparação:
Colocar o cuscuz numa tigela e verter água a ferver, juntamente com uma pitada de sal, pimenta, açafrão e um fio de azeite. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo. Regar com sumo de limão a gosto. Triturar a cenoura, o pepino e os coentros no robot de cozinha e adicionar ao cuscuz. Servir com o salmão fumado, a mozzarela às fatias, algumas folhas de rúcula, tomate cereja inteiro e molho de iogurte. Bom fim de semana!

28 maio 2014

Bacalhau No Forno Com Puré De Batata



Mais um dia a recuperar desta terrível constipação e sendo asmática, não tenho obviamente facilitada a recuperação. Não tem havido grandes novidades gastronómicas, o palato está no nível zero neste momento, mas ainda fui a tempo de saborear este bacalhau no passado Domingo. Uma promoção Pascoal irresistível no Pingo Doce a metade do preço. Simples como se quer!

Ingredientes:
- 800g de postas de bacalhau já demolhado (usei Pascoal)
- 3 cebolas grandes às fatias finas
- 3 dentes de alho picado
- 1 colher de sopa de pimenta preta em grão
- leite q.b.
- azeite q.b.
- paprika q.b.
- azeitonas pretas e coentros frescos q.b. para decorar

Preparação:
Depois de descongelado naturalmente, cortar as postas de bacalhau ao meio. Colocar numa travessa/tigela, cobrir com leite, os grãos de pimenta ligeiramente esmagados e um fio de azeite. Deixar cerca de 1 hora pelo menos. Escorrer e deixar em papel absorvente para retirar todo o líquido. Na travessa de ir ao forno, colocar um fio de azeite, parte da cebola, os alhos e  o bacalhau. Polvilhar o bacalhau com paprika, adicionar a restante cebola por cima e regar com um bom fio de azeite. Levar ao forno a 180º cerca de 40/45 minutos. Ir regando a meio. Servir polvilhado com azeitonas pretas e coentros frescos. Acompanhar com puré de batata caseiro e uma salada de alface. Bom apetite!

26 maio 2014

Crinkles De Chocolate E Caramelos Werther´s

O bicho que me atormentou este Inverno, voltou a atacar-me e este foi um fim de semana bem chato. Não fosse o meu gosto em cozinhar, teria sido um tédio ainda maior. Apesar de doente, arranjo sempre forças para estar onde gosto mesmo de estar. A Werther´s desafiou-me a fazer receitas com os seus caramelos, e eu nunca digo não a estes desafios. Embora traga uma receita que correu toda a blogosfera, atrevi-me a tornar-la mais indulgente. Estas bolachas são um pecado dos deuses. Posso dizer que apesar da minha garganta inflamada, comi tantas quantas consegui, sempre com a esperança de encontrar os pedacinhos de caramelo escondidos. 

Ingredientes para 44 bolachas:
- 6 caramelos Werther´s Original Toffees
- 200g de chocolate para culinária
- 60g de manteiga sem sal
- 2 ovos (usei tamanho L)
- 100g de açúcar (usei açúcar refinado)
- 200g de farinha de trigo (usei tipo 55)
- 1 pitada de sal fino
- 1/2 colher de chá de fermento químico em pó
- açúcar em pó q.b.

Preparação:
Levar o chocolate partido aos pedaços, a derreter em banho-maria junto com a manteiga. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar a este preparado, o chocolate e a manteiga entretanto derretido e ligeiramente arrefecido. Acrescentar o sal, a farinha e o fermento peneirados, aos poucos e envolver até ficar bem misturado. Adicionar os caramelos Weather´s  partidos aos quadradinhos bem pequenos e misturar bem. Tapar a taça e levar ao frigorífico de um dia para o outro ou até que a massa fique bem consistente. Com uma colher de sobremesa retirar porções de massa e formar bolas (eu fiz as minhas um pouco de nada mais pequenas que uma noz). Passar as bolas por açúcar em pó e colocar num tabuleiro com papel vegetal, espaçadas entre si, pois elas vão crescer e ficar em forma de bolacha naturalmente. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 a 12 minutos para o tamanho que fiz, se fizerem maiores demora mais uns minutos. Pode parecer que as bolachas ficam moles, mas depois de arrefecidas, endurecem e ficam deliciosamente crocantes. Atrevam-se também!


22 maio 2014

Batatas Noisette


Estava aqui a pensar com os meus botões, de como podemos transformar a nossa rotina num ápice e tão facilmente. Um dia destes "roubei" a Cristina da sua cozinha e juntas fomos a um evento. É verdade, este ano estou destemida e apetece-me explorar o mundo, o meu pequeno mundo, claro. Gostei muito da experiência e espero voltar a repetir, tal como estas batatas que acompanharam o meu jantar de ontem. Umas adoráveis bolinhas tão grandes ou tão pequenas, consoante o tamanho da vossa paciência. Quanto maior é a paciência, mais pequenas são as bolinhas. As minhas ficaram com um simpático tamanho de uma noz, porque a família já esperava ansiosa pelo jantar... Renderam 56 unidades, o que deu muito jeito para congelar.

Ingredientes para 56 unidades (no tamanho de nozes):
- 1kg de batata para cozer
- 1 ovo tamanho XL
- 50g de farinha de trigo sem fermento
- sal q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- nos moscada moída q.b.
- pão ralado q.b.

Preparação:
Cozer as batatas em água temperada de sal, sem a pele e cortadas em cubos pequenos. Escorrer bem e esmagar com um esmagador manual de batatas ou um garfo. Transferir o puré para uma tigela grande, deixar arrefecer um pouco e adicionar o ovo, a farinha, temperar de sal fino, pimenta e noz moscada a gosto. Envolver bem e se o puré não estiver seco o suficiente, basta adicionar mais um pouco de farinha. Fazer pequenas bolinhas e passa-las pelo pão ralado. Fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhas. Bom apetite!

20 maio 2014

Caracóis De Maçã e Canela


Sabemos que o nosso filho de oito anos está a crescer, quando ele nos pede uma cópia da chave de casa, ou quando nos manda calar para não darmos "barraca", quando passamos pela sua apaixonada no parque. Uma mãe não aguenta isto... Peguei na receita dos cinamon rolls e no recheio de maçã e canela da Dulcis, e lá fui eu outra vez fazer um docinho.  Desta vez rendeu-me 20 bolinhos, pois estiquei mais a massa, enrolei do lado mais pequeno, cortei fatias mais finas, e ainda decidi experimentar com o açúcar moreno, pois eu adoro fazer estas trocas para que a mesma receita nunca fique igual.

Ingredientes para 20 unidades:
- 120ml de leite morno
- 40g de manteiga amolecida
- 30g de açúcar moreno
- 1 pitada de sal
- 1 ovo (tamanho S) à temperatura ambiente
- 300g de farinha de trigo sem fermento (usei tipo 65)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco
- manteiga para untar q.b.
- açúcar moreno e canela em pó q.b. para polvilhar no final

Recheio:
- 100g de amêndoas palitadas torradas
- 2 embalagens de recheio Dulcis de Maçã e Canela

Preparação:
Misturar o leite com a manteiga, o açúcar e o sal até estar bem dissolvido. Juntar o ovo e mexer. Adicionar a farinha, o fermento e voltar a mexer com a ajuda de um garfo até ficar quase tudo misturado. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e verter a massa. Amassar até a massa se despegar das mãos e formar uma bola lisa e elástica. Se colocarem um ovo grande será necessário adicionar mais farinha. Voltar a colocar a massa na taça, tapar com película aderente ou um pano de cozinha e deixar levedar em local quente e livre de correntes de ar, aproximadamente 1 hora e meia a 2 horas ou até dobrar de volume. Após levedar, polvilhar a bancada e a massa com farinha e amassar ligeiramente para retirar as bolhas de ar. Estender a massa com o rolo e formar um retângulo com cerca de 50x30cm. Distribuir o recheio e as amêndoas previamente torradas numa frigideira sem qualquer gordura. Enrolar pelo lado mais pequeno como se tratasse de um torta. Cortar em 20 fatias, ou mais ou até menos, dependendo da altura que lhe quiserem dar. Untar um tabuleiro, colocar papel vegetal e voltar a untar. Colocar as fatias com o lado cortado para cima e separadas umas das outras, pois ainda irão crescer no forno. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 25/30 minutos, ou até estarem dourados. Servir polvilhados com canela e açúcar. Bom apetite!

19 maio 2014

Peitos De Frango Com Esparguete E Molho De Tomate


Como qualquer amante de culinária, adoro especiarias, ervas aromáticas, condimentos e tudo que altere num ápice as refeições mais banais. Depois de ter recebido os novos Segredos do Mundo da Margão, decidi começar pelos sabores de Itália, mesmo a propósito dos peitos de frango com esparguete que um dia destes planeei para o jantar. E eu, vocês sabem, sou uma mulher normal que faz refeições rápidas, simples e económicas, e é assim que quero continuar, pelo menos por agora. Os peitos de frango cortados à fatia rendem bastante e dão perfeitamente para 4 pessoas, pois juntámos a eles, a massa, a salada de alface e ainda um creme de legumes de entrada. Segundo um livro sobre massas que tenho, a dose de massa seca é 125g por pessoa. Eu acho um exagero e 350g para 4 pessoas ainda sobrou. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 peitos de frango
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- Mistura Segredos do Mundo Itália q.b.
- 350g de esparguete
- azeitonas pretas q.b.
Molho:
- 1 cebola picada
- 2 tomates sem pele e picados
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- sal, pimenta moída, azeite q.b.
- 200ml de água
- 1 pitada de açúcar


Preparação:
Temperar os peitos de frango de sal, pimenta e generosamente com a Mistura Segredos do Mundo Itália da Margão. Colocar os peitos entre duas folhas de papel vegetal ou película aderente e bater com o rolo da massa para ficarem mais finos. Numa frigideira quente colocar um fio de azeite e fritar o frango de ambos os lados. Cozer o esparguete em água fervente e temperada de sal, até ficar "al dente". Para o molho refogar a cebola com um fio de azeite, acrescentar o tomate, a polpa de tomate, uma pitada de açúcar, a água, temperar de sal e pimenta e deixar reduzir. Misturar o esparguete escorrido ao molho e servir com os peitos de frango fatiados e azeitonas pretas. Boa semana!

15 maio 2014

Gelado Toffee Com Praliné De Amêndoas

Ontem foi um dia difícil... A despedida tinha de acontecer e fui apanhada de surpresa. Durante quase 5 anos tive o privilégio de privar com uma das pessoas mais bonitas que conheci. O seu coração grande, a sua alegria contagiante e a sua forma de ver a vida deixou-me enternecida por o destino ter cruzado a sua vida com a minha. Foram muitas gargalhadas, muitas histórias partilhadas e muito carinho entre nós. Estou de coração partido, num misto de tristeza e alegria. Temos de ficar felizes com as mudanças de quem gostamos. Ela deixou um rasto tão bom na minha vida, que já me sinto abençoada por estes anos juntas. E se toda a gente tem direito a conhecer na sua vida, a sua alma gémea, eu já conheci a minha e não foi à toa que ela caiu de pára-quedas na meu caminho. Aprendi muito com ela e aprendi mais ainda sobre mim. Não ficou nada por dizer, apenas a promessa de nos encontrar-mos em breve. Boa sorte Marta!

A Werther´s parece que adivinhou o estado do meu coração, e mesmo a propósito, ontem recebi o seu sortido de caramelos que dispensam apresentações. Cheguei a casa e reconstruí este meu coração partido, provando cada caramelo e só decidi parar quando tivesse uma ideia para uma receita, desafio proposto pela marca. Estava escolhido o sabor, o "Caramel Crème". Saiu um gelado guloso e muito cremoso, que dispensa bater entre a congelação, pois as natas batidas e as claras em castelo fizerem esse trabalho por mim. O crocante do praliné finaliza esta combinação da melhor maneira.




Ingredientes:
Gelado:
- 1 embalagem de caramelos Werther´s "Caramel Crème"
- 400ml de natas (bem frias)
- 50g de açúcar refinado
- 4 claras de ovo (tamanho M)
Praliné:
- 50g de amêndoas palitadas
- 6 caramelos Werther´s "Caramelos clássicos de nata sem açúcar"

Preparação:
Colocar os caramelos num tacho pequeno com aproximadamente 100ml de natas e deixar derreter em lume brando. Ir mexendo até estarem derretidos. Bater as claras em castelo firme e reservar. Bater as restantes natas que devem estar bem frias, até ficarem volumosas. Acrescentar o açúcar e voltar a bater. Misturar parte do preparado dos caramelos, que entretanto arrefeceu um pouco, com as natas, reservando uma parte para o final. Envolver as claras cuidadosamente nas natas até estar tudo bem ligado. Levar o gelado ao congelador de um dia para o outro,  num forma "tipo inglês" e forrada com papel vegetal, para facilitar desenformar, caso prefiram servir à fatia. Adicionar o restante preparado de caramelos por cima e sem mexer muito. Para o praliné basta torrar as amêndoas numa frigideira sem qualquer gordura e triturar no robot de cozinha juntamente com os caramelos clássicos de nata sem açúcar. Servir o gelado polvilhado com o praliné. Bom apetite!

13 maio 2014

Penne Com Frango Gratinado No Forno


Eu costumo associar pratos às pessoas de quem gosto e raramente os faço em casa, para assim poder sentir saudades deles e de quem os faz. É por isso que eu adoro a massa penne com frango gratinado no forno da minha irmã. Porque ela tem sempre prazer em fazê-la para mim, cada vez que eu preciso matar saudades. Portanto a receita de hoje é da responsabilidade dela, eu só comi e tirei a fotografia. Se tiverem queixas a fazer vão aqui.

Ingredientes para 6/8 pessoas:
- 1 frango cozido desossado e desfiado
- 300g de massa penne
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 lata de tomate pelado picado
- 1 colher de chá de açúcar 
- 200ml de natas
- 1 pequeno molho de coentros picados
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- noz moscada moída q.b.
- queijo parmesão ralado q.b.

Preparação:
Cozer a massa em água fervente e temperada de sal, até ficar "al dente". Escorrer e reservar. Enquanto a massa coze, levar a cebola, o alho e a folha de louro a refogar com um fio de azeite. Acrescentar o tomate, o açúcar, temperar de sal, pimenta, noz moscada e deixar apurar uns minutos, até o tomate reduzir. Já fora do lume adicionar as natas, os coentros, retificar temperos  e misturar bem. Acrescentar ao molho, a massa e o frango já cozido, envolvendo bem. Colocar numa travessa grande e polvilhar generosamente com queijo parmesão ralado. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, para aquecer e gratinar o queijo. Servir de imediato acompanhado de salada variada de folhas verdes e boa companhia. Bom apetite!

12 maio 2014

Torta Com Recheio De Morango

Sexta feira passada foi dia de torta. Uma receita simples que surripiei da Cozinha da Duxa. Alterei o recheio, para assim poder experimentar um dos novos produtos da Dulcis, e troquei também as raspas de limão pela essência de baunilha. A massa fica muito fofa, mesmo ao fim de quase três dias estava uma delícia. A Dulce deu-me o conselho de não deixar cozer demasiado, para assim termos aquela textura quase de tortas de Azeitão. O recheio de morango ficou perfeito e já estou com novas ideias para outros.

Ingredientes:
- 4 ovos tamanho M separados
- 4 colheres de sopa de açúcar + 1 colher a utilizar nas claras (usei açúcar refinado)
- 4 colheres de sopa (cheias) de farinha de trigo sem fermento peneirada (usei tipo 55)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- recheio de morango Dulcis
- açúcar em pó para polvilhar no final
- manteiga para untar e farinha q.b. para polvilhar o tabuleiro

Preparação:
Bater as gemas com o açúcar e a essência de baunilha, até ficar uma mistura bem cremosa. Bater as claras em castelo bem firme e juntar 1 colher de sopa de açúcar. Juntar as claras aos poucos ao preparado das gemas, alternando com a farinha. Envolver bem e delicadamente. Forrar o tabuleiro (usei um tabuleiro do meu mini forno que tem 32 cm x 27 cm) com papel vegetal, untar com manteiga e polvilhar com farinha. Colocar a massa e alisar a superfície. Levar ao forno pré-aquecido a 190º, 15 minutos. Desenformar sobre um pano húmido, rechear e enrolar cuidadosamente com a ajuda do pano. Deixar arrefecer enrolada no pano. Depois de fria polvilhar com açúcar em pó e saborear cada fatia como se fosse a última...

11 maio 2014

Workshop Cozinhas Do Mundo - Eventos Com Sabor



Ontem foi dia de mais um workshop da dupla Lúcia Dulce no habitual Espaço Teka, no Parque das Nações, com o apoio da Memória LusaMy CookA Metalúrgica e a Margão que nos presentou com as suas novas especiarias "Segredos do Mundo".
O tema era "Cozinhas do Mundo", e apesar de ler muito e conhecer alguns pratos, há sempre receitas novas que me surpreendem. Pude reencontrar caras já conhecidas, como a Sónia do Duranjas, a Paula, a Tesha e outras pessoas que esta minha cabeça tonta não se lembra o nome (desculpem), fazer novas amizades e conhecer outras bloggers. Foi o caso da Maria do blogue "O Cantinho da Maria", e o António representante da "Mycook" que também já se estreou com "A Cozinha do Titó" e eu pude provar e comprovar, que as suas broinhas de passas e nozes são realmente boas, vão lá ver a receita. Desta vez juntei-me à Tesha (até fizemos uma selfie) e juntas fizemos um prato de origem Mexicana, o frango com amêndoas e picante. Foi um dia muito divertido, com muitas gargalhadas, novos planos para novos encontros e muita discussão por causa da malagueta. Bem, o melhor é começarem a pensar em participar se querem saber tudo. As fotos como sempre, foram as possíveis e não consegui tirar a todos. Bom Domingo!

09 maio 2014

Coroa De Queijos E Chourição


E assim acabo a semana nesta coisa boa de por a mão na massa. Desculpem 'tá? Mas foi a forma perfeita para poder levar para o último piquenique, assim em jeito de, sabe quase a pizza, mas parece um pão, mas quando se morde, ups, tem recheio.  E sim, com a receita da massa habitual que faço para as pizzas e que eu já transformei em tanta coisa...

Ingredientes:
Massa:
- 400g de farinha de trigo tipo 65 
- 200g de água morna
- 50g de azeite
- 2 saquetas de fermento padeiro seco (4,6g cada)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 1 chávena de queijo da ilha ralado
- 1 chávena de queijo mozzarella ralado
- 8 fatias de chourição 
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 gema de ovo batida para pincelar

Preparação:

Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água, o azeite e envolver tudo. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e amassar cerca de 10 minutos ou até a massa despegar das mãos e ficar bem elástica. Untar a taça com um pouco de azeite e deixar lá a massa a levedar cerca de 2 horas, tapada com película aderente ou um pano, em local seco e livre de correntes de ar. Depois de levedada, polvilhar novamente a bancada de trabalho com farinha. Dividir a massa em 2 pedaços iguais e estender cada pedaço com o rolo da massa, num retângulo comprido e não muito largo. Em cada retângulo dispor ao meio, metade do queijo da ilha e mozzarela, o chourição e polvilhar com orégãos. Unir os lados e as extremidades cuidadosamente, para ficar com uma forma de rolo, pressionando com os dedos para fechar bem. Colocar os rolos lado a lado e uni-los numa ponta, pressionando. Ir entrelaçando os dois rolos, como se fosse uma trança, mas desta vez só com duas partes. Unir as duas pontas e colocar no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Deixar repousar mais 30 minutos já no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 35/40 minutos. Deixar arrefecer e partilhar no piquenique. Bom fim de semana!

08 maio 2014

Folar Doce


Eu não sei o que vocês ofereceram à vossa mãe no Dia da Mãe. Eu ofereci um folar feito por mim. E como não gostei da textura da primeira fornada, fiz outra. O que quer dizer que no fim de semana passado saíram do meu forno 4 folares de tamanho médio (a massa rende dois). O que é realmente um grande exagero. Mas é a praticar que a gente se entende com a massa. Aquela malvada que um dia cresce e no outro amua. Cá em casa mando eu! Por isso, quem ganha a melhor sou eu e a segunda fornada ficou perfeita. Tirei algumas sugestões do site Sabor Intenso, embora com outras dosagens e ingredientes. Toma e embrulha!

Ingredientes para 2 folares médios:
- 500g de farinha de trigo tipo 65 + cerca de 150g
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 120g de açúcar refinado (ou menos se preferirem)
- 75g de manteiga amolecida
- 3 ovos tamanho M (à temperatura ambiente)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
- 200ml de leite morno
- 2 ovos cozidos
- 1 gema de ovo batida para pincelar 
- geleia a gosto q.b. para pincelar no final

Preparação:
Colocar num alguidar grande as 500g de farinha, a canela, a erva-doce, o açúcar, a manteiga, os ovos, o fermento e o leite. Bater com a batedeira com as varinhas em espiral durante cerca de 10 minutos. Nesta fase a massa é muito mole. Tapar o alguidar com película aderente ou um pano e deixar levedar em local seco, quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas, ou até dobrar de volume. Depois de levedada, polvilhar a bancada da cozinha com um pouco da restante farinha e verter a massa. Ir acrescentando os 150g de farinha aos poucos até a massa despegar das mãos e formar uma bola. Poderá ser necessário acrescentar mais do que 150g. Não deixar a massa muita seca. Ela tem de ficar firme mas maleável e o folar ficará com uma textura muito fofa e leve. Retirar um pouco de massa e reservar (não é necessário muita, apenas o suficiente para fazer 4 tiras para a cruz e 2 tiras mais pequenas para colocar à volta dos ovos cozidos). Dividir a restante massa em dois e dar-lhes a forma redonda. Colocar papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e em cima os dois folares. Colocar em cada, um ovo cozido no meio, pressionando e deixar descansar mais 30 minutos. Pincelar com a gema de ovo. Colocar uma tira à volta de cada ovo e duas a fazer de cruz. Voltar a pincelar com gema de ovo, desta vez as tiras. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30/35 minutos. Ficar de olho nos primeiros 15/20 minutos. Se o folar ficar muito dourado em cima, colocar papel de alumínio. Retirar, deixar arrefecer um pouco e pincelar com geleia a gosto (usei geleia de vinho daqui). Bom apetite!

07 maio 2014

Pão Doce Com Sementes E Amêndoas


As próximas receitas vão ser só massas levedas. Eu sei, é uma seca, mas têm de compreender, que neste momento estou nesta onda das massas.

Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo tipo 65
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça castanha
- 2 colheres de sopa de sementes de papoila
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
- 2 colheres de sopa de amêndoa palitada
- 1 colher de chá rasa de sal (usei fino)
- 1/2 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
- 2 colheres de sopa de mel
- 350ml de leite morno (usei magro)
- azeite para untar


Preparação:
Colocar os ingredientes secos, à exceção do fermento, numa taça grande e misturar bem. Verter esta mistura na bancada da cozinha e abrir um buraco no meio (também poderão fazer esta etapa diretamente na taça). Colocar o fermento e de seguida o mel e o leite aos poucos, e misturar de dentro para fora, para o leite não sair. Amassar cerca de 10 minutos até a massa começar a ficar um pouco elástica e formar uma bola. Deixar levedar numa taça untada com azeite (não é necessário muito), tapar com um pano ou película aderente. Deixar num local seco e quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas ou até dobrar de volume. Colocar papel vegetal numa forma "tipo" inglês (eu usei uma de silicone desta vez) e verter a massa, sem mexer muito nela, dentro da forma. Pincelar com água por cima e polvilhar com algumas sementes. Deixar descansar a massa mais meia hora. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos. Colocar uma taça pequena com água no tabuleiro do forno para ajudar a criar vapor e o pão ficar com uma crosta mais estaladiça. Boa quarta feira!

06 maio 2014

Dulcis - Pastelaria Para Usar Lá Em Casa -

Durante alguns meses estive em contato com a empresa Dulcis. Uma empresa que estreia hoje no mercado, com produtos de pastelaria caseira. Foi engraçado estar a par das novidades que iam estando prontas e é com bastante ânimo que desejo que esta empresa tenha muito sucesso.

Há várias gamas, desde os cremes, as pastas, as massas, os brilhos, as polpas, os toppings e os sumos, que vão nos ajudar a confecionar sobremesas, doces e bolos variados. A Dulcis desafiou-me e privilegiou-me em primeira mão a utilizar os recheios de morango e maçã e canela que gentilmente me enviou e já estou a pensar  em algumas utilizações. Estes recheios são ricos em pedaços de fruta, prontos a utilizar, sem gordura, sem lactose, sem glúten e produzido com fruta 100% natural e Portuguesa

Esta empresa está sediada em Trofa no Porto e arranca hoje para o mercado. Os seus produtos vão andar por aí e assim que eu souber onde eles param, vocês vão saber logo. Boa sorte Dulcis!



05 maio 2014

Gelado De Morango E Iogurte Rápido


Lembro-me quando era miúda e perguntei ao meu pai se o mundo acabava, ele respondeu que o mundo era eterno e que eu não me preocupasse com isso. Desde esse dia que deixei de ter os mesmos pesadelos que sempre guardei para mim. Um terramoto e eu sozinha por entre destroços à procura dos meus pais e irmãos. Durante anos esse foi o meu sonho e só me livrei dele, quando o meu pai sossegou a minha alma. No início do ano, a minha mãe disse-me que este era o meu ano, e eu acreditei tanto, que realmente estão a passar-se coisas boas na minha vida, entre elas a minha mudança interior, como se os meus planetas estivessem todos alinhados. Sinto-me bem. Apesar das coisas boas, este ano vou-me despedir de 2 amigas muito queridas. Uma já está, e daqui a 2 meses será a pior despedida de sempre. Sei que o meu coração vai ficar partido, mas sei que sou uma boa pessoa, e seria muito egoísta se as quisesse perto de mim para sempre. Sinto-me privilegiada por ter conhecido a Rita, uma miúda com pouco mais de metade da minha idade, que me fez orgulhar por haver jovens assim. Sou mãe e naturalmente as mães sentem estas coisas. Despedi-me dando-lhe um abraço apertado com a minha boa energia. Senti que estava a despedir-me de um filho que vai para longe. O que me apetecia mesmo, era estar horas a fio a dar-lhe conselhos e a preparar-lhe coisinhas boas para levar, que certamente a mãe dela o fará melhor que eu. A vida é assim, às vezes temos de nos despedir, e toda a gente sabe que odeio despedidas, sempre estive ausente nas despedidas, até que um dia percebi que as despedidas são inevitáveis e fazem parte do nosso caminho. A cadeira dela está vazia, e eu estou de coração partido... Esta receita é para ela, que ainda está a aprender a cozinhar e gosta de comida saudável. Este gelado caseiro e muito rápido de fazer é perfeito para a sua nova vida.

Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 300g de morangos congelados (pesados congelados)
- 3 iogurtes naturais
- 3 colheres de sopa de mel

Preparação:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e triturar. Servir de imediato ou levar ao congelador 1 hora para solidificar um pouco mais. Se deixarem muito tempo vai ficar com cristais de gelo (foi o que me aconteceu, distraí-me). Este gelado é perfeito para consumir na hora. Beijocas a todas/os.

04 maio 2014

Mãe...

Eu poderia escrever tanto sobre a minha mãe, tanto que não teria descanso dos meus dedos tão cedo. Poderia dizer-lhe tanta coisa, mas ela já sabe tudo sobre mim e aquilo que sinto por ela. Não consigo dissociar o Dia da Mãe do Dia do Pai, porque os vejo aos dois como uma equipa. Uma boa equipa. Uma equipa que nunca desistiu de mim, apesar de todas as pedras que eu lhes pus no caminho. Eles estiveram sempre lá para me segurar. Eles estão sempre cá para me proteger. E sim, a minha mãe ainda me obriga a comer. Fica de olho no meu prato e mesmo que eu repita 2 vezes, no fim da refeição ela diz sempre: não comeste nada! Ontem ela fez iscas de porco para mim e nunca me souberam tão bem. E sim, ela fez a mais, para eu levar para casa, pois ela sabe como eu adoro iscas.

Obrigada Mãe! Obrigada a todas as mães que embora com as contrariedades da vida continuam a proteger e cuidar dos seus filhos. As outras não têm o meu respeito.

02 maio 2014

Asas De Frango No Forno


Gosto de fazer piqueniques, mas para mim, têm de ser práticos e descontraídos. Não gosto de levar a casa atrás e muito menos levar o fogareiro e esperar horas que tudo se organize. Ontem foi dia de piquenique e como não me apetecia ter de ir às compras, fiz o que tinha em casa. Entre outros miminhos estiveram presentes as asas de frango feitas no forno, mais saudáveis e mais práticas de fazer. 

Ingredientes para 10 asas:
- 10 asas de frango
- 1 colher de sobremesa de paprika
- 1 colher de sobremesa de tomilho seco
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa rasa de sal (usei sal grosso)
- raspa de 1 limão
- sumo de 1/2 limão
- 2 dentes de alho espremidos ou bem picados

Preparação:
Temperar as asas de frango com todos os ingredientes e deixar no frigorífico de um dia para o outro. Levar ao forno a 200º com toda a marinada e deixar até estarem bem douradas. Ir regando com a marinada. Bom apetite!

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...