terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Barrinhas de cereais com cacau (no forno)

Cá por casa o "mais-que-tudo" gosta sempre de ter à mão, barras de cereais para pôr na sua mala de fotógrafo, e ter sempre por perto algo simples e prático para fazer calar a barriga quando ela pede uma refeição. E eu nem sempre me lembro de as incluir nas compras, porque ninguém é perfeito. No dia a seguir a ter reclamado, já estavam prontas umas barrinhas de cereais caseiras que são bem melhores que as outras. Ao contrário das que aqui já partilhei, estas precisam de forno. Ambas as formas de fazer são boas, mas é natural que estas que vão ao forno fiquem bem mais estaladiças e aguentem melhor os dias mais quentes que as outras. Eu apesar disso continuo a gostar de ambas.


Ingredientes para 8 barrinhas:
- 150g de aveia integral
- 50g de amêndoas laminadas ligeiramente picadas
- 50g de sultanas douradas ligeiramente picadas
- 25g de sementes de sésamo
- 25g de sementes de abóbora ligeiramente picadas
- 1 colher de sopa de cacau magro Royal
- 100ml de mel + 2 colheres de sopa de água

Preparação:
Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande. Levar o mel a aquecer alguns segundos no micro-ondas, o tempo suficiente para que fique mais líquido. Juntar a água ao mel e mexer bem. Juntar o mel ao preparado anterior e envolver bem. Forrar uma travessa (usei quadrada de 22 cm) com papel vegetal e verter a mistura, calcando bem com as costas de uma colher para que fique bem unido e compactado. Levar ao forno pré-aquecido a 160º, aproximadamente 20 m. Deixar arrefecer por completo e cortar no tamanho desejado. Embrulhar em papel vegetal ou outro e guardar num frasco. Bom apetite!

13 comentários:

  1. São mesmo muito práticas e deliciosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam tão boas que tenho de repetir em breve para gastar as sementes e frutos secos que ainda me restam. bjs

      Eliminar
  2. Adoro barrinhas caseiras as de compras são demasiado doces para o meu gosto
    As tuas ficaram tão lindas
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazendo em casa podemos controlar tudo o que pomos, o que me agrada bastante. bjs

      Eliminar
  3. Com forno, sem forno, parecem deliciosas. Um excelente snack. Bem mais saborosas e saudáveis do que as de compra. Em casa podemos fazer coisas maravilhosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa faz-se milagres;) e quanto mais coisas fazemos em casa, mais exigentes começamos a ficar com o que compramos já feito. bjs

      Eliminar
  4. Adorei. Nunca pensei que fossem tão fáceis de fazer em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São super fáceis! Basta ter os ingredientes, misturar, levar ao forno e já está. Quer dizer, tens de esperar que arrefeça, porque acho que é o que demora mais :). bjs

      Eliminar
  5. Obrigada Susana. beijocas e boas receitas.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço imenso por esta excelente receita! Experimentei e ficaram ótimas! Andava já há algum tempo à procura de uma receita de barras de cereais com ingredientes saudáveis e que fosse fácil de fazer. Foi um sucesso!! Adaptei a receita aos ingredientes que tinha cá em casa, respeitando as proporções e foi perfeito. Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, que bom que correu bem! Tenho de voltar a fazer também. Há tantas receitas para repetir, mas o tempo não dá para todas :)

      Eliminar
  7. Olá!
    Não sei qual é o truque para que não se desfaçam. São óptimas de saber mas quando vou a partir desfazem-se... alguma dica?!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, as minhas desculpas por só responder agora. Tem de se calcar mesmo bem todos os ingredientes quando se levam ao forno. E deixar arrefecer por completo de preferência numa grade daqueles para os bolos por exemplo. Espero ter ajudado.

      Eliminar