segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pão com chouriço (receita melhorada)

O pão com chouriço e o caldo verde são aquela dupla boa que comemos volta e meia em casa, e fora de casa no restaurante do costume. A verdade é que a malta lá de casa elogia muito o pão com chouriço nesse sítio e embora tenha a minha receita habitual de uns pães bem leves, tenho bem consciência que aquele pão massudo e ao mesmo tempo fofo e com o chouriço estaladiço, é divinal. A farinha forte para pão é essencial para esse resultado, mas é difícil encontrar. Portanto usei a farinha habitual Tipo 65, ajustei os pesos, retirei o azeite à massa, fritei o chouriço antes, alterei a temperatura e tempo de forno, para que chegasse a um pão mais rústico e consistente. O resultado foi aprovado por enquanto.


Ingredientes para 8 pães:
- 500g de farinha de trigo tipo 65
- 300ml de água morna
- 2 saquetas de fermento padeiro seco (4,6g cada saqueta)
- 1 colher rasa de sobremesa de sal fino
- 1 chouriço transmontano

Preparação:
Colocar a farinha na bancada da cozinha, fazendo um monte. Abrir um buraco no centro e lá dentro pôr o fermento, e o sal na ponta oposta. Juntar um pouco da água e misturar com um garfo a partir do centro para dissolver o fermento, puxando a farinha das laterais. Adicionar a restante água e voltar a misturar com toda a farinha. Amassar durante 5 minutos ou até a massa se despegar das mãos e ficar homogénea e elástica. Se necessário juntar um pouco mais de farinha (não é necessário muita). Colocar a massa numa taça grande ou alguidar com um pouco de farinha por baixo e por cima da massa. Tapar com película aderente ou um pano. Deixar a levedar em local quente e livre de correntes de ar, cerca de 2 horas ou até dobrar de volume.
Cortar o chouriço às rodelas. Aquecer uma frigideira e levar a fritar o chouriço de ambos os lados (não é necessário adicionar azeite ou qualquer gordura). Deixar arrefecer e reservar também a gordura natural que saiu do chouriço.
Polvilhar a bancada com um pouco farinha. Dividir a massa em 8 partes iguais. Esticar cada pedaço com as mãos, formando um pequeno retângulo (não é necessário usar o rolo da massa). Colocar 2 filas de chouriço lado a lado e um pouco da gordura do chouriço que se formou ao fritar, no meio da massa (no sentido horizontal) deixando espaço nos rebordos para unir a massa. Esticar a massa de um lados até à outra ponta e unir pressionando com os dedos. Unir também as extremidades.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e polvilhar com farinha. Colocar os pães no tabuleiro e polvilhar cada um com um pouco de farinha. Deixar a levedar uma segunda vez, cerca de 30 minutos, antes de levar ao forno. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 30 minutos. Bom apetite!

14 comentários:

  1. Olha mas que bem me sabia agora um pãozinho desses!

    ResponderEliminar
  2. Adoro e quando faço desaparece depressa
    Esses ficaram lindos
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá por casa é igual. São uns comilões. Boa semana também para ti. bjs

      Eliminar
  3. Olá,

    Cá em casa gostamos muito de pão com chouriço.
    Vou ver a tua receita e ver se melhoro também a minha.
    Obrigada pela partilha e sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/alho-frances-espiritual-e-banana-frita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos sempre melhorar, senão a malta vai comer ao restaurante e deixam-me a cozinhar sozinha ;). Bjs

      Eliminar
  4. Olá,

    Não tenho paciência para a cozinha mas pelo aspeto dos pães, vou tentar um dia destes.
    Parecem deliciosos...

    Beijinho
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam uma delícia. O puto adora levar para a escola. Depois tens de fazer para o teu ;). bjs

      Eliminar
  5. Estão mesmo apetitosos. Quentinhos que maravilha que são!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fds vou voltar a fazer... Tenho de melhorar a receita ;) (bela desculpa)

      Eliminar
  6. Olá não leva óleo ou manteiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta receita não coloquei, assim como digo na introdução, mas já fiz a massa com azeite (http://omeutempero.blogspot.pt/2013/05/paes-com-chourico-de-vinho.html). Esta foi uma versão que melhorei, a meu ver, para tentar chegar a uns pães mais rústicos. Espeto ter ajudado. Carla

      Eliminar