quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Hambúrguer de frango com cebola roxa em bolo do caco

Eu cá acho que todos gostamos de um bom hambúrguer. Se for caseiro ainda melhor. Por isso cá em casa volta e meia matamos saudades. Para mim um hambúrguer tem de valer a pena. Desta vez decidi usar carne de frango e bolo do caco. Como não houve reclamações, presumo que todos gostaram.


Ingredientes para 5 pessoas:
Para o hambúrguer:
- 700g de peito de frango
- 4 fatias finas de bacon
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 pezinho de tomilho
- 1 gema
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b.
- pão ralado q.b.
- azeite q.b.
- 5 bolos do caco
Para a cebola:
- 3 cebolas roxas às fatias (cerca de 500g)
- azeite q.b.
- 1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- sal q.b.

Preparação:
Triturar o frango juntamente com o bacon, no robot de cozinha. Colocar o frango numa taça e adicionar o alho, as folhas de tomilho, a gema e temperar de sal e pimenta. Misturar bem e ir acrescentando pão ralado para ser mais fácil moldar (não é necessário muito, apenas o suficiente para conseguir ser moldado). Dividir em cinco porções iguais e moldar à mão em forma de hambúrguer. Levar a fritar de ambos os lados, numa frigideira bem quente com um fio de azeite. Sem mexer demasiado pois é uma carne mais mole quando picada.
Para a cebola, levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Adicionar a cebola e deixar refogar até ficar macia. Acrescentar o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal. Deixar a reduzir e caramelizar.
Servir os hambúrgueres com a cebola em bolo do caco. Bom apetite!

16 comentários:

  1. Faço muitas vezes hamburgueres de frango com cebola caramelizada e adorooooo.

    Tenta grelhar antes os hamburgueres e colocar o molho da cebola por cima;)

    Fica igualmente saboroso e mais saudável:) Lá tou eu a querer toda agente saudável ehhehehe:P

    com bolo de caco é de comer e chorar por mais, tentaçãoooooo
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos conselhos são bem vindos. Apesar de eu me ter portado "quase" bem, pois pus um fiozinho muito pequeno de azeite. Mas para a próxima nada de azeite e vou grelhar sem medo que pegue ao grelhador. bjs

      Eliminar
  2. eu adoro bolo do caco, esse hamburguer esta magnifico, isso é uma desgraça , eu quero :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de hambúrgueres caseiros. Ficam sempre lindos e saborosos e o melhor de tudo é que sabemos exatamente o que estamos a comer. Esse está mesmo apetitoso, a combinação do frango com a cebola roxa e balsâmico é divinal (pelo menos eu adoro). Por cá não há bolo do caco mas há bolos lêvedos que julgo serem parecidos e que também ficam ótimos em hambúrgueres. Até em club sandwich ficam maravilhosos. O que é nacional é bom, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa tudo fica bem mais saboroso. E se pensarmos que ir à rua comer um hambúrguer é mais rápido que fazer em casa, desenganem-se. Se bem que por vezes também é bom tirarmos uma folga na cozinha ;). Se não há bolo do caco, há bolo lêvedo e também fica bom. Um beijinho e bons cozinhados.

      Eliminar
  4. Que combinação, adoro, também costumo fazer uns com cebola roxa que são a perdição!! Agora com esse pãozinho deve ser muito melhor ou com os bolos lêvedos (perdição)!! A ver se encontro algures :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fazemos estes petiscos em casa, nunca mais olhamos para os da rua com os mesmo olhos. Se bem que por vezes sabe bem ter uma pausa da cozinha. :)

      Eliminar
  5. Um aspeto delicioso. Nunca experimentei bolo do caco, penso até que por aqui nem têm à venda, o mais parecido é o pão pita. Será uma questão de o fazer em casa.
    Resto de boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pão bem maciço e deixa-nos bem saciados. O pão pita é bem mais leve, mas também gosto muito e costumo fazer. Bom fim de semana e um beijinho.

      Eliminar
  6. Para mim os melhores hamburguer são os caseiros... e em bolo do caco, são a perfeição!
    Fiquei com desejos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gente sabe bem o que é bom :). Aliás tudo o que é caseiro tem um gostinho especial. Embora o pão seja de compra não estava nada mal.

      Eliminar
  7. Que bom asoecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana. Bom fim de semana, e com bons cozinhados.

      Eliminar