sexta-feira, 20 de março de 2015

RedFish no forno em cama de legumes (para dois pais fora de série)

Finalmente "fechei a loja" e estou pronta para o fim de semana. Nem vim a tempo ontem de desejar um dia feliz a todos os pais deste planeta. Pais no verdadeiro sentido da palavra, pois as imitações não têm o meu respeito. O meu continua a ser o número um e foi nele que tirei como referência o pai que queria para os meus filhos, e felizmente, fui brindada e tenho a maior das sortes. Não faria por menos! O meu pai Valdemar teve uma infância que eu nunca aceitei. Nunca consegui ter dos meus avós as respostas que queria. Apesar disso, o meu pai é um grande homem e nunca me deixou, nem nas alturas que eu bem merecia um virar de costas. Eu adoro o meu pai e não saberei sequer pensar em tê-lo longe. Ele nasceu no sul e do sul trouxe o seu gosto pelo peixe. Na minha infância houve sempre peixe com fartura à mesa e a receita de hoje é a pensar nele. Bom fim de semana a todos e aproveitem os vossos pais antes que seja tarde...


Ingredientes:
- 3 redfish (usei congelados e sem a cabeça)
- 2 cebolas às rodelas finas
- 2 dentes de alho laminados
- 1/2 alho francês às rodelas (só a parte branca)
- 1/4 de pimento vermelho aos cubos
- 1/4 de pimento verde aos cubos
- 3 tomates sem pele e sementes e cortados aos cubos
- 1 pequeno molho de salsa picada
- 1 limão pequeno às rodelas finas e cortadas ao meio
- 100ml de vinho branco
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b.

Preparação:
Descongelar naturalmente o peixe e retirar as escamas. Temperar com sal grosso e pimenta de ambos os lados. Fazer 3 cortes em cada peixe e colocar as metades das rodelas de limão dentro de cada corte. No tabuleiro de ir ao forno fazer uma "cama" com as cebolas, os alhos, o alho francês, os pimentos, o tomate e a salsa. Temperar de sal e pimenta também. Colocar o peixe por cima, regar com o vinho branco e um bom fio de azeite. Deixar a marinar algumas horas de preferência. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 40 minutos. Servir quente com legumes cozidos. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Qualquer pai ficaria feliz com um peixinho destes. Ainda por cima está com tão bom aspeto. Infelizmente não cheguei a ter a oportunidade de cozinhar para o meu pai. Nessa altura eu era ainda uma aspirante a cozinheira. Por isso cada vez que cozinho peixe lembro-me dele porque ele gostava muito. Recordo-me de o ver a chegar com um peixe pelo rabo de vez em quando e naquele dia, houvesse o que houvesse, o jantar tinha de ser peixe! Orgulho-me muito do pai que tive. E orgulho-me muito do pai que os meus filhos têm. Somos umas sortudas, Carla!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As lembranças transportam-nos para sítios que pensamos já não existir. É bom termos sempre por perto boas lembranças que possamos recordar vezes e vezes sem conta. Levaram-te cedo demais o teu pai e ninguém está preparado para isso, mas trouxeram-te um pai à altura para os teus filhotes! Beijocas e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Gosto muito de peixe apesar de não se comer tanto como queria.
    Ficou com excelente aspecto o teu redfish no forno.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O peixe é muito mais caro do que a carne e confesso que me deixei levar pela poupança durante alguns anos, e também porque cá em casa o "mais-que-tudo" não foi ensinado a comer peixe com espinhas ;). Depois de bem treinado por mim, hoje come-se bastante peixe por aqui. Vou aproveitando as promoções semanais e vou fazendo a festa por menos dinheiro. beijocas

      Eliminar
  3. Este peixe ficou com aspecto maravilhoso! :) gosto muito de peixe no forno!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super rápido de fazer e sem grandes truques, a não ser deixar o peixe a marinar um pouco e ir regando com o molho da cozedura enquanto coze. Beijinhos.

      Eliminar