segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bacalhau assado com batatinhas a "murro"

Não vale a pena complicar... Lá em casa os meus amores adoram bacalhau da maneira mais simples. Cozido ou assado com batatinhas a murro. É vê-los saborearem e competirem a ver quem tem as maiores lascas de bacalhau. Eu prefiro com natas ou à Brás, mas volta e meia tenho de lhes fazer a vontade. Até no meu casamento ele escolheu este prato para a ementa seguido de umas espetadas de carne. Não tenho maneira de fugir senão vão pedir o livro de reclamações. E como sou uma rapariga atenta às promoções, assim que apanho os lombos de bacalhau congelados e já demolhados a metade do preço, eles vão comigo para casa.


Ingredientes:
- 1 embalagem de lombos de bacalhau congelados e já demolhado
- 800g de batatinhas para assar
- 6 dentes de alho esmagados com a casca
- 3 folhas de louro
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Lavar bem as batatas e cozer previamente em água temperada com um pouco de sal, sem ficarem demasiado cozidas. Escorrer, deixar arrefecer um pouco e dar um pequeno "murro" em cada uma. Reservar.
Descongelar naturalmente o bacalhau (e cortar os lombos ao meio para ser mais fácil dividir se necessário). Colocar os lombos numa assadeira com os dentes de alho, as folhas de louro e um fio de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 10 m.  Retirar o bacalhau, escorre-lo de qualquer líquido que tenha e transferi-lo para outra assadeira juntamente com as batatas, os alhos e o louro. Salpicar as batatas com umas pedrinhas de sal grosso (no bacalhau nunca ponho sal), regar  tudo  com um fio de azeite generoso e levar ao forno por mais 20m aproximadamente. Bom apetite!

7 comentários:

  1. O bacalhau também é um peixe muito apreciado cá em casa, diria até o mais apreciado. Gostamos dele de qualquer maneira. Chega a ser difícil escolher a que mais gostamos! É muito raro comprar bacalhau demolhado mas tenho uma receita especial para a qual é preferível que seja desse. Eu sou atenta às promoções e por acaso o bacalhau demolhado também estava em promoção no folheto do meu supermercado, mas eu trouxe tudo menos o bacalhau! Depois de ver a tua receita é que me lembrei! Olha, fizeste tu muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca comprava mas confesso que por vezes me dá jeito este já pronto a consumir. Compro-o apenas quando está a metade do preço para não pesar no orçamento mensal das compras cá de casa. Bem, agora devias era partilhar essa tua receita especial comigo ;). beijocas

      Eliminar
    2. É uma receita de família como tu gostas! E como eu gosto, adoro receitas de família! Já há muito tempo que não faço, até porque eu acho que feito por mim não tem o mesmo encanto. E a senhora minha mãe, que o faz maravilhosamente bem, também não o tem feito. Temos optado por pratos de bacalhau mais simples, e mais económicos. Essa receita para além de um pouco trabalhosa e também um pouco dispendiosa. Mas para um dia especial acredita que vale a pena! Um dia deste partilho contigo!

      Eliminar
    3. Fico à espera. Estou mesmo curiosa...adoro receitas que prevalecem no tempo e pertencem a alguém. beijocas

      Eliminar
  2. Aqui em casa também gostamos muito , esse ficou uma maravilha bem ao meu gosto
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super rápido e sem truques para que nos sobre tempo para outras coisas boas da vida. Boa semana também para ti. beijinhos

      Eliminar
  3. Simples porque não vale a pena complicar ;). beijinhos

    ResponderEliminar