quarta-feira, 22 de abril de 2015

Miolo de mexilhão panado

Eu gosto de uma boa petiscada. Ainda sou do tempo que se ia para o café e saía uma travessa de cada do que havia na lista, com várias rodadas de imperiais bem fresquinhas e pão torrado com manteiga. Não havia as despesas de hoje, a vida estava mais facilitada e todo o grupo trabalhava, o que dividido por todos, não fazia grande "mossa" na carteira. Eu continuo a gostar de comer uns belos petiscos, mesmo que seja em casa e mesmo que seja eu a fazê-los. A vida muda, e resta-nos aprender a saborear as novas etapas, sempre claro, com petiscos a acompanhar. Barato, simples, saboroso, o que é que se pede mais? 


Ingredientes:
- 300g de miolo de mexilhão congelado
- 1 limão
- 1 colher de chá de salsa seca
- pimenta moída q.b.
- sal fino q.b.
Para panar:
- 1 ovo XL
- pão ralado q.b.
- azeite para fritar q.b.

Preparação:
Descongelar o mexilhão naturalmente. Deixar a escorrer em papel absorvente para retirar todo o líquido que possam ter. Temperar de sal (não é necessário muito), pimenta, salsa e sumo de meio limão, reservando o restante para a altura de servir. 
Numa taça colocar o ovo batido com o garfo e noutra o pão ralado. 
Passar o mexilhão pelo ovo e de seguida pelo pão ralado.
Aquecer uma frigideira com azeite (não é necessário muito), e fritar os mexilhões de ambos os lados. Colocar poucos de cada vez para não arrefecer o azeite. Deixar a escorrer em papel absorvente. Servir com mais limão. Boas petiscadas!

8 comentários:

  1. Nunca comi mexilhão! Mas esses panados têm tão bom aspeto! Sabes, por cá é mais lapas, amêijoas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, etc... Ainda no fim de semana o jantar foi uma bela pestiscada de lapas grelhadas, coisa que eu comia mas não morria de amores! Subitamente percebi que afinal adoro e mal posso esperar pela próxima!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de mexilhão, aliás gosto de todo o marisco. Lapas é que nunca comi. Adoro petiscos e este é bem simples,porque assim sobra mais tempo para a preguiça. beijocas

      Eliminar
  2. já comi assim uma vez mexilhão e adorei mesmo, adoro adoro marisco, tenho que fazer em casa assim como fizeste.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super simples, agora se não se tiver paciência para o mexilhão assim mais pequeno, é comprar daquele maior fresco, mas dá mais trabalho e nós não queremos isso, não é verdade? Pelo menos por agora.

      Eliminar
  3. Não sou grande apreciadora de mexilhões mas o meu marido adora. Nunca fiz panados mas pelo aspecto devem ser bem saborosos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/bundtcake-de-banana-e-leite-achocolatado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto imenso, e como foram feitos com azeite a culpa de come-los é menor. beijocas.

      Eliminar