quarta-feira, 29 de abril de 2015

Torcidos de amêndoa e limão

Memórias de carinho é tudo o que quero levar comigo quando me for embora. Memórias que se guardam em todo o lado. Numa gaveta, numa caixa, dentro de um livro, num baú velho, no coração, no consciente, no passado, ou mesmo dentro de um frasco que foi oferecido a alguém que é especial para outro alguém, que por sua vez é especial para mim. 


Ingredientes para 33 unidades:
- 100g de açúcar refinado
- 75g de manteiga derretida e arrefecida
- 1 ovo e 1 gema XL
- raspa de 1 limão
- 150g de farinha de amêndoa
- 200g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento Royal
- 1 gema batida para pincelar

Preparação (sem batedeira):
Bater o açúcar com a manteiga. Juntar o ovo, a gema, a raspa de limão e voltar a bater. Acrescentar a farinha de amêndoa e misturar. De seguida a farinha de trigo e o fermento peneirados e amassar. Deixar repousar uns minutos no frigorífico. Retirar pequenas porções de massa e formar um rolo (não muito grosso) com cerca de 20cm. Dobrar ao meio, unir as pontas e torcer. Repetir a operação até a massa terminar. Colocar os torcidos num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, pincelados com a gema. Levar ao forno pré-aquecido a 160º, cerca de 10 minutos. Após os 10 minutos poderão ainda estar um pouco moles, mas enrijecem depois de arrefecidos. Bom apetite!

12 comentários:

  1. que torcidos com aspeto apetitoso, adoro esses bolinhos com um cafézinho, ficaram perfeitos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolinho secos também são os meus preferidos :)

      Eliminar
  2. Quem me dera poder guardar todas as memórias dentro de um frasco para que elas não se perdessem! Sabes, cada vez valorizo mais as minhas memórias. Tenho pena de não ter conseguido "guardar" convenientemente algumas delas. Mas tenho a certeza que estarão "guardadas" no meu subconsciente e quem sabe um dia não saltam cá para fora?! Adoro todos os cheiros, sabores e sons e músicas que me façam lembrar coisas, pessoas, lugares, momentos do passado (a propósito, tenho um post agendado que fala sobre isso, sai brevemente). E curiosamente essas bolachinhas também me trazem memórias. A minha mãe fazia, embora muito raramente. Mas recordo-me de ir com a minha avó a casa de uma vizinha para ajudar a fazer essas bolachinhas! O nome não me ficou mas o sabor e o cheiro, tenho-os ainda bem presentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com perseverança as tuas memórias mais bem guardadas um dia virão à luz do dia do teu inconsciente. Espera pacientemente por elas, mas guarda as más no baú fechado a sete chaves. Já estou a reunir os ingrediente para a tua receita. beijocas e boas memórias.

      Eliminar
  3. Adoro este tipo de bolinho seco, que bom!

    ResponderEliminar
  4. Lembro -me de quando era pequena em Angola ajudar a minha mãe a fazer torcidos.
    Esses com sabor a limão e amêndoa devem ser uma delicia,gostei muito Carla
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São... As boas memórias têm sempre sabor e cheiro. beijocas

      Eliminar
  5. que lindos! devem ser uma maravilha ;)
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam saborosos e tenho de voltar a fazer mais, porque acabaram-se num ápice. beijinhos

      Eliminar
  6. Mas que coisinha mais querida fazem-me lembrar os parafusos que vendem numa pastelaria aqui em Tavira mas numa versão mais fofinha :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar