sexta-feira, 8 de maio de 2015

Esparguete com caril, bacon e creme de coco

Tenho de confessar que sou muito egoísta na cozinha. Gosto de fazer tudo sozinha e que ninguém lá entre para empatar. Descobri já tarde que isso afastou o "mais-que-tudo" da cozinha quando juntámos os trapinhos. Ele até fazia uns pratos jeitosos e mal eu chegava a casa, só reparava na sujidade que ele fazia. Shame on me! Bem, acho que não mudei muito... Continua a ser difícil partilhar este amor tão grande que tenho pela culinária, mas estou a trabalhar nisso. E a prova é que levei o "piolho encardido" para a cozinha e juntos fizemos este prato. Sabem, até gostei de ter este "ratatui" a ajudar-me e mandei nele como um verdadeiro Chef com mau feitio. Pena tenho que este prato não levou cebola, pois adoro vê-lo a pica-la e a chorar, aliás, foi logo a primeira coisa que ele me perguntou, se o que íamos fazer levava cebola. E eu, estive quase quase, a juntar cebola a este prato numa tentativa de o afastar da cozinha.
Para esta receita a Milaneza deu uma preciosa ajuda com o esparguete de caril que é delicioso. A juntar à massa, mais uns pozinhos de pirlimpimpim e este prato ficou tão bom. Eu sou fã de pratos de massa em que a massa é a personagem principal. 

Ingredientes para 3 pessoas:
- 250g de esparguete com caril Milaneza
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho laminados
- 2 folhas de louro
- 130g de bacon às tirinhas
- 1 colher de café de coentros em pó
- 1/2 colher de café de gengibre em pó
- 1/2 colher de café cominhos
- 4 colheres de sopa de creme de coco
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- folhas de manjericão fresco q.b. picadas

Preparação:
Cozer o esparguete em água a ferver e temperada de sal. Enquanto coze a massa, levar um tacho ao lume com um fio de azeite, os alhos, o louro e deixar a refogar ligeiramente. Acrescentar o bacon e deixar até ficar um pouco crocante. Adicionar os coentros em pó, o gengibre e os cominhos e envolver bem. De seguida o creme de coco.  Escorrer a massa e juntar ao preparado anterior envolvendo bem. Desligar o lume, adicionar as restantes ervas aromáticas e voltar a mexer. Servir de imediato e decorar com folhas de manjericão. Bom apetite!

10 comentários:

  1. sou um verdadeiro apreciador de massa, essa está magnifica que aspeto bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somo dois então! Muito simples de fazer e com a minha palavra de honra que apesar da simplicidade tem muito sabor. Palavra de escoteira!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Por aqui adorámos. Um prato a saber a Oriente.

      Eliminar
  3. Ando curiosa por experimentar esse esparguete de caril.
    Este com as especiarias que levou deve ter ficado uma delicia, adorei o aspecto.
    Eu quando estou a cozinhar não gosto de ninguém a meter a colher, sou egoista.
    O meu marido cozinha muito bem , desde que fiquei desempregada ele deixou de cozinhar mas confesso que tenho saudades das comidas dele.
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito e vou voltar a comprar. Depois é juntar mais qualquer coisas e fica muito bom.
      O meu marido havia de ver este comentário, para assim perceber que não sou a única eheheh.
      Tens de voltar a mandar o marido para a cozinha e assim teres uma folga, pois também é bom comermos o que os outros fazem. Bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Nisso sou tão parecida contigo! Prefiro fazer tudo sozinha sem ninguém à minha volta! Não é por mal mas acho que assim tudo corre melhor! A minha mãe é a única pessoa que permito que me ajude, mas o marido não se chateia nada com isso! Beijinho. Ah, esse esparguete ficou mesmo como eu gosto! Como cá não se encontra (ainda) esses esparguetes com sabor, eu junto caril na água da cozedura do esparguete e fica uma espécie de! Quem não tem cão caça com gato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que egoístas que somos ;), queremos a cozinha só para nós... É assim mesmo, quem gosta de cozinhar não se deixa intimidar porque não há certos ingredientes. Beijocas e bom fim de semana, que parece ser de sol, pelo menos por cá e espero por aí também. bjs

      Eliminar
  5. Esse tipo de mistura é bem a meu gosto, maravilha!

    ResponderEliminar