quarta-feira, 6 de maio de 2015

Leite creme queimado (com baunilha e limão)

Domingo passado foi dia de rever uma velha amiga. E que bom foi recebe-la em minha casa. Dei o meu melhor para que a refeição fosse agradável, mas fico sempre com a sensação que poderia ter feito mais, não fosse esta a minha melhor forma de me expressar, a cozinhar. Uma das sobremesas foi este leite creme tão simples de fazer. Ficou a promessa de nos vermos mais vezes, e da minha parte vou fazer com que esta promessa se mantenha de pé.
 


Ingredientes para 4 pessoas:
- 500ml de leite
- 1 vagem de baunilha aberta ao meio e com as costas da faca retirar as sementes ao longo da vagem
- 1 casquinha de limão
- 3 gemas tamanho L
- 20g de amido de milho (cerca de 2 colheres de sopa rasas)
- 100g de açúcar refinado
- açúcar mascavado q.b. para queimar

Preparação:
Levar o leite ao lume a ferver, juntamente com a vagem de baunilha e as sementes, e a casca de limão. Apagar o lume e deixar repousar alguns minutos.
Bater as gemas, o açúcar refinado e o amido, com a vara de arames, até ficar um creme esbranquiçado.
Coar o leite, que deve estar já um pouco arrefecido e misturar bem e aos poucos, com o creme das gemas.
Levar novamente ao lume moderado até engrossar. Ir mexendo com a vara de arames.
Dividir por taças individuais e deixar arrefecer por completo. Levar ao frigorífico até servir.
Na hora de servir, polvilhar com açúcar mascavado e queimar com o maçarico de cozinha. Bom apetite!

14 comentários:

  1. Já ando com saudades de fazer leite creme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão simples e é tão bom. Eu gosto muito. Bjs Marisa.

      Eliminar
  2. Tenho a certeza que esse leite creme lhe soube muito bem! Quando as coisas são feitas com amor, por mais simples que sejam, têm sempre outro encanto! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se têm! Nada sem ser feito com amor corre bem. beijoca grande grande

      Eliminar
  3. adoro leite creme, e assim com o sabor a limão deve ser excelente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui ninguém reclamou e eu dou a minha palavra que é muito bom.

      Eliminar
  4. Mas que maravilha de aspecto, tão tentador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa! Cá por casa andamos mesmo gulosos. bjs

      Eliminar
  5. Adoro e esse esta de dar água na boca
    Adoro essa crosta em cima.....babei
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales na crosta... Ando tão gulosa, mas este fim de semana que vem nada de sobremesas lá em casa... Bjs

      Eliminar
  6. E esta velha (mas estimada obviamente) amiga adorou o leite creme e o resto da ementa! Mesmo sem ementa nenhuma não trocava este almoço por nada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim nunca chega... Acho sempre que fiz pouco. Portanto temos de repetir para eu me redimir. bejufas

      Eliminar