sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pataniscas de atum

Quando fiz estas pataniscas há uns dias, não fazia a mínima ideia que as iria fazer. Sem nada descongelado para o jantar, sem nenhuma ideia na cabeça, mas com muita vontade de fazer uma comida de conforto, daquelas que nos abraçam bem apertado. Olhei para o frigorífico e tirei ovos, fui à dispensa e peguei nas latas de atum e fez-se luz na minha cabeça. Pataniscas de atum, para fugir das habituais de bacalhau. Se bem que são as meninas dos meus olhos, mas no fundo fui uma vira-casaca e agarrei-me às de atum. A acompanhar, um arroz bem malandrinho de tomate e pimento vermelho. Fiquei de coração cheio com esta refeição, e junto com uma sopa de espinafres e ainda couves de bruxelas salteadas com bacon fez maravilhas ao jantar. Bom fim de semana!


Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo com fermento
- 2 ovos tamanho XL
- 150ml de água
- 3 latas de atum escorridas (usei conservadas em água)
- 1 cebola picada
- 1 pequeno molho de salsa fresca picada
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b.
- óleo de girassol q.b. para fritar

Preparação:
Numa taça juntar a farinha, os ovos, a água e misturar bem com a ajuda de um garfo ou uma vara de arames. Adicionar o atum ligeiramente desfeito, a cebola, a salsa, temperar de sal e pimenta e misturar bem. Colocar o óleo numa frigideira a aquecer e quando estiver bem quente, colocar colheradas (com uma colher de sopa) da massa e com a ajuda de outra colher empurrar a massa para o óleo. Fritar de ambos os lados até ficarem douradas e deixar a escorrer o excesso de óleo em papel absorvente. Servir quentes, mornas ou até frias. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Olha que ficaram mesmo apetitosas! Eu adoro pataniscas :)

    ResponderEliminar
  2. É certo que as de bacalhau são um must mas essas de atum também devem ser muito boas! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu para desenrascar e matar saudades de pataniscas, embora sem o nosso fiel bacalhau :(. beijocas

      Eliminar
  3. e ficaram muito bem, e bem práticas , ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Adoro pataniscas e cá em casa faço pataniscas de atum, pataniscas de chouriço ou pataniscas de legumes (courgettes, milho, cogumelos, etc), claro que não tem aquele sabor do bacalhau mas são uma óptima maneira de variar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/19-edicao-bundtmania-neapolitan-bundt.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bacalhau é o rei da patanisca, mas não faz mal nenhum variarmos e juntarmos outros sabores que nos salvem as refeições quando não demos ideias. Beijocas

      Eliminar