quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bola (com açafrão e manjericão) de frango

A família Sousa adora sair à noite no verão, jantar às tantas e quebrar todas as regras. Todos os verões são assim cá por casa. Ainda onteontem fiz pizza para o lanche e depois ao jantar ninguém tinha fome. Fomos para a rua e quando demos por nós eram onze horas. O que quer dizer que jantámos mesmo tarde. Sentir-mo-nos livres, sermos loucos e fazermos o que nos der na telha também é bom para a saúde mental, e sei que pelo menos uma parte do verão posso me sentir assim. Livre. Sem horários, sem regras e virar tudo do avesso se bem entender. No fundo, serei sempre uma rebelde, que a idade tentou disfarçar, que a idade ajuizou, mas que ainda vive dentro de mim, e eu deixo-a sair para fora nesta época. 

Ingredientes:
Massa:
- 500g de farinha de trigo (usei tipo 65)
- 1 colher de café de sal fino
- 1 colher de sopa rasa de açafrão das Índias (curcuma)
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 3 gemas grandes à temperatura ambiente
- 50g de manteiga derretida e arrefecida
- 1/2 saqueta de fermento padeiro (usei Fermipan)
- 250ml de leite morno

Recheio:
- 1 frango médio
- 1 chouriço de carne
- 130g de bacon às tiras
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- 1 colher de chá de alho em pó

Preparação:
Colocar o frango partido aos pedaços numa panela, temperar de sal e cobrir com água. Deixar a cozer até ficar bem tenro. Desfiar e reservar para o recheio (a água da cozedura pode ser utilizada para outra receita).
Numa panela com um fio de azeite, levar o chouriço e o bacon a fritar. Adicionar o frango, o alho em pó, pimenta e sal se necessário. Mexer bem, e se estiver muito seco acrescentar um ou duas colheres de sopa da água da cozedura. Desligar o lume e reservar para que arrefeça quando colocado na massa.
Numa taça grande colocar a farinha, o sal, o açafrão e o manjericão. Misturar bem e abrir um buraco ao meio (poderão fazer diretamente na bancada da cozinha, mas quando não quero sujar muito faço assim primeiro). Adicionar no meio as gemas, a manteiga, o fermento e o leite. Com o garfo ir misturando de dentro para fora e quando a massa mostrar resistência, polvilhar a bancada da cozinha com farinha e amassar na bancada durante 10 minutos (poderá parecer que a massa está um pouco mole, mas depois de ser colocada na bancada polvilhada com farinha vai compensar). Formar uma bola com a massa e deixar levedar numa taça untada com azeite, tapar com um pano ou película aderente e deixar num local seco, quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas ou até dobrar de volume. Depois de levedada pôr a massa na bancada da cozinha já polvilhada com um pouco de farinha e dividir em duas partes iguais. Estender cada parte num retângulo.
Forrar a forma com papel vegetal (eu esqueci e depois é mais difícil desenformar). Dispor uma placa de massa, o recheio e outra placa de massa, unindo todos os lados. Levar ao forno pré-aquecido a 180º,  aproximadamente 30 minutos. Servir frio morno ou frio! Bom fim de semana!

11 comentários:

  1. Adoro o sabor e a cor do açafrão, que bem que deve ficar, bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom para levar para o piquenique e em casa com uma saladinha fica ótimo. beijocas

      Eliminar
  2. as férias são mesmo para isso não pensar em horários sermos "livres", essa bolo deve estar cheia de sabor deve ser muito saborosa mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui gostamos muito. Já fiz com pato e perú e também fica muito saboroso. Com frango é sempre mais económico.

      Eliminar
  3. Parece-me tão bem esse bola! Uma receita ótima para levar para um pic-nic ou para um lanche ao ar livre! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se é. É uma receita super portátil e deu para eu matar saudades de fazer massas. Beijocas

      Eliminar
  4. Adorei!

    Vou "roubar", pode ser?

    E acho que tens razão, temos que fazer coisas loucas, de vez em quando! :) Faz bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá até podias roubar... mas comemos tudo. Que grandes comilões. Para a próxima guardo-te uma fatia, combinado? beijinhos

      Eliminar
  5. E eu que chega o verão e o apetite para fazer comer é muito pouco... experimentar receitas novas, só se forem muito, muito fáceis. Já essa bola deve ser um regalo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho fases assim, é normal. Mas ultimamente tenho andado bem gulosa com a comida, mas compenso sempre quando exagero. Equilíbrio é o meu lema de vida. beijinhos

      Eliminar