terça-feira, 18 de agosto de 2015

Risotto preto (com tinta de choco) e chocos grelhados

Durante as férias houve dias mais caseiros, que serviram para descansar e recuperar as energias, para assim estarmos em forma para novos dias de diversão. Num desses dias acordei cedo e deixei a malta a dormir. Fui à procura de chocos com tinta para fazer um mimo ao "mais-que-tudo". Finalmente consegui amanhar os chocos delicadamente, sem romper os saquinhos que escondem a tinta, para poder usá-los num risotto que ando há que tempos a pensar. Não dá trabalho nenhum, é só ter vontade e depressa temos à mesa um prato para agradar alguém. 


Ingredientes para 2 pessoas:
Para os chocos:
- 4 chocos pequenos (cerca de 550g no total)
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.

Para o risotto:
- 1 cebola roxa picada
- azeite q.b.
- 1 dente de alho picado
- 200g de arroz carnarolli (ou arbório)
- 100ml de vinho tinto
- 2 saquinhos com a tinta que reservámos dos chocos
- 1l de água bem quente
- sal q.b.

Para servir:
- cebola roxa picada q.b.
- coentros frescos picados q.b.
- fatias de limão q.b.
- um fio de azeite q.b.

Preparação:
Amanhar os chocos retirando cuidadosamente todo o interior, reservando dois dos saquinhos de tinta de dois chocos. Aproveitar também os tentáculos retirando os "olhos" e o "bico". Retirar a "pele fina" exterior, mas se preferirem podem deixar para manter o sabor. Temperar com um pouco de sal, untar com um pouco de azeite e reservar no frigorífico até à hora de grelhar.

Refogar a cebola com o azeite até reduzir e ficar transparente. Juntar o arroz e mexer cerca de 1 minuto. Acrescentar o alho picado e o vinho e deixar até o álcool evaporar, mexendo várias vezes. 
Adicionar uma concha de sopa da água bem quente, os saquinhos com a tinta de choco e deixar até secar a água, para voltar a colocar mais uma concha. Temperar de sal e repetir esta operação até o arroz estar cozido. Poderá não ser necessário usar a água toda. Apagar o lume e deixar repousar alguns segundos.

A meio do risotto, aquecer bem um grelhador de fogão ou elétrico, e grelhar os chocos de ambos os lados, tendo atenção ao tempo, para não ficarem rijos. Cortar às tiras e reservar.

Servir o risotto com o choco, polvilhar com coentros e cebola roxa, fatias de limão e um fio de azeite. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Uau!!!!!! Que chique! Olha que esse pratinho podia muito bem estar num restaurante daqueles todo finesse! Está lindo! O sabor não imagino pois nunca provei nada com a tinta de choco mas deve ser bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha e vou vou dizer o que digo ao mais-que-tudo, que exagerooooooo! :). A tinta não tem um sabor muito acentuado, fica com um toque leve, e claro, pinta o arroz de preto. Beijocas

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Cá em casa é para repetir sempre que conseguir retirar os saquinhos de tinta do choco. bjs

      Eliminar
  3. fabuloso, primeira palavra que me vem a cabeça, um mimo bem saboroso esse, devia estar mesmo delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, que isso sim, é que é bem fabuloso para mim. :)

      Eliminar
  4. Por aqui apreciámos muito. É um risotto diferente do habitual pela cor que fica. beijocas

    ResponderEliminar