quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bifes de frango panados com corn flakes no forno

Estava aqui a pensar com os meus botões na conversa de ontem ao telefone que tive com uma pessoa. Já nos conhecemos há alguns anos, pois precisamos falar ao telefone várias vezes por razões profissionais. Nunca nos conhecemos pessoalmente porque a distância e a ocasião ainda não o permitiram, mas há uma empatia sempre que conversamos. Falamos do trabalho que temos em mãos e depois a conversa flui sempre tão bem, que eu acho que acabamos por nos apoiar mutuamente em algumas questões pessoais que nos afligem. Ontem foi dia de falarmos dos filhos e não só. Um dos seus filhos crescidos está de malas quase prontas para partir para longe. Vai estudar numa das melhores escolas e quem sabe um dia vamos ouvir falar dele. Eu como mãe fiquei logo com pele de galinha, pois fico sempre tão orgulhosa nestes momentos que a criançada cresce e voa para longe para se tornar um ser humano autónomo e com perspetivas de um futuro risonho. Ele ainda não sabe cozinhar, e eu sei que ele leva na bagagem o link d´"O Meu Tempero", o que me deixou profundamente emocionada e também com uma responsabilidade acrescida. Sendo assim e na esperança que ele um dia venha para estes lados ver receitas fáceis, ontem preparei uns bifes panados de frango bem saborosos, pateticamente rápidos de fazer e muito saudáveis, que eu não quero ter a sua mãe à perna. É só preciso agarrar nos cereais corn flakes do pequeno almoço mais uns pózinhos e está feito. Acompanha qualquer coisa, massa, cuscuz, arroz, saladas, legumes cozidos ou salteados. Boa sorte rapaz!

Ingredientes de 8 bifes (não muito grandes):
- 400g de bifes de frango finos
- sal fino q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- sumo de limão q.b.
Para panar:
- 1 chávena almoçadeira de corn flakes
- 3 colheres de sopa cheias de queijo ralado da ilha (ou parmesão)
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- 1 ovo tamanho L batido

Preparação:
Temperar os bifes com sal, pimenta e sumo de limão a gosto. 

Juntar os corn flakes, o queijo e os coentros e processar no robot de cozinha grosseiramente (ou juntar tudo num saco de plástico e bater com o rolo da massa por exemplo). 

Passar cada bife pelo ovo, escorrer ligeiramente e passar depois pela mistura dos corn flakes, pressionando bem para aderir ao bife.

Colocar no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal (ou diretamente na parte da grelha). Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 a 25 minutos, dependendo da grossura dos bifes. Se ficaram muita assados vão ficar mais secos. Acompanhar com massa, arroz, saladas variado
as ou legumes. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Defendo que os pais devem ensinar os filhos a cozinhar (a cozinhar e a fazer de tudo um pouco nas lides da casa). Mesmo que seja o básico. Se souberem o básico já se irão desenrascar muito bem. Até porque isso são bases que nos alicerçam enquanto pessoas, porque as tarefas domésticas já não são só para mulheres, são também para homens. E como sempre me dizia a minha mãe, nunca sabemos quando vamos precisar. É tudo muito bonito quando temos uma mãe para nos fazer tudo, mas e quando não tivermos? Acho fundamental incutir isso nos filhos e espero que Deus me dê saúde e capacidade para o fazer! Obviamente não censuro nenhum pai nem nenhuma mãe por não ter ensinado os filhos a fazer determinadas coisas. Era um hábito de antigamente. Era cultural. Acontece. Mas os tempos têm vindo a mudar, felizmente, e acho que hoje isso já se tornou uma preocupação e uma prioridade. Mas nem tudo está perdido porque realmente aqui no teu tempero, aqueles que são um zero à esquerda na cozinha, podem encontrar sugestões simples, rápidas e verdadeiramente deliciosas! E esses bifinhos estão uma maravilha! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo o que dizes. Mas às vezes ensinar não é sinal de sucesso nos ensinamentos ;). Há anos que ando a ensinar estes meus dois amores a não virar as meias do avesso quando as descalçam, e não há maneira deles aprenderem. Até já fiz as contas aos pares de meias que viro ao final do mês, ou seja 60 pares, isto se for mês de 30 dias. Agora 60 pares são 120 meias que eu viro pelo direito, quando eles descalçam pelo avesso. Até fiquei cansada de me relembrar destas contas eheheh. beijocas e obrigada pelo elogio ao Meu Tempero.

      Eliminar