quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Massa caseira para gyosas - Gyosas de vaca

O "piolho encardido" passa a vida a pedir-me gyosas. Ele delira com estes pastéis japoneses.
A massa comprava sempre uns discos já feitos e congelados que se vende em lojas japonesas e que nas últimas vezes não me agradou o aumento de preço para cerca de 4 € uma embalagem de 30 discos, nem a forma como estavam acondicionados. Fiquei desiludida, vim de mãos a abanar e decidi não estar dependente dessas lojas cada vez que havia um pedido de gyosas lá em casa. Umas quantas pesquisas pela internet, junto com aquilo que já aprendi sobre massas e está o assunto arrumado. Claro que dá trabalho, mas quando o fazemos vezes sem conta torna-se mais fácil e rápido. O que parecia muito trabalhoso a primeira vez, na quarta já nem dou por isso. Farinha, água e sal é tudo o que precisam. Há quem ponha ovos e outros óleo, mas eu dispenso esses ingredientes para esta massa. A ajuda para a massa retirei daqui, embora tenha utilizado outro método de estender que para mim se torna mais prático. Para o recheio desta vez usei novilho e reduzi as quantidades desta receita que já partilhei, porque não usei 60 discos de massa, alguns ingredientes substituem-se por outros quando não há em casa. A massa rendeu 24 discos cortados com um aro de cozinha normal e médio. Eu acho que já valeu bem a pena todas as vezes que fiz esta massa, por isso decidi que era altura de partilhar.

Ingredientes para 24 gyosas: 
Massa:
- 200g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 110ml de água tépida
- 1/2 colher de chá de sal fino

Recheio:
- 200g de novilho picado
- 3 dentes de alho esmagados com utensílio manual próprio ou bem picados com a faca
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de sopa rasa de pasta miso escura
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 cenoura grande ralada no crivo mais pequeno do ralador
- 2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
- 1/3 de couve chinesa picada

Molho:
- 8 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 8 colheres de sopa de molho de soja
- sumo e raspa de 1 lima

Preparação:

Numa taça grande, misturar bem todos os ingredientes para o recheio e reservar. 

Noutra taça grande ou diretamente na bancada da cozinha, misturar a farinha e o sal. Acrescentar a água e ir misturando. Amassar à mão cerca de 5 minutos até ficar uma massa lisa e homogénea. Formar uma bola e deixar a massa descansar no frigorífico enrolada em película aderente, pelo menos 30 minutos. Depois de refrigerada retirar pequenas porções da massa e deixar a restante embrulhada na película aderente. Estender numa superfície enfarinha com o rolo, e também com um pouco de farinha por cima, o mais fino que se conseguir sem rasgar a massa. Cortar com o aro de cozinha. Ir recheando à medida que vão tendo os discos de massa prontos.

Colocar uma colher de sobremesa do recheio no meio de cada disco de massa. Como a massa está ainda fresca quase não é necessário molhar as extremidades com água para colar. Mas ter sempre a taça com água se for necessário.
Dobrar a massa em jeito de rissol, mas fazendo um efeito de pregas numa das partes e unir bem para que não abra. Repetir a operação até toda a massa acabar. (Poderá sobrar recheio). Colocar os pastéis num tabuleiro enfarinhado para não colarem.

Depois de todos os pastéis prontos, pincelar uma frigideira grande com o óleo e fritar as gyosas em lume alto durante 1 a 2 minutos, até ficarem douradas por baixo. Sem desligar o lume, juntar uma chávena de chá de água e tapar, para que acabem de cozer  quase em vapor por mais uns minutos. Repetir a operação até as gyosas acabarem. Servir com o molho. Bom apetite!

2 comentários: