quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Salada de bacalhau, ovas e camarão, com vinagrete de pimento verde, cebola e coentros

Fazer "render" o peixe é coisa de criança para qualquer mulher que cozinha diariamente. Juntam-se alguns ingredientes e em meia hora está o jantar pronto. Tudo cozido e nada de excessos, porque por aqui continuamos a semana com muitas saladas. Os ingredientes reunidos têm de valer a pena, e assim praticamente o prato faz-se sozinho. Bacalhau que dê boas lascas, batatas que não sejam farinhentas e umas ovas a compor, mais uns pozinhos, um bom azeite e já está. E se vamos cozer tudo dentro da mesma panela há que ter atenção que cada um dos ingredientes coze em tempo diferente, eu dividi por duas. A mim soube-me mesmo bem.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 lombo de bacalhau já demolhado
- 250g de ovas de bacalhau
- 100g de miolo de camarão grande
- 2 ovos tamanho XL
- 700g de batatas brancas para cozer
- 1 frasco de grão já cozido, lavado e escorrido
Para o molho:
- 1/2 pimento verde cortado aos cubos pequenos
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho espremido com utensílio próprio manual ou bem picado com a faca
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- sal qb.
- vinagre de vinho branco q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Descascar as batatas e cortar aos cubos do mesmo tamanho. Cozer em água temperada de sal juntamente com os ovos. Assim que começar a levantar fervura, contar cerca de 10 minutos, retirar os ovos e deixar em água fria para arrefecer rapidamente. As batatas continuam ao lume até estarem cozidas. Escorrer e reservar junto com os ovos já descascados e cortados aos quartos. 

Cozer à parte o bacalhau e as ovas em apenas água (se o bacalhau ficar insonso corrigir o sal depois). Retirar o bacalhau assim que ficar com cor opaca e as lascas separem-se. As ovas poderão demorar mais uns minutos, tudo depende do tamanho, assim que ficarem de cor opaca e rijas, estão cozidas e pode-se retirar. Na mesma água cozer o camarão e escorrer. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau e dividir em lascas, e as ovas às rodelas. 

Empratar colocando numa travessa grande, as batatas, o grão, as lascas de bacalhau, as ovas, o camarão e os ovos. Temperar com o molho, e para isso basta misturar todos os ingredientes. Servir morno ou frio e com mais molho a gosto para acompanhar. Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Adoro em um aspeto fantastico! Hoje por ca tambem é bacalhau e a ideia tambem é fazer rende-lo para comermos de varias maneiras! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é! Temos de recuperar dos gastos das férias, e esta é uma boa maneira de poupar também. beijoca

      Eliminar
  2. Olá Carla!!
    Esta é uma salada de encher os olhos!! Ficou com uma apresentação maravilhosa!!
    Beijos mil e uma boa noite pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andrea! Que elogio tão simpático. Faço os possíveis para que fique bonito e possa agradar quem por aqui passa. Beijocas a triplicar e tudo de bom.

      Eliminar
  3. Que prato tão bonito! Excelente sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonito, bonito, são os comentários sempre simpáticos que recebo. Obrigada do coração!

      Eliminar