segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Salada de espirais, brócolos, couve-flor, tomate, requeijão, presunto e molho de manjericão

Setembro é um mês atarefado. É o mês do regresso à escola, do regresso a outra estação do ano, e também de muitos aniversários. Sábado foi o dia do "mais-que-tudo" e hoje é o aniversário da minha mãe. Como é segunda-feira será um dia calmo e sem festa a seu pedido, mas haja saúde e muitos mais anos para ela!  Já vos disse que a minha mãe é a melhor do mundo?
A receita de hoje estava prometida para sexta-feira, mas estive tão atarefada com as surpresas que tinha a fazer que me esqueci. É uma salada que gostei muito e me deixou bastante saciada. Embora tivesse presunto e massa, acho que posso dizer que até é uma refeição saudável, porque por aqui nunca exageramos nos enchidos. As fatias de presunto eram bem finas, o que torna o pecado menor.
Usei brócolos e couve-flor congelados, pois quando começa o mês de Setembro tenho uma enorme vontade de encher o congelador com estas coisas, como se fosse uma formiga a preparar-me para o inverno.


Ingredientes para 4 pessoas:
- 200g de massa espiral
- 1 chávena almoçadeira de brócolos (usei congelados)
- 1 chávena almoçadeira de couve-flor (usei congelados)
- 2 tomates rama médios
- 1/2 requeijão de Seia
- 4 fatias finas de presunto
Molho:
- raspa e sumo de meio limão
- sal fino q.b.
- azeite q.b.
- 1 mão cheia de folhas de manjericão fresco grosseiramente picadas

Preparação:
Cozer a massa em água fervente e temperada de sal até ficar "al dente". Escorrer e reservar.
Cozer os brócolos e a couve-flor juntos em água fervente e temperada de sal (é importante os brócolos e outros legumes verdes serem postos sempre na água quando esta já está a ferver, pois assim não perdem a clorofila, e manterão a sua cor verde viçosa). Manter também o tacho destapado. Retirar os legumes quando estiverem cozidos mas ainda firmes. Escorrer e reservar.
Fazer o molho colocando no liquidificador todos os ingredientes e triturar bem.
Empratar numa travessa grande, colocando a massa, os legumes, o tomate cortado em meias luas finas, o requeijão aos cubos e as fatias de presunto ao meio. Servir morno, temperar com o molho e decorar com algumas folhas de manjericão. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Tenho de experimentar essa! Houve uma fase em que eu detestava brócolos! Aprendi a gostar na maternidade quando fui ter o meu primeiro filho, vê lá tu! Percebi que o problema não era dos brócolos mas sim de quem os cozinhava. Eu nunca havia feito pois todos os que tinha provado na casa de outrem não tinham graça nenhuma. Mas assim que os fiz adorei, bastou-me para isso não cozinhá-los demasiado para que mantivessem alguma crocância, juntei apenas uma pitada de sal e uma noz de manteiga à cozedura, e voilá, ficaram perfeitos! Agora usos em tudo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que só nós sabemos quando pomos mãos à obra. Afinal a culpa não era dos brócolos, precisavam era de uma mão certeira na cozinha como tu. beijocas e boa semana.

      Eliminar
  2. que saladinha bem colorida e bem saborosa de certeza e saudável.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil e preguiçosa para começar os primeiros dias de Setembro tranquilamente. E não fosse ali o malandro do presuntinho ter aparecido na travessa, seria um pouquinhos bem mais saudável.

      Eliminar