sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Creme de couve-flor com couve galega (caldo verde)

Cá em casa somos todos apreciadores de sopa. É claro que cada um tem as suas preferidas. Eu adoro sopas de peixe, de entulho, sopa da pedra e todas que levem carne e enchidos. O "mais-que-tudo" adora as aveludadas com muitos espinafres ou grelos e massa, de marisco, gaspachos, sopa alentejana e de tomate. O "piolho" gosta muito das mesmas que eu, tirando as de peixe, adora canja e caldo verde com muito chouriço. Como faço sopa muitas vezes durante a semana dá para agradar a todos. Eu continuo a gostar de contornar alguns obstáculos na cozinha, como foi o caso desta sopa. O "piolho" ainda não aprecia muito couve-flor, por isso tive de arranjar artimanhas e esconde-la numa sopa que tivesse parecenças com o caldo verde com chouriço que ele tanto adora. Bastou parecer, bastou colocar um chouriço na mesa com pão para o apanhar distraído e dar a golpada final, ou seja, ele comer a sopa toda.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 400g de couve-flor (usei congelada)
- 1 alho francês pequeno cortado às rodelas finas (só a parte branca)
- 1 batata média cortada aos cubos
- 1 chávena de chá de couve galega cortada em Juliana fina (caldo verde)
- 1l de água (ou caldo de legumes caseiro)
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Levar uma panela a aquecer com um fio de azeite e refogar o alho francês até ficar bem macio. Acrescentar a couve-flor (mesmo congelada) e a batata, temperar de sal e adicionar a água. Deixar a ferver até os legumes estarem bem cozidos e quase a desfazer. Desligar o lume e triturar com a varinha mágica insistentemente até ficar um creme bem aveludado (é importante para isso os legumes cozinharem bem). Levar ao lume novamente até voltar a ferver e acrescentar a couve. Cozinhar destapado e ir mexendo para não pegar no fundo. Quando a couve estiver tenra, desligar o lume, retificar o sal e a consistência do creme, poderá ser necessário acrescentar mais um pouco de água. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ontem também fiz! Mas foi com courgete! Já há muito tempo que a faço assim, sem batata, e todos gostam, nem dão pela falta da batata! E o caldo verde é a sopa preferida cá de casa, embora eu goste de todas! Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também uso muito a courgette em substituição da batata. Vou alternando conforme os abusos que vão havendo em casa. bjs e bom fim de semana com muitas receitas boas à mistura.

      Eliminar
  2. Carla, ótima ideia de substituir a batata!
    Eu adoro as mesmas sopas de ...todos aí em casa, preferindo as que gostas mais. Entulho: sim, e não preciso do 2º. prato... só fruta (que deveria comer antes da sopa!)
    Os meus filhos comem de tudo. Quando eram pequenos se dissessem que não gostavam, no fim eu colocava mais meia colher e dizia: agora come para aprenderes a gostar!... Resultou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que somos fãs de boas sopas e sim, com essas que gostamos o 2º prato não é necessário. Eu nunca como fruta antes da refeição,é sempre depois, aliás, com a idade deixei de apreciar fruta, e o marido é que me descasca sempre a fruta, se não já sabe que eu não a como, tirando as bananas que eu sei que fazem muito bem e são fáceis de tirar a casca. Eu também sou muito assim com o miúdo, e quando ele ainda não aprecia algum alimento, e eu acho que lhe faz bem, faço umas malandrices para o esconder. Quando estamos à mesa só me apetece rir, pois ninguém dá por nada.bjs e boa semana. Ah e parabéns pelo souflé de atum!

      Eliminar