30 outubro 2015

Pizza 2 queijos, presunto e azeitonas (com a ajuda da CONDI)

Mais um desafio Condi, desta fez utilizando o fermento padeiro seco. Saiu uma pizza do forno, aliás, saíram duas, pois há algum tempo que não fazia para o "piolho encardido" que está sempre ansioso por comer pizza. Desta vez fiz a massa em jeito de pão, pois decidi não colocar azeite como habitualmente faço, e uma parte da farinha utilizei farinha integral. Não comprometeu o sabor nem a textura. É irmos variando e testando outras formas de fazer as coisas.

Ingredientes para 2 pizzas retangulares grandes:
Massa:
- 300g de farinha de trigo tipo 65
- 200g de farinha de trigo integral
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de fermento seco padeiro Condi
- 300ml de água morna

Molho de tomate:
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 3 tomates pelados e picados em conversa e um pouco da calda
- 1 colher de café de tomilho seco
- 1 colher de café de manjericão seco
- 1 colher de café de orégãos secos
 
Recheio:
-  4 fatias finas de presunto cortadas às tirinhas
- 200g de queijo ralado flamengo
- 200g de queijo ralado mozzarella
- azeitonas pretas descaroçadas e cortadas às rodelas q.b.

Preparação:
Num alguidar ou taça grande (ou diretamente na bancada da cozinha), misturar as farinhas e o sal, abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Com a ajuda de um garfo ir mexendo o fermento enquanto se adiciona a água aos poucos, ir puxando a farinha dos lados para se ir dissolvendo na água. Assim que o garfo criar resistência, está na hora de colocar a massa na bancada da cozinha já polvilhada com um pouco de farinha. Amassar à mão cerca de 5 minutos, ou até a massa despegar-se das mãos, ficar homogénea, elástica e formar uma bola.
Untar o alguidar com um pouco de azeite, não é necessário muito, apenas o suficiente para a massa descolar melhor do alguidar depois de levedar ou apenas um pouco de farinha. Tapar o alguidar com um pano e deixar levedar em local quente, aproximadamente 2 horas, ou até dobrar de volume.

Para o molho de tomate, aquecer um pequeno tacho com um fio de azeite e refogar a cebola até ficar macia. Acrescentar o tomate pelado picado, deixar reduzir um pouco e acrescentar um pouco da calda. Cozinhar tapado para ir criando molho. Adicionar as ervas aromáticas secas, desligar o lume e triturar bem no copo liquidificador.

Depois de levedada, dividir a massa em duas partes iguais. Polvilhar a bancada da cozinha com um pouco de farinha e estender a massa. Forrar os tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal e colocar a massa por cima.

Pincelar generosamente a massa com o molho de tomate, distribuir metade dos queijos pelas 2 massas, o presunto e as azeitonas.

Levar ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 25/30 minutos, ou até a massa estar cozida e o queijo bem derretido. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Bom dia,
    Nos por aqui adoramos pizza mas, fazer a massa...
    Ainda sobrou alguma fatia?
    Beijokas salgadas
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada, nem uma... Quando quiseres faço para ti :). beijocas

      Eliminar
  2. Que apetitosa que ficou! Mesmo ao meu gosto! Também faço as minhas com esse formato! Dantes fazia redonda, mas um dia experimentei fazer rectangular e olha, passou a ser um hábito! Hoje também vou ter pizza para o almoço mas como estou malandra vou encomendar! Não estou nada malandra, estou é cheia de trabalho! Tenho no escritório caixotes até ao tecto de material para introduzir, já para o Natal que está aí à porta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o tamanho do meu tabuleiro do mini forno ;). Às vezes também precisamos de folga na cozinha, pois não somos infalíveis. Haja trabalho, muito trabalho! E Natal esse malandro que já chegou sem eu dar conta... bjs

      Eliminar
  3. Huuummm! Delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pizza caseira é sempre bem vinda ;). beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Que pizza caseira tão boa!! Nunca usei farinha integral na pizza! Parece-me mt bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bom e como é misturada com a farinha de trigo normal quase nem se dá por ela. beijinhos e boa semana

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...