quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Queijadas de leite e amêndoa com pele (sem batedeira)

Chegou a minha casa um saquinho de amêndoas com casca. É tão bom receber estes mimos que pertencem à terra de alguém. É inexplicável a alegria que sinto quando recebo produtos caseiros que não passam pela prateleira do supermercado. Deu algum trabalho a parti-las e aí se explica porque são tão caras, mesmo que sejam máquinas a fazê-lo. Para dar uso a estas meninas que eram tão doces, pensei numas queijadas, e como são tão fáceis de fazer, o "piolho" poderia dar uma ajuda para se entreter. Eu a mandar e ele a executar. Lembrei-me das queijadas da Sara e da Duxa e juntei as minhas amêndoas que depois flutuaram na massa e formaram uma crosta irresistível. Utilizei açúcar moreno para lhes dar mais sabor ainda, e reduzi também, pois polvilhei generosamente as formas com açúcar baunilhado e generosamente também depois de frias.

Ingredientes para cerca de 18 unidades:
- 2 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 150g de açúcar moreno
- 50g de manteiga amolecida
- 500ml de leite à temperatura ambiente
- 150g de amêndoa com pele trituradas grosseiramente no robot de cozinha
- 100g de farinha de trigo
- manteiga para untar q.b.
- açúcar em pó baunilhado para polvilhar as formas e polvilhar depois de frias q.b.

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar e a manteiga até ficar um creme esbranquiçado (usei uma vara de arames).  Juntar o leite e ir misturando com a vara de arames até ficar uma mistura homogénea.

Adicionar as amêndoas, a farinha peneirada e misturar bem.

Untar formas "tipo empadas" com manteiga e polvilhar com açúcar (utilizei açúcar em pó baunilhado). 
Encher as formas com o preparado (que é bastante líquido), com o cuidado de deixar uma pequena margem para crescerem.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30 a 40 minutos. Depois de cozidas deixar arrefecer uns minutos dentro do forno aberto para que não desçam muito. Desenformar, deixar arrefecer por completo e polvilhar com açúcar em pó baunilhado. Bom apetite!

14 comentários:

  1. Ui adoro queijadas. Ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pizza-vulcano.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! Foram feitas num ápice. beijinho

      Eliminar
  2. Adorei o aspecto, que delícia devem ser!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela camada de amêndoa que vem ao de cima é mesmo boa. Comeram-se num abrir e fechar de olhos. bjs

      Eliminar
  3. Ai, nem me digas nada! Agora apeteceu-me lamber o ecrã! Parecem ser deliciosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh agora fizeste-me rir, até voltei a ver a foto a ver o que devias ter sentido... beijocas e podes lamber o ecrã à vontade assim não se engorda ;)

      Eliminar
  4. Eia...que hora ser falada no teu blog! :p
    Adoreiiii. Coisas com crosta são comigo! ;)
    Muito bem...também adoro receber estas prendinhas assim.
    Beijocas
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que adorei ter pegado na tua receita (e também da Duxa que são idênticas e assim aproveitei as dicas de duas boas cozinheiras) assim de fininho... E olha estavam bem boas e deu para usar as amêndoas. Para a próxima faço sem elas que tenho a certeza que ficam maravilhosas também e super leves. bjs e espero o teu perdão pelo assalto às tuas receitas.

      Eliminar
  5. Adoro queijadas e de amêndoa ainda melhor, uma verdadeira tentação :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que são tão fáceis de fazer, e já ando a pensar noutros aromas. bejinhos

      Eliminar
  6. Será que ainda vou a tempo d levar algumas comigo?
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana não sobrou nem uma... para a próxima guardo uma para ti. beijocas

      Eliminar
  7. Que óptimo aspecto. Já ia uma ou até duas, ehhehh!! Ficaram fantásticas, parabéns.

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia! Já estou a pensar noutras mas com coco e lima. Vamos lá ver se as faço este fim de semana. um beijinho

      Eliminar