quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Jantar com sabor a México

Chili com carne era uma das receitas que fazia vezes sem conta quando fomos morar para a nossa casa. Nem sei bem porquê, pois não era um prato que a minha mãe fazia. E por ter feito tantas vezes deixei-o um pouco para trás. Estava na altura de matar saudades da Carla cozinheira de outros tempos, a Carla que o "mais-que-tudo" adora lembrar e dizer a todos que quando casámos só sabia fazer uns 4 ou 5 pratos. Eu cá não me importo que ele diga estas coisas, até acho piada porque sei que no fundo ele já não sobrevive sem os meus cozinhados.
Um dia destes depois de folhear uma revista do Pingo Doce e ver uma das receitas com sabor a México, achei interessante juntar tudo no mesmo jantar, coisa que ainda não tinha feito. Fiz o chili como habitualmente faço, ainda acrescentei ao jantar o milho e os nachos que são habitué cá por casa. Eles adoraram a surpresa, e esperaram pacientemente que eu me despachasse da cozinha depois de um dia de trabalho. O jantar foi servido mais tarde e assim que a mesa ficou composta foram a correr antes de eu poder captar algumas imagens decentes e mais pormenorizadas. Agarraram-se aos nachos e ao guacamole nas minhas costas e só depois da foto é que percebi uma rodela de malagueta fora do sítio. Mas não faz mal, o que interessa é que eu vos inspire também e eles não esperem muito. E já sabem, carreguem nas malaguetas se gostarem. Eu tenho de ter atenção para o "piolho encardido" não ficar em chamas (usei as malaguetas de forma que ficassem mais visíveis para ele poder retirar) e o "mais-que-tudo" não ficar demasiado "hot".

Nachos:
- 4 tortilhas de trigo (usei de compra)
- 4 a 5 colheres de sopa de azeite
- sal fino q.b.
- 1 colher de café de pimentão doce
- 1 colher de café açafrão das Índias 

Numa taça pequena misturar o azeite, uma pitada de sal, o pimentão doce e o açafrão. Pincelar as tortilhas de ambos os lados. Ir empilhando umas em cima das outras e assim basta só pincelar um lado que o outro fica em cima da tortilha já untada. Com uma faca que corte bem, cortar as tortilhas empilhadas ao meio e depois em pequenos triângulos. Dispor os triângulos no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, apenas alguns minutos até ficarem dourados e crocantes.

Milho:
- 2 maçarocas de milho doce já cozidas 
- 1 malagueta vermelha picada e sem as sementes
- 1 colher de sopa cheia de manteiga
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 1 colher de chá de concentrado de tomate
Cortar cada maçaroca em 4 pedaços iguais. Derreter a manteiga e misturar com a malagueta, os coentros e o concentrado de tomate. Aquecer o milho no micro-ondas e envolver o molho enquanto ainda estão ainda quentes.

Guacamole:
- 2 abacates maduros
- 1 cebola
- 1 tomate grande chucha (sem pele e sementes)
- 1 malagueta vermelha (sem as sementes)
- 1 pequeno molho de coentros frescos
- sal fino q.b.
- sumo de 1 lima

Juntar todos os ingredientes cortados grosseiramente no robot de cozinha e triturar tudo. Retificar depois o tempero de sal e sumo de lima se necessário. Guardar no frigorífico e na hora de servir decorar com mais coentros frescos e malagueta picada ou cortada às rodelas finas (se for para as crianças colocar só a malagueta no final e assim poderão retirar facilmente).
Para um guacamole mais tradicional cortar todos os ingredientes em cubinhos, misturar tudo, temperar de sal e sumo de lima.

Molho mexicano:
- 3 tomates chucha sem as sementes e cortados aos cubinhos
- 1 cebola picada
- 1 malagueta amarela picada (sem as sementes)
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- sal grosso q.b.
- sumo de 1 lima

Misturar numa taça, o tomate, a cebola, a malagueta e os coentros. Temperar de sal e sumo de lima e reservar no frigorífico até à hora de servir.

Chili com carne:
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alhos picados
- 2 tomates maduros sem a pele e picados
- 1 pimento vermelho cortados aos cubinhos
- 1 malagueta vermelha sem as sementes (usei menos) - 400g de carne de vaca picada
- 210g de polpa de tomate (1 pacote)
- sal grosso q.b.
- 1 pitada de cominhos moídos
- 2 frascos de vidro de feijão encarnado cozido

Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite. Refogar ligeiramente a cebola e o alho. Adicionar o tomate, o pimento e a malagueta e deixar a reduzir um pouco. Juntar a carne ao tacho e ir mexendo para cozinhar melhor e ficar solta. Assim que estiver frita, acrescentar a polpa de tomate, temperar de sal e cominhos. Adicionar o feijão lavado e escorrido, alguns coentros picados, mexer e deixar uns minutos para que tudo aqueça. Deixar tapado se ficar com pouco molho. Na hora de servir polvilhar com mais coentros frescos.

Arroz :
- 1 chávena de chá de arroz do Uruguai
- água q.b.
- sal grosso q.b.

Levar um tacho ao lume com água temperada de sal. Assim que levantar fervura juntar o arroz e deixar até cozer. Escorrer toda a água e reservar quente.

Servir tudo junto e acompanhar com tortilhas. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Já há tempos que não faço uma jantarada mexicana! Como não vou muito com o picante acabo por me esquecer! A tua mesa está fantástica, tudo com belíssimo aspeto! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já matei saudades do mexicano, agora faltas tu! Reduz nas malaguetas, pois também não precisamos ficar sempre em chamas cada vez que comemos estes pratos. beijoca

      Eliminar
  2. Faço-me já de convidada para o próximo jantar mexicano aí em casa. Está tudo com um aspecto maravilhoso, vou roubar a ideia e fazer qualquer dia cá em casa. Obrigado pela ideia :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado, ponho um prato para ti na mesa, olha ponho mais, trás a família que nos ajeitamos e cabemos todos. beijinho e obrigada eu pela visita e comentários sempre simpáticos.

      Eliminar
  3. Ai Carla espera por mim que já estou a caminho.
    Até fiquei com fome, tanta coisa boa nessa mesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'bora estamos à tua espera, já pus mais um prato na mesa. :)

      Eliminar
  4. Que bela mesa. Que boas sugestões. Ai, ai, deu-me uma vontade de experimentar. Agora a amamentar não, mas quando poder já experimento.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vá, fico à espera dessas experimentações. E já agora parabéns pelo bebé e tudo de bom para ele e para a mãe e o pai claro. bjs

      Eliminar
  5. Belissimo jantar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolo-de-bolacha-no-copo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos sempre a inventar para fazermos novas receitas em casa. Aposto que a Clarinha faz o mesmo ;), beijinhos

      Eliminar
  6. Uau que mesa apetitosa, fiquei com água na boca só de olhar para ela. :)
    Adoro comida mexicana mas foi algo que nunca cozinhei, sempre que me apetece mexicano vou ao restaurante, um dia tenho que arriscar. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda só fiz este género de comida mexicana. Imagino que há um mundo por descobrir. Mas acho que em casa posso matar saudades só com estes pratos e são muito fáceis de fazer e sempre posso ir controlando o picante, pois já ouvi dizer que eles não brincam em serviço ;). Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar