sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Tarte de limão merengada

É sempre bom rever os amigos. Conviver, trocar abraços, conversas entre os goles de vinho, e ficar sempre a promessa que para a próxima é na nossa casa. O importante é não deixarmos de ter estes momentos com quem mais gostamos. A juntar a um almoço que estava bem saboroso, levei uma sobremesa, outra que não faço há que tempos e foi mais uma desculpa perfeita para continuar a dar vazão aos limões que andam cá por casa. Já anda pelo blogue uma receita idêntica, mas nada como matar saudades e fazer alguns ajustes nas dosagens para que ficasse uma tarte mais alta e bonita.


Ingredientes:
- 400g de bolachas tipo Maria (2 pacotes)
- 150g de manteiga derretida e arrefecida 
- 4 ovos tamanho L separados
- 1 lata de leite condensado
- 1 limão sumarento (raspa e sumo)
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó

Preparação:
Triturar as bolachas no robot de cozinha até ficarem em migalhas. Misturar bem com a manteiga e forrar o fundo e as laterais de uma forma de fundo amovível com 23 cm de diâmetro. Pressionar a massa para ficar bem compactada (não é necessário untar a forma nem forrar com papel vegetal).

Bater as gemas com o leite condensado e o sumo de limão até ficar um creme fofo. Verter o creme na forma e alisar cuidadosamente a superfície com a espátula.

Levar  ao forno pré-aquecido  a 200º durante 15 minutos, ou até o creme ficar mais rijo e a massa de bolacha dourada. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo, não retirando da forma.

Bater as claras até ficarem em espuma e acrescentar o açúcar aos poucos e continuar a bater até ficar em merengue. Reduzir o forno para 180º. Espalhar o merengue com a colher ou com um saco de pasteleiro e levar ao forno só na parte de cima durante alguns minutos para alourar. Deixar arrefecer e decorar com as raspas de limão. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Foi tão bom! O nosso encontro e esta tarte maravilhosa! Agora já sei o que quer dizer "Merengada" lolololol. Beijos da Madrinha! ps: a próxima é na vossa casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado, a próxima é para estes lados. Vou já pensar no menu. bjs e as melhoras.

      Eliminar
  2. Adoro tarte de limão merengada! Ficou linda, perfeita para comemorar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse dia eu estava mesmo desajeitada com o saco de pasteleiro, mas lá tentei remediar a coisa. Temos de aproveitar a vida, ela passa a correr. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Adoro limão e a tarte de limão merengada é talvez a minha versão de limão preferida. Esta está linda :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto tanto e não fazia há muito tempo. Já comprei outro tipo de bolachas para fazer outras experiências com a mesma tarte. bjs e boa segunda-feira.

      Eliminar
  4. É delicioso sim, experimenta que vais gostar. bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Humm... delicia. Ficou lindo e bem apetecível.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava boa e bem gulosa, e como não fazia há muito tempo ainda me soube melhor. beijinhos e boa semana.

      Eliminar