quinta-feira, 31 de março de 2016

Gelado duo de caramelo Royal e nata

Se eu vos dissesse o quão difícil foi fotografar este gelado... Deixei a malta na mesa a conversar e discretamente levantei-me e fui ao congelador. Na varanda estava montado o set para a fotografia. Tudo parecia que ia ser simples, mas até uma fotografia singela como esta pode ser o horror. Alguém gritava da sala que queria o gelado, o gelado, o gelado, o gelado... E para que não bastasse ainda falou a toda a gente que a fotografia é que era importante e ele queria o gelado, o gelado, o gelado, o gelado... Enfim vocês devem estar a ver como foi. E assim começa a época oficial dos gelados caseiros cá em casa. São fáceis de fazer, esqueçam as máquinas de gelados!


Ingredientes:
- 400ml de natas (M.G. 35%) bem frias
- 8 colheres de sopa de açúcar refinado
- 4 claras tamanho L
- 8 colheres de sopa de caramelo Royal

Preparação:
Bater as natas até dobrarem de volume e ir acrescentando metade do açúcar aos poucos enquanto se bate (as natas devem estar bem frias, e pode-se adicionar algumas gotas de limão para ajudar a ficarem mais firmes).

Bater as claras em castelo e ir adicionado o restante açúcar enquanto se bate (as claras devem ficar bem batidas e firmes).

Envolver as claras delicadamente no preparado das natas até que fique tudo bem misturado.
Dividir este preparado final por duas taças. Numa das taças adicionar o caramelo e misturar delicadamente até ficar bem diluído no creme.

Num recipiente (usei uma forma tipo "inglês") e ao mesmo tempo, verter em cada lado oposto cada um dos preparados, de forma a que fiquem separados e não se misturem. Cobrir o recipiente com película aderente ou tapar se for uma caixa (forrar o recipiente com papel vegetal para ser mais fácil desenformar, caso optem por servir à fatia). Levar ao congelador até solidificar.

Na hora de servir, tirar o gelado uns minutos antes e deixar no frigorífico para amolecer um pouco. Bom apetite!

14 comentários:

  1. Olá Carla, que óptima sugestão e bem gulosa!!! Fiquei com uma dúvida vai mesmo ao frigorífico não é ao congelador???
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula! É efetivamente ao congelador pois claro, já retifiquei. beijocas e obrigada pelo reparo.

      Eliminar
  2. Ontem também fiz gelado! O teu está fabuloso! Faz mesmo lembrar aquele de marca conhecida que traz dois sabores juntos, mas o teu é muito melhor! Por falar nisso, há que anos que não como do outro (não tenho saudades)! Acho que a última vez foi num batizado a que fomos! Nesse dia eu só pensava que no lugar dos anfitriões eu teria feito um brilharete com gelado caseiro! Posso perguntar-te onde compraste essas tacinhas? Ando há que tempos à procura e ainda não encontrei. Não consigo perceber bem mas acho que são de inox, certo? É que na minha infância a minha madrinha fazia leite creme quando eu ia lá passar férias e servia em tacinhas de inox. Acreditas que é uma sobremesa que faço raramente pois acho que não têm o mesmo sabor numa taça de vidro? Eu sei que é uma tolice disparatada mas o que é que se há-de fazer! Todos temos as nossas manias! Por isso se conheceres alguma loja on-line que as tenha conta-me! Quando eu for de férias vou procurar a ver se encontro mas é um artigo que caiu em desuso, pelo menos cá. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer gelados é tão simples que até é ridículo, mas gosto sempre de partilhar as receitas para incentivar a malta a experimentar fazer. Olha as taças são de inox foram uma prenda de uma amiga no meu casamento. Sinceramente nunca as vi à venda, porque também não procurei, mas vou estar atenta e se as vir digo-te logo. São boas pois mantêm-se os gelados mais frios quando servimos. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Já parece aqui em casa eu quere fotografar e eles impacientes que querem comer, ás vezes desisto e nada de fotos.
    Também faço gelados sem maquina e ficam ótimos.
    Gostei muito desse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gente é que a sabe toda ;). Havíamos de fazer greve na cozinha quando eles não nos deixam fotografar. bjs e excelente fds para ti.

      Eliminar
  4. Ficou lindo assim como a foto mas imagino a dificuldade para a tirares Carla. Aqui seria igual hehehe.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagina Mariana, tu ainda estás bem pior com tantos rapazolas ;). Eu só tenho um e já faz mossa nas fotos eheheh. beijoca grande grande.

      Eliminar
  5. Que delícia, adoro caramelo :) Fiz este mês o teu gelado de lemon curd e adorámos por cá, aliás estava tão cremoso que desapareceu rapidamente, nem tive tempo para tirar foto. Com receitas destas, a máquina dos gelados vai continuar arrumadinha mais uns tempos :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente Carla que tenha corrido bem a minha receita(ufa):). Eu desde que uso as claras em castelo nunca fico com cristais de gelo, nem preciso bater o gelado de hora a hora, desde que tantos as claras, como as natas ficam bem batidas e sejam bem envolvidas posso dizer seguramente que corre sempre bem, pois já fiz muitas vezes. beijinhos e bons cozinhados este fds.

      Eliminar
    2. *tanto as claras como as natas fiquem bem batidas... (era assim que queria dizer)

      Eliminar
  6. Bom dia!
    E que comece a época dos gelados que, a serem como este, são de fazer crescer água na boca! ;)
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é oficial, está aberta a época dos gelados! beijocas e bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Mais fácil era impossível. Bejinhos e bom fds com muitos cozinhados.

    ResponderEliminar