quarta-feira, 27 de abril de 2016

Almôndegas de borrego com especiarias, molho de iogurte e arroz basmati

Hoje vou falar das minhas almôndegas de borrego que me souberam tão bem e que com dois dedos de conversa ao talhante do supermercado, mais umas graçolas pelo meio, trouxe a perninha desossada e partidinha, pronta para picar no robot de cozinha em casa (sim, neste supermercado não picam carne que saia fora dos padrões porco/vaca e nem desossam que isso fica para os talhos lá do bairro). A minha vida tem demasiadas inquietudes e ter de desossar a perna de borrego em casa era só o que me faltava. Carne de borrego não gera consenso cá por casa, mas eu acho que um dia eles nem vão notar e comer sem a tal campainha apitar. Boa quarta-feira malta!

Ingredientes para 23 almôndegas:
Para as almôndegas:
- 1 perna de borrego com 1 kg (desossada e picada)
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- 1 colher de chá de cominhos moídos
- 1 colher de coentros moídos
- 1 colher de alho seco moído
- 1 colher de açafrão das Índias
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- sumo de um limão pequeno
- 3 colheres de sopa de pão ralado
- azeite para fritar q.b.
Para o molho de iogurte:
- 2 iogurtes naturais
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- folhas de hortelã picadas q.b.
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
Para acompanhar:
- arroz basmati

Preparação:
Numa taça juntar todos os ingredientes para as almôndegas e misturar bem com as mãos. Moldar pequenas bolas e reservar alguns minutos no frigorifico para firmarem. Se necessário juntar mais pão ralado para secar a mistura.

Preparar o molho de iogurte basta juntar todos os ingredientes e reservar no frigorífico até à hora de servir.

Aquecer um tacho largo com um fio de azeite e fritar todas as almondegas de ambos os lados até ganharem cor. Juntar um pouco de água ao tacho e tapar para que cozinhem na totalidade e ganhem algum molho.

Servir as almôndegas com arroz basmati simples, decorado com folhas de coentros e o molho de iogurte. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Nunca comi almôndegas de borrego mas gostei muito da sugestão! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam muito aromáticas. Eu gostei, pois adoro esta mistura de especiarias. beijocas

      Eliminar
  2. A fotografia está linda! O arroz soltinho como eu gosto e as almondegas tb estão com um aspecto saboroso. Confesso que nunca comi de borrego, mas devem tb ser muito boas!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Iza. Arroz basmati nunca falha, fica sempre bom. beijocas

      Eliminar
  3. Eu adoro almondêgas e adoro borrego! :)
    Acho muito apelativa esta receita. Deixa lá ver se consigo fazer com que o talhante também me faça o jeitinho. eheh
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois dedos de conversa Sara e umas graçolas, não falha ;). beijocas

      Eliminar
  4. humm essas almôndegas devem ser muito saborosas!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam muito aromáticas, mas lá em casa, por ser borrego estranharam, pois não estão habituados. beijinho

      Eliminar
  5. Nunca provei almondegas de borrego. Diferentes mas muito apelativas.
    Bjinhos
    Bom fim-de-semana!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para variar das habituais sabem sempre bem. beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar