quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hambúrgueres de pescada

Domingo passado o "piolho encardido" estava entediado em casa. E eu ainda nas limpezas no combate aos ácaros lá arranjei a melhor maneira de "brincar" com ele. Levei-o para a cozinha e abusei da minha condição de líder. Apesar disso, calma, desta vez não o pus a picar cebola, coisa que adoro. Ensinei-o a fazer sozinho os geladinhos que ele tanto gosta, mas numa versão laranja. Depois abri o frigorífico e havia a pescada já cozida ao almoço, porque entretanto mudei de ideias e apeteceu-me antes fazer o feijão. Depressa arranjei solução, hambúrgueres de peixe. Ele sozinho lá desfiou o peixe, picou os coentros o melhor que pode e mais uns pozinhos. Eu ajudei no molde. Ao jantar foi vê-lo todo contente a dizer ao pai que tinha sido ele a fazer. Malta é tão fácil que doí! Boa quarta-feira e sem muita chuva. O sol vem a caminho não desesperem.


Ingredientes para 3 pessoas:
- 4 medalhões de pescada já cozidos e desfiados
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- 1 ovo tamanho L
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- 2 colheres de sopa de pão rapado + para panar q.b.
- azeite q.b. para fritar

Preparação:
Numa taça juntar todos os ingredientes e misturar (com as mãos) até ficar tudo bem ligado. Se necessário juntar mais um pouco de pão ralado para secar o preparado. 

Dividir em 3 partes iguais e moldar em forma de hambúrguer. Passar pelo pão ralado de ambos os lados para criar uma boa crosta ao fritar. 

Levar ao frigorífico alguns minutos para solidificarem um pouco. (São delicados e desmancham-se com mais facilidade que os hambúrgueres de carne).

Aquecer uma frigideira com um fio de azeite (não é necessário muito) e fritar os hambúrgueres de ambos os lados (virar cuidadosamente) até ficarem com uma crosta dourada. Servir quente e acompanhado de uma boa salada! Bom apetite!

12 comentários:

  1. Uma excelente ideia, a provar

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre mais uma forma de por a criançada a comer peixe :)

      Eliminar
  2. A mim o que dói é não poder comer esse pratinho! Vais ver, o "piolho" vai sair à mãe, com dom para a cozinha! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem pensar Elisabete, eu não divido a minha cozinha com ninguém! ;)

      Eliminar
  3. Nunca me canso de ideias para cozinhar pescada! Esta é mais uma... adorei!

    http://cooktasteshare.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca são demais e mesmo que simples e ultra rápida de preparar, é mais uma forma de esconder o peixe. Embora lá em casa eu não precise de fazer isso. :)

      Eliminar
  4. Gosto muito de hamburgueres caseiros, de pescada nunca fiz.
    Esses ficaram excelentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pescada também é muito versátil como o bacalhau. Pelo menos eu acho isso. beijocas

      Eliminar
  5. O meu mais velho (4 anos)também gosta de ajudar :) belo petisco que o teu piolho fez!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das vezes eles "desajudam" mais, mas temos que os entreter e deixá-los criar eheheh. beijinhos

      Eliminar
  6. Um prato bem colorido e saboroso, para chamar a primavera que hoje não me posso queixar (sol e calor por aqui) :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter solinho no fim de semana e no feriado, portanto temos de nos animar com pratos bem coloridos e simples para assim sobrar tempo para irmos para o "laréu". beijocas

      Eliminar