terça-feira, 5 de abril de 2016

Perna de porco no forno com cerveja preta

Posso dizer que este foi um fim de semana estranho. Cheio de altos e baixos. Um dos pontos baixos foi o vidro do meu mini forno ter literalmente explodido depois deste assado. Fiquei estupefacta, pois caramba, eu tratei este forno como um filho. Tinha-lhe uma adoração quase materna. Adorava usá-lo diariamente, mas apesar disso mantinha-o sempre limpo a roçar o imaculado. Fiquei minutos sentada a olhar para os vidrinhos espalhados por toda a cozinha. Fiquei zangada, fiquei triste, fiquei com aquele sentimento de perda que me percorre sempre a alma desde que me lembro como gente. Mais uma perda. Mesmo que venha com um vidro novo da garantia, não voltarei a confiar nele. Ele foi o único eletrodoméstico que me causou sentimentos, que me salvou tantos dias em que pôr um bolinho no forno me alegrava logo. Ele não era só um eletrodoméstico, para mim era algo mais. Aqui fica o último assado que ele me devolveu depois de cozinhado lentamente e com amor. Fica mais uma sugestão de temperos a juntar a outros assados que já andam pelo blogue.


Ingredientes:
- 1,500 kg de perna de porco
- 6 dentes de alho cortados grosseiramente
- 1 colher de sobremesa de sal grosso
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de café de noz moscada
- 1 colher café de flocos de  piri-piri
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 1 (mini) cerveja preta stout
- 3 cebolas roxas às rodelas finas
- 2 folhas de louro

Preparação:
No almofariz colocar os alhos, o sal e esmagar até ficar uma pasta. Adicionar o azeite, a noz moscada, o piri-piri, o molho inglês e misturar. Massajar toda a carne com este preparado.

No tabuleiro de ir ao forno colocar a cebola roxa e por cima a carne, regar com a cerveja e cobrir com película aderente. Levar ao frigorífico durante algumas horas ou mesmo de uma dia para o outro.

Antes de levar ao forno, cortar um pedaço de papel vegetal, molhar e amachucar para que fique moldável. Tapar a carne com o papel vegetal e por cima papel alumínio de forma que fique bem vedado.

Levar ao forno a 180º, aproximadamente 2h e 30m. Nos últimos minutos retirar cuidadosamente as folhas e dourar da parte de cima. Servir fatiado com puré de batata e salada verde ou outros acompanhamentos. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Credo, agora fiquei com medo! Tomara que o meu não se lembre de explodir! Até porque já tenho um trauma desses! Quando era miúda a minha mãe estava a fazer um bolo no forno, ela tinha-se baixado para ver o bolo e no momento que se levantou o vidro explodiu. Nem quero imaginar se isso tivesse acontecido quando ela estava de cabeça enfiada no vidro. Foi um grande azar o teu, mas no fundo o teu forno até foi simpático em só explodir depois do assado terminado! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não é propriamente um acontecimento que estamos à espera na cozinha. Agora também eu fico com medo que volte a acontecer. Foi por segundos que não levei com os vidros. Mas o assado salvou-se ufa ;) beijocas

      Eliminar
  2. Ficou fantástica e bastante apetitosa.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Por vezes temos assim um carinho especial por algo e é sempre uma pena quando se destroem. Mas que fez um assado bem apetitoso, lá isso fez :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem na verdade o assado salvou-se, senão tinha o dia mais estragado ainda eheheh. bjs

      Eliminar
  4. Tem muito bom aspeto.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia, e tão fácil que é preparar. bjs

      Eliminar
  5. Estou rendida, estive tb a espreitar o teu cachaço no forno com mostarda. Normalmente fujo a estas receitas "muito demoradas", mas tens razão, faz-se sozinho!! :) E dá para alguns dias! Vou fazer para a semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo de forno compensa na peça de carne que é barata e encontra-se muitas vezes em promoção. E ficamos com o tempo livre para outras tarefas. bjs

      Eliminar