segunda-feira, 18 de abril de 2016

Perninhas de frango com mel e limão (no tacho)

Todos os dias nos esquecemos que estamos sem forno. A verdade é que nunca pensei que nos fizesse tamanha falta. Até o "piolho encardido" deu sugestões de pratos para o fim de semana esquecendo-se também deste pormenor. A mim calhou-me um destes dias deixar as perninhas a descongelar para fazer com citrinos como tanto gostamos, mas lá resolvi fazer de outra maneira quando me lembrei que o meu forninho ainda não voltou para casa. Fica muito saboroso e vou certamente repetir muitas vezes. Também não havia pão em casa, mas havia farinha e a ideia do pão ázimo para estas alturas é perfeita. Depois trago a receita.

Ingredientes para 10 perninhas:
- 10 perninhas de frango
- raspa e sumo de 1 limão
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sobremesa de sal grosso
- azeite q.b.
- coentros frescos para decorar q.b.

Preparação:
Numa pequena taça misturar bem a raspa e o sumo de limão, o mel e o sal. Temperar as perninhas com este preparado e deixar a marinar durante pelo menos 30 minutos.
Levar um tacho grande a aquecer com um fio de azeite e corar todas as perninhas de ambos os lados. Juntar ao tacho a marinada que sobrou e um pouco de água. Tapar o tacho e deixar a fervilhar até as perninhas estarem cozinhadas, virando a meio. Se o molho secar juntar mais água, se tiver muito líquido, destapar para que reduza um pouco. Servir decorado com coentros e acompanhar com arroz basmati simples ou com especiarias e pão ázimo. Bom apetite!

18 comentários:

  1. Mel e limão uma união perfeita

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Belíssima sugestão.
    Se faz falta... Só damos conta quando esse ou outro electrodoméstico avaria.:-(

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/04/ovos-no-pao-e-cogumelos-recheados.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, só quando avariam é que damos por essa falta. Aliás com tudo na vida. Beijocas e boa semana

      Eliminar
  3. É tão chato quando nos avaria qualquer electrodoméstico...a mim foi a minha actifry, faz-me imensa falta. Já fiz uma receita assim parecida com esta mas no forno. Gostei do aspecto quando cozinha num tacho. Hei-de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é chato :( E temos de estar sempre a lembrar que não temos forno no momento. No tacho ficou muito saboroso. Ficou um molho escurinho e apenas com 3 ingredientes, mel limão e sal. Bjs e boa semana.

      Eliminar
  4. O forno faz bastante falta. Mas pronto! :D
    Vai correr tudo bem. ehehhehe
    Agora é assim...essas pernas estão uma maravilha. Fiquei assim a babar. ;)
    Beijocas

    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se faz... Meu rico forninho, é que ele era pequeno mas fez mossa na minha vida, o desgraçado :). beijocas e boa segunda-feira.

      Eliminar
  5. Num tacho também vamos lá! É claro que no forno é mais prático e descansado mas a comidinha de tacho é tão saborosa que de vez em quando vale a pena! Da maneira que gosto de pernas de frango comia já! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo, não pode ser um forno minorca que me vai dar cabo das refeições! Tens a minha palavra que ficou bem saboroso, apesar de tão simplória a receita. beijocas e bons cozinhados.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. É tão simples que até doí ;). Fica a minha palavra que fica muito saboroso. bjs

      Eliminar
  7. Uma combinação de sabores que gosto muito :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com ingredientes que temos sempre em casa. beijinhos e bons cozinhados

      Eliminar
  8. Uma refeição bem ao meu gosto. Adoro.
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes menos é mais e ninguém diria que fique tão bom com tão pouco ingredientes, modéstia à parte que não sou de me gabar ;). beijocas

      Eliminar
  9. Não consigo imaginar as minhas aventuras culinárias sem forno!
    Uso em muitos cozinhados mesmo.. imagino a falta que esteja a fazer.
    Têm um excelente aspecto estas perninhas.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está-me a fazer tanta, mas tanta falta. Até já andei a pesquisar como fazer bolos no fogão a gás... bjs

      Eliminar