segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mini bolas de berlim

Já me tinha esquecido o quão bom é passar um fim-de-semana sem fazer grandes tarefas domésticas. É que era bem capaz de me habituar a isso. 
Começámos na sexta-feira. Saí do trabalho e fui para casa a correr fazer hambúrgueres no pão e mais umas coisinhas para comermos num parque ao pé da praia. Depois ainda fomos a tempo de ver o pôr-do-sol e quando demos por nós tínhamos andando a pé mais de 5 km (modernizes que o telefone dele tem e nos informa o quanto andámos). 
Sábado fui a correr comprar-lhe um choco de manhã, pois ele estava de desejos. A cozinha ficou um caos porque decido sempre fazer tudo ao mesmo tempo. Grelhar choco para ele, fazer salada de pimentos, arroz de coentros, costeletas grelhadas para nós que já estavam descongeladas, salada mista, ah e no meio disto fiz um gelado caseiro um nadinha mais elaborado dos que costumo fazer. Ufa foi um momento de grande azáfama. Acabado o almoço fomos para Lisboa ver o último filme do Festival Indie. Um filme que nos fez pensar e quando acabou, além de toda a gente bater palmas, ainda tivemos o privilégio de falar com o realizador e alguns atores, que depois falaram sobre o filme e responderam às perguntas de quem visionou o filme. Voltámos para casa e fomos buscar a bicicleta do "piolho" que estava com saudades e lá fomos a mais um parque. Ele com os amigos a fazer truques radicais e nós a falar sobre a vida e a saborear mais um final de tarde. 
Domingo também não foi dia de descanso. Eles os dois planearam levar-me a ver os aviões, assim como aquela música. Seguimos rumo a Vendas-Novas para o Festival Indor de Aeromodelismo, coisas de rapazes, mas eu não me importo, porque já sabia que ia finalmente provar as bifanas de Vendas-Novas que tanto se fala. Fomos tão bem atendidos que depois falo melhor sobre isto. É sempre tão bom afastarmo-nos da correria das nossas vidas. E foi assim no domingo que terminei o dia. Cheguei a casa e fui para a cozinha fazer mini bolas de berlim. A receita trouxe emprestada da Cozinha da Duxa. Como éramos poucos a comer reduzi a receita adaptando-a às quantidades que achei resultarem e usei outro fermento seco que é o tenho sempre em casa. Fiz versão mini para poder comer muitas. Boa semana malta!

Ingredientes para 16 mini bolas:
Para as bolas:
- 250g de farinha de trigo (usei tipo 65)
- 40g de açúcar refinado
- 1 ovo + 1 gema à temperatura ambiente (usei tamanho L)
- 1/2 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
- 50ml de água tépida
- farinha para polvilhar q.b.
Para o creme de pasteleiro:
- 250ml de leite
- 1 casquinha de limão
- 30g de farinha de trigo (usei tipo 65)
- 75g de açúcar refinado
- 3 gemas (usei tamanho L)

- farinha para polvilhar q.b.
- óleo para fritar q.b.
- açúcar refinado para polvilhar q.b.

Preparação:
Para as bolas:
Numa taça misturar a farinha e o açúcar. Abrir um buraco ao meio e colocar o ovo, a gema e o fermento. Verter a água e ir misturando com o garfo até oferecer resistência. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha (não é necessária muita, apenas o suficiente para a massa não colar na bancada)e transferir a massa. Amassar até ficar uma massa lisa e homogénea (se sentirem a massa seca acrescentar mais água, ou o inverso, pois nem todos os medidores são iguais, ou o tamanho dos ovos). Voltar a colocar na taça, polvilhar com um pouco de farinha e tapar. Deixar a levedar em local seco e quente aproximadamente 1 a 2 horas ou até dobrar de volume (depende do quão quente está a vossa cozinha).
Depois de levedada a massa, voltar a polvilhar a bancada da cozinha com farinha (não é necessária muita, apenas o suficiente para a massa não colar na bancada) e amassar ligeiramente a massa. Dividir em 16 pedaços iguais e moldar em bolinhas. Dispor as bolas num tabuleiro enfarinhado e cobrir com um pano para que levedem uma segunda vez até dobrarem de volume novamente.
Aquecer uma fritadeira com óleo e fritar as bolas de ambos os lados. Ter atenção que o óleo não pode estar muito quente. Escorrer em papel absorvente e ainda quentes passar as bolas pelo açúcar refinado. Deixar arrefecer primeiro e fazer um corte em todas com uma faca afiada para depois juntar o recheio.

Enquanto a massa leveda prepara-se o creme de pasteleiro.

Para o creme de pasteleiro:
Levar o leite ao lume com a casca do limão, até começar a ferver. Desligar o lume e deixar arrefecer um pouco. Misturar bem o açúcar com as gemas e juntar a farinha e de seguida o leite aos poucos sempre a mexer com a vara de arames. Levar novamente ao lume até ferver e engrossar. Não esquecendo de mexer. Verter o creme para um prato fundo, cobrir com película aderente de maneira que toque no creme para que a camada da superfície não fique rija. Depois de arrefecer manter no frigorífico.
Transferir o creme para um saco de pasteleiro.

Depois das bolas arrefecidas rechear cada uma generosamente com o creme. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Que bela forma de terminar um fim de semana preenchido!! Já comia umas quantas!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de passear também, os fim-de-semana não podem ser só tarefas domésticas não é verdade? beijocas

      Eliminar
  2. Que tentação, uma delicia

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gosta de uma bolinha de berlim? E são mini para o pecado diminuir também :)

      Eliminar
  3. Que saudades que tenho dum fim de semana assim! Os meus últimos fins de semana têm sido passados a trabalhar e confesso que já me apetecia um lazy weekend! Sem bem que este tipo de fins de semana também cansam mas pelo menos são diferentes! Porque a vida não pode ser só trabalho! Ainda não será o próximo mas espero que esteja para breve! Já nem me lembro quando foi a última vez que comi bolas de berlim! Mas já vão uns bons anos! Qualquer dia tenho de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de tirar um fim-de-semana para passear, que isto não pode ser só trabalhar, trabalhar, trabalhar... Bolas de berlim são calóricas, por isso é só para comer de longe a longe. beijocas

      Eliminar
  4. Adoro de paixão!!
    Tem um aspeto delicioso!!
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia. São fáceis de fazer e de comer também em versão mini eheheh. beijinho

      Eliminar
  5. Ficaram lindas essas miniaturas. Humm.. Que fofinhas e apetitosas.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia! Um pecado em miniatura para enganar a gula ;). beijocas

      Eliminar