terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bolo de framboesa e mascarpone Galbani

O verão continua em força, e eu como sou uma mulher adiantada já estou em modo "regresso às aulas", ao trabalho e às rotinas de outono/inverno. É claro que este é mais um dos defeitos que tenho de contornar na minha maneira de ser. Deixar de ansiar e querer tudo pronto e perfeito para a etapa seguinte. Ainda há um verão imenso para aproveitar e é isso que quero mesmo fazer. Descontrair.

Este verão tem sido um misto de situações normais da vida. Coisas boas e más, e temos de estar à altura conforme vão acontecendo.
Duas amigas no hospital, outra que mudou de vida repentinamente, um nascimento, um funeral, um encontro de família em terras do sul que me ensinou muito, muitos passeios, praias e afins, amores e desamores de verão (sempre com o meu grande amor).

O liquidificador que se estragou, a minha adorada mesa de vidro que se partiu com o almoço servido, mas um mal que veio por bem, pois finalmente comprei uma mesa maior para cabermos mais. Um almoço de família para inaugurar a nova mesa, porque reunir todos é um dos meus prazeres, um batizado e a ida do "piolho" para o ISCTE para um summercamp. E que bom que foi vê-lo entrar na faculdade como um prelúdio do futuro.

A juntar a este verão muitas mais coisas quero acrescentar, portanto vou à procura do tal "modo de verão" que quase deixei para trás antes do tempo. Para ajudar à festa, a Galbani esteve presente nas últimas receitas doces que fiz, usando o mascarpone que deu para um gelado de framboesa e este bolo. A vida? A vida é boa, principalmente se vivermos com a consciência tranquila e dentro do peito não guardarmos rancor e mesquinhices patéticas, bem como amar e cuidar da nossa família, porque um dia pode ser tarde de mais.

Ingredientes:
- 125g de framboesas frescas
- raspa de limão q.b.
- 120g de açúcar refinado + 2 colheres de sopa
- 3 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 70g de manteiga amolecida
- 220g de farinha de trigo T55
- 1 colher de chá de fermento químico
- 150g de queijo mascarpone Galbani

Preparação:
Levar ao lume um tachinho pequeno com as framboesas, um pouco de raspa de limão e as 2 colheres de açúcar. Deixar a cozinhar até a fruta amolecer por completo. Coar para separar todas as sementes e deixar arrefecer.

Numa taça bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos um a um e ir batendo. 
Misturar o preparado das framboesas com o mascarpone para ajudar a deslaçar e adicionar ao creme dos ovos, batendo até ficar uma mistura homogénea.
Peneirar a farinha e o fermento, e envolver bem com a espátula, mas sem bater, no preparado anterior.
Forrar uma forma "tipo inglês" com papel vegetal de forma que fique toda coberta com o papel. Verter a massa e alisar a superfície com a espátula. 
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 40 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar numa rede para arrefecer por completo. Bom apetite!

10 comentários:

  1. O bolo ficou com uma cor muito interessante e bem fofo, deve estar uma delícia :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cor não denuncia à primeira vista de que aroma é o bolo. Temos mesmo de provar e descobrimos logo. beijocas e bons cozinhados, como sempre, que eu bem vejo as coisas boas que saem da tua cozinha.

      Eliminar
  2. Que bolo maravilhoso! Ficou com uma cor fantástica!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolo simples mas com um aroma diferente, porque como todas as mulheres andamos sempre a inventar e a testar receitas novas :). bjs

      Eliminar
  3. Adoro bolos com queijo e este tem mesmo um aspecto de quero mais...
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolinho para o chá :). boa semana também para ti.

      Eliminar
  4. Que aspecto delicioso. Deve ser tão bom... :)
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, estava simples mas bom! beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Esse bolo deve ser maravilhoso! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Temos andando muito gulosos cá em casa... beijocas

    ResponderEliminar