quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Bolo (ou tarte fingida) de maçã caramelizada

Se eu fizesse todos os doces que a minha malta me pede todas as semanas, certamente estariam o dobro do tamanho. Num destes  fins-de-semana, um pediu-me uma tarte de maçã e o outro ciumento tratou logo de me pedir um salame. Não descansaram enquanto eu não me levantei da cama, depois da tentativa falhada de fazer uma sesta após o almoço e descansar da correria que são as minhas manhãs de sábado. Eu sei bem que tarte ele queria, mas pensei enganá-lo e fazer um bolinho baixinho com maçãs bem caramelizadas para darem uma humidade extra à massa. Ficou um bolinho muito saboroso e até bem doce, mas ele queria mesmo a tarte que imaginou, e eu sei bem qual era, mas esta foi muito mais rápida. Fica para a próxima a tarte dos seus sonhos, com uma massa de base, um recheio bem molinho e uma cobertura divinal de maçãs. Fica prometido!

Ingredientes:
Para caramelizar as maçãs: 
- 3 maçãs grandes (usei Royal Gala)
- 6 colheres rasas de sopa de açúcar amarelo
- 3 colheres de sopa de manteiga
- raspa e sumo de 1 limão
- canela em pó q.b.
Para o bolo:
- 60g de manteiga amolecida
- 100g de açúcar amarelo
- 3 ovos tamanho M à temperatura ambiente
- 150g de farinha de trigo (usei T55)
- 1 colher rasa de chá de fermento químico

Preparação:
Para caramelizar as maçãs:
Descascar as maçãs, cortar às fatias e regar com o sumo do limão.
Levar uma frigideira grande ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixar em lume médio até que a manteiga derreta e comece a dissolver-se no açúcar. Acrescentar as raspas de limão, as maçãs e deixar ao lume até ficarem bem caramelizadas, mas ainda firmes. Ir virando e regando as maçãs cuidadosamente com o líquido que se for formando. Apagar o lume e polvilhar as maçãs com canela em pó a gosto. Reservar até arrefecer.

Para o bolo:
Numa taça bater bem a manteiga e o açúcar. Adicionar os ovos um a um e ir batendo. 
Misturar a farinha com o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.
Untar uma forma redonda de fundo amovível de 23 cm. Verter a massa e alisar a superfície com a espátula. (A massa fica muito baixa mas a ideia é essa, para que não cresça muito).

Por cima da massa alinhar as maçãs a gosto. Verter cuidadosamente por cima todo o líquido das maçãs, mesmo que pareça muito.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35  minutos. Nos últimos 5 minutos ligar só a parte de cima do forno para dourar bem as maçãs. Desenformar e deixar arrefecer até servir. Bom apetite!

11 comentários:

  1. Olha que esta não me parece que tenha deixado nada a desejar! Está com muito boa cara! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolos de maçãs são sempre muito bons, mas ele anda a sonhar com a tarte :). beijoca e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Adoro bolos de maça e essa tem mesmo um aspecto delicioso.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Hummmm que delícia! Adoro este tipo de bolo/tarte :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um bolo a fingir de tarte a ver se o enganava... beijinho

      Eliminar
  4. O aspecto desta está divinal, não fosse eu uma fã de maçãs :)
    Beijinhos e bom fim de semana...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maçã resulta sempre nos bolos, por aqui também se gosta muito. beijocas e boa semana.

      Eliminar
  5. Olá Carla , os ovos são inteiros ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel desculpe só responder agora.São os ovos inteiros sim.

      Eliminar
  6. Olá Carla os ovos são inteiros ?

    ResponderEliminar