segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Gelado de framboesas com mascarpone Galbani

O tempo já vai estando diferente, os dias também já se notam mais pequenos, talvez esteja próxima a despedida do verão. E como é que se torna uma despedida bem mais doce? Com um gelado claro! A Galbani continua presente nas minhas receitas e deu-me mais uma ajuda para me inspirar.

Ingredientes:
Para as framboesas:
-125g de framboesas frescas
- 1/2 sumo de limão
- 4 colheres de sopa de açúcar refinado
Para as claras:
- 3 claras de ovo tamanho L
- 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
Para o mascarpone:
- 100g de queijo mascarpone Galbani
- 200ml de natas (35% de matéria gorda)
- 4 colheres de sopa de açúcar baunilhado

Preparação:
Levar as framboesas ao lume com o sumo de limão e o açúcar refinado. Deixar até fervilhar e a fruta estar bem cozida. Triturar e passar pacientemente num coador de rede para descartar as sementes. Reservar para ir arrefecendo.

Bater as claras em espuma, adicionar o açúcar baunilhado e continuar a bater até estarem em castelo bem firmes. Reservar.

Misturar o creme das framboesas (reservar um pouco para fazer o marmoreado final) com o queijo mascarpone para deslaçar. 

Bater as natas até ficarem volumosas e aos poucos ir acrescentando o açúcar baunilhado. Juntar o mascarpone às natas e voltar a bater até estar tudo bem ligado.

Por fim envolver as claras ao preparado anterior com a colher de pau e sem bater para não perderem volume. Verter para um recipiente, e por cima o restante creme das framboesas e com a ajuda de um palito ou um pau de espetada ir fazendo desenhos a gosto.

Levar ao congelador até solidificar. Retirar do congelador e colocar no frigorífico uns minutos antes de servir. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Tem uma cor linda e só pode ser uma delícia! No inverno de volta e meia apetece-me um gelado e não deixo de o comer só porque está frio, mas no verão acho que não há sobremesa nenhuma que me saiba tão bem! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá por casa no inverno deixo de fazer, sabe-se lá porquê. Mas vou seguir o teu conselho. bjs

      Eliminar
  2. É uma bela maneira de dizer adeus a este Verão que foi tão quente. Gelados comem-se o ano todo, mas claro que tem outro sabor agora, principalmente quando vamos mudar de Estação do ano em breve, é mesmo uma desforra. Deve ficar deliciosa essa combinação de ingredientes, um aspecto guloso tem ele! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade verão bem quente. E que difícil era fotografar os gelados para poder partilhar as receitas. No inverno seria bem mais fácil. Talvez este inverno também faça uns geladinhos. beijinho

      Eliminar
  3. Adorava provar uma bola desse gelado.
    Belíssima cor.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-bolo-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou já pôr uma tacinha para ti ;). beijinho e boa semana também para ti.

      Eliminar