quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pernas de frango com vinho tinto e tomilho no tacho

Tenho feito muitos pratos de tacho, refeições feitas para sobrar e outras tantas decididas na hora com meia dúzia de legumes e uns pozinhos de tempero. Este é um mês de poupanças para mim a todos os níveis. Poupar dinheiro com refeições económicas e feitas em mais quantidade, para também poupar tempo para as minhas coisas. Não seja por isso que os pratos tenham de ser deslavados e sem brilho, pois quando se cozinha com amor e dedicação, até o prato mais pateticamente simples se pode tornar aprumado. São pequenos toques e pormenores insignificantes que transformam o mais banal em algo belo. Como eu costumo dizer, eu até vejo beleza nas pedras da calçada (embora seja um horror andar de saltos altos nela). E pronto umas pernas de frango a marinar, que depois se levam ao tacho e fazem-se praticamente sozinhas. Acompanham um puré de batata e mima-se o prato com mais tomilho fresco saído da minha "horta", que à terceira foi de vez e floresceu alegremente na minha varanda, sem pragas de mosquitos e afins. Vale a pena insistir quando queremos muito algo que achamos inatingível, e pensamos logo que o melhor é desistir.


Ingredientes:
- 10 pernas de frango com pele
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- azeite q.b.
- 2 cebolas roxas cortadas às rodelas
- 4 dentes dentes de alho sem casca ligeiramente esmagados
- 6 bagas de zimbro ligeiramente esmagadas
- 2 folhas de louro
- 2 cenouras grandes cortadas às rodelas (deixei a casca)
- 1 pequeno molho de tomilho fresco inteiro
- 200ml de vinho tinto
- puré de batata para acompanhar

Preparação:
Colocar as pernas de frango numa travessa ou taça grande. Temperar de sal, pimenta e um fio de azeite. Acrescentar as cebolas, os alhos, as bagas de zimbro, o louro, as cenouras, o tomilho e regar com o vinho. Tapar com película aderente e deixar a marinar de uma dia para o outro, ou o máximo de tempo possível.
Aquecer um tacho grande com um fio de azeite (pouco) e selar primeiro todas as pernas de frango de ambos os lados. Juntar toda a marinada no tacho e um pouco de água. Tapar e deixar a cozinhar em lume moderado até a carne estar tenra. Assim que a pele se separar, retiro-a cuidadosamente (pois já cumpriu a sua função que foi dar mais sabor ao prato). Destapar e deixar a apurar o molho durante mais alguns minutos. Servir de imediato, acompanhado com puré de batata e uma salada verde. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Tem um aspeto tão bom! Eu sou daquelas pessoas que acha que menos é mais e não é preciso muito para se conseguir algo muito bom! E também acho que é nas coisas simples que estão as grandes coisas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Quando tivermos mais tempo e os filhos mais crescidos, depois complicamos a cozinha, por agora é tudo rápido e prático. beijocas

      Eliminar