sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Cachaço de porco com molho de soja e gengibre

Hoje é dia de me despedir e desejar a todos os meus leitores festas felizes com tudo incluído, tudo aquilo a que temos direito. Paz, amor, saúde e família unida. Espero que comam muito e bem, riam, brinquem e se divirtam. Eu cá vou encher-me de calorias a ver se engordo de uma vez por todas. Agora deixo mais uma versão destas peças de porco que se colocam no forno e se fazem sozinhas. Para dias de emergência não há melhor. Cá por casa foi para salvar a minha constipação que me deixou com menos vontade de estar na cozinha. Como sobra sempre carne, é uma maravilha para pôr no pão e fazer umas "sandochas" deliciosas para a refeição seguinte, que fazem boa companhia a uma sopa.
Abraços calorosos a todos! Regresso em breve.

Ingredientes:
- 1/2 cachaço de porco sem osso (1.200 kg)
- 3 cebolas médias cortadas em meias luas e depois às fatias
- 4 dentes de alho espremidos com utensílio manual próprio ou picados com a faca
- 6 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa vinagre balsâmico
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- batatas pequenas q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Dispor as cebolas no tabuleiro do forno e por cima a carne. Misturar o alho, o molho de soja, o vinagre, o açúcar e o gengibre e verter sobre a carne  massajando todos os lados. Deixar a marinar alguns minutos.
Molhar um pedaço grande de papel vegetal e espremer, serve apenas para ficar maleável. Aconchegar o papel vegetal no tabuleiro e por cima cobrir com papel de alumínio de forma que fique bem selado. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 3 horas, ou até a carne estar bem tenra.
Enquanto a carne assa, lavar bem as batatas e cozer em água temperada de sal. Escorrer, deixar arrefecer um pouco e pelar.
Meia hora antes da carne estar pronta, retirar cuidadosamente os papéis, juntar as batatas ao tabuleiro e deixar dourar. Na hora de servir polvilhar com coentros a gosto. Bom apetite!

2 comentários: