terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Vol-au-vent de ricotta Galbani e bacon

Eu pego, não pego, eu pego, não pego não... Não, não é a canção do Seu Jorge, é mesmo o único problema que me deparo neste momento, enquanto meio mundo tem os dias no caos por causa do natal, e eu já com tudo organizado, lembranças compradas, ementa pensada e ingredientes em casa.
O meu problema é se eu pego o cão e enfio-o dentro dos lençóis ou não pego o cão e deixo-o a choramingar com aquele ar triste, abandonado, sozinho no mundo e afins... Não, eu pego e enfio o cão dentro dos lençóis, está decidido! Agora instaurou-se uma guerra entre mim e o "piolho" a ver quem dorme com o cão. Já tentei de tudo, desde deitar-me mais cedo, esconder o cão bem lá no fundo com o roupão por cima da cama para disfarçar, fingir que estou triste e preciso de companhia, etc. O que é certo é que eu adoro dormir com aquela "coisa" que tem sempre a temperatura do corpo a rondar os 39º. É bem melhor que um saco de água quente e está sempre pronto a usar, o único senão é que temos de dormir com um olho no burro e outro no cigano, pois já se deu o caso de acordar e ter o cão a mordiscar-me o cabelo, e ninguém quer acordar e ter um lado do cabelo mais curto, mas de resto continuo a sentir-me aquela menina feliz que a mãe deixou ter um cão. Se eu soubesse que iria ser tão bom, já tinha tomado esta decisão, porque afinal agora a mãe sou eu. E se eu sou a mãe, então quem manda sou eu, certo?
Para não variar lá deixei a massa folhada perto de acabar o prazo, mas como a vida é tão simples bastou abrir o frigorífico e olhar para a embalagem de Ricotta Galbani e surgiu uma ideia bem boa e simples para dar de lanche ao "piolho" e ao seu amigo que estava cá por casa. Eles adoraram foi o que foi.


  
Ingredientes para 9 unidades:
- 1 placa de massa folhada
- 1 embalagem de queijo Ricotta Galbani
- 125g de bacon cortado aos cubinhos
- cebolinho fresco picado q.b.
- sal fino q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- 1 gema de ovo batida

Preparação:
Levar o bacon a tostar numa frigideira e sem adicionar qualquer gordura. Quando estiver bem dourado triturar no robot de cozinha e deixar arrefecer um pouco (reservar alguns pedaços de bacon tostado para decorar).

Numa taça misturar o queijo ricotta, o bacon e cebolinho (reservar cebolinho para decorar). Temperar de sal, pimenta e reservar.

Desenrolar a massa folhada e com um copo (de vinho branco) fazer rodelas de massa. Ao todo serão 18.

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e dispor as nove rodelas. Às outras nove fazer uma marca superficial com um copinho mais pequeno (tipo de shot) para marcar e ser mais fácil cortar uma tampa depois de cozidos.
Colocar cuidadosamente as rodelas marcadas por cima das outras, fazendo um pouco de pressão para a massa colar. Pincelar todas com a gema de ovo. 

Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 5 minutos para a massa folhar. Baixar para os 180º e deixar mais 10 minutos até estarem dourados. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Com a ponta da faca cortar uma espécie de tampa pela marca feita. Encher generosamente com o recheio. Decorar com cebolinho e pedacinhos de bacon. Bom apetite!

2 comentários:

  1. :))))
    Vou te contar um segredo, lá em casa quem fala mais alto é o "pai". Eu digo "pai" vai lavar a loiça e ele responde: "JÁ VOU...!"
    Adoro as tuas histórias com o cão...
    Quanto a receita apenas te digo que comecei a contagem decrescente para a fazer lá em casa... contando com hoje faltam 6 dias ;)
    Como diz o meu filho: " Coração para ti"
    ***
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh está boa essa... Hoje dormi no sofá com o cão. É que no sofá ele pode estar. De manhã para tentar sair debaixo da manta enfiou a cabeça numa das mangas do meu roupão que estava por cima dos meus pés. Então acordei com um cão enchouriçado na manga do meu roupão. Teve graça... Farto-me de rir. Ontem engasgou-se e não fazia ideia a razão. Afinal engoliu a orelha do Snnopy, um brinquedo que recebeu no natal. enfim vida de cão ehehhe

      Eliminar