terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bimis salteados com bacalhau, croutons e ovos escalfados

O fim-de-semana que passou despachámos o "piolho encardido" para os avós. Finalmente sós! Almoçar fora, cinemas, passeios, deitar às quinhentas, e comer muitos doces e comida calórica. Portanto tudo aquilo que dizemos ao "piolho" para não fazer. Domingo tivemos de nos portar melhor e para o almoço fiz estes bimis com bacalhau que nos soube mesmo bem. Prefiro bimis aos brócolos e quando os apanho em promoção no supermercado, eles vão sempre comigo para casa. Por aqui há outra versão com fiambre, igualmente simples mas boa.


Ingredientes para 2 pessoas:
- 400g de bimis
- 1 lombo de bacalhau cozido e lascado
- 2 ovos escalfados
- croutons caseiros q.b.
- azeitonas pretas q.b.
- 3 dentes de alho com casca e ligeiramente esmagados
- pimenta moída (usei moinho mistura de várias pimentas)
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.
- vinagre balsâmico q.b.

Preparação:
Lavar os bimis e cortar um pouco da extremidade do caule. Levar a aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite e os alhos. Saltear os bimis, temperar de sal, pimenta e vinagre balsâmico a gosto. Mexer para que todos fritem uniformemente. Retirar assim que estiverem tenros mas ainda firmes.
Levar novamente a  frigideira ao lume com mais um fio de azeite e dourar um pouco as lascas do bacalhau. Juntar os bimis à frigideira e servir com ovos escalfados temperados com um pouco de pimenta, croutons e azeitonas. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Minha linda, sempre ouvi dizer: faz o que eu digo, não faças o que eu faço!! Bimis, como sabes é algo que ainda não tive oportunidade de provar por aqui não há, mas na frutaria já começa a haver uns legumes diferentes, um dia que haja trago comigo e por isso vou guardar a sugestão que é bem apetitosa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gosta de brócolos, então vais mesmo adorar bimis. E sim, faz o que eu digo e não o que eu faço ehehehe. beijoca

      Eliminar
  2. Ora que belo fim de semana me parece ter sido. Às vezes também faz falta. E o piolho ficou bem entregue. Fiquei com vontade de comprar os bimis...olho tantas vezes para eles. 😊 Ficou com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara eu acho que irias gostar, tem um sabor mais leve que os brócolos e assim salteados e bem crocantes ficam uma delícia. Claro se gostares podes escaldar primeiro, eu pessoalmente não vejo necessidade disso. Fica de olho aberto nas promoções. beijocas e resto de boa semana.

      Eliminar
  3. Que aspecto delicioso :)
    Os ovos escalfados ficaram lindos! Que maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cátia, pelo simpático comentário :). um beijinho.

      Eliminar