segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bolo de laranja e coco (com farinha de arroz)

Este bolo dava um filme dramático. Um destes dias vi um bolo de laranja, coco e gengibre aqui, e lembrava-me que já o tinha visto ali, e fiquei com tanta vontade de o fazer, que o fiz, ou seja, quase que o fiz. A caminho de casa passei numa mercearia e comprei o coco, suposto ingrediente em falta. Cheguei a casa e lembrei-me que o meu copo liquidificador tinha-se estragado há tempos. Bolas! Respirei fundo e até arranjar uma solução para triturar a laranja inteira fui à despensa abastecer-me dos restantes ingredientes. Possa! Não tinha farinha de trigo e afinal o gengibre em pó tinha já acabado. Pronto, estava na altura de desistir e ficar com água na boca desse bolo que não me saía da cabeça. E pronto foi assim, agarrei na vara de arames, na taça, nos ingredientes disponíveis e fiz um bolinho igualmente bom. Boa semana!

Ingredientes:
- 4 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 100g de açúcar amarelo
- 50ml de óleo de coco
- 100g de coco ralado
- sumo de 2 laranjas pequenas
- 200g de farinha de arroz
- 1 colher de chá de fermento químico
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de açúcar mascavado

Preparação:

Numa taça bater os ovos, o açúcar e o óleo de coco com a vara de arames. Juntar o coco e o sumo das laranjas e bater novamente.

Peneirar a farinha e o fermento para a taça do preparado anterior e envolver bem com a espátula. Se a massa ficar demasiado espessa acrescentar mais um pouco de sumo de laranja.
Forrar uma forma "tipo inglês" com papel vegetal de forma que fique toda coberta com o papel. Verter a massa e alisar a superfície com a espátula. Polvilhar generosamente com o açúcar mascavado que lhe confere uma crosta deliciosa.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 a 40 minutos, fazendo o teste do palito. Deixar arrefecer um pouco e desenformar numa rede para arrefecer por completo. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Mas olha que este não ficou inferior! Há uns dias fiz uma receita muito parecida mas em queques, todos acharam delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os melhores bolos são aqueles que vamos juntando os ingredientes sem grandes preocupações. bjs e boas guloseimas.

      Eliminar
  2. Carla, de vez em quando aconteceu-nos estas peripécias que nos dão oportunidade para criar!! :D ehehe
    Ficou maravilhoso na mesma. Eu teria tentado triturar a laranja com a varinha mágica mas acho que ia sair desastre. ehehe
    Adoro bolos com farinha de arroz. Beijinho. Boa semana! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu sei Sara, mas o bolo já estava destinado a falhanços e achei por bem desistir da ideia. Embora triturar a laranja fosse uma opção bem boa eheheh, nem precisamos descascar. bjs e boa semana.

      Eliminar
  3. Que delícia de bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/farrapo-velho-de-3-peixes.html

    ResponderEliminar