segunda-feira, 13 de março de 2017

Bacalhau à Zé do Pipo

Sempre que compro bacalhau apetece-me fazer uma receita diferente. Os meus rapazes só querem bacalhau cozido com grão, e eu lá arranjo sempre maneira de me safar ao mesmo prato. Desta vez saiu à Zé do Pipo e ficou bem saboroso com a ajuda da maionese clássica Heinz. Confesso que de há uns meses para cá o meu tempo na cozinha diminuiu drasticamente, porque agora com mais um membro na família "o pulguento", a casa precisa de mais cuidados. Como sei que é só uma fase vou tendo ajudas extras na cozinha, e ter alguns bons produtos já prontos a consumir tem me dado um grande jeito. Já vos contei que queria que o cão se chamasse Rosbife ou Soufflé e eles não me deixaram?
Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau já demolhados
- 500ml de leite
- 800g de batatas para cozer cortadas aos cubos do mesmo tamanho
- 2 cebolas grandes finamente fatiadas
- 2 folhas de louras
- 2 dentes de alho grandes
- 1 noz de manteiga
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho de várias pimentas)
- maionese Heinz q.b.
- azeitonas pretas

Preparação:
Cozer o bacalhau em leite, com uma folha de louro, um dente de alho inteiro ligeiramente esmagado e pimenta. Deixar a cozer só até o bacalhau ficar com uma cor opaca e ser possível lascar (para que não fique demasiado seco). Retirar o bacalhau, cortar os lombos ao meio e delicadamente retirar o máximo de espinhas sem desmanchar as metades dos lombos. Coar o leite. Reservar o leite e o bacalhau.

Cozer as batatas em água temperada de sal, até ficarem bem tenras. Escorrer e esmagar com o utensílio manual próprio. Acrescentar a manteiga, um pouco do leite da cozedura do bacalhau, uma pitada de noz moscada, pimenta e sal se necessário. Mexer e acrescentar mais leite até obter a consistência desejada. Reservar.

Levar a cebola, a restante folha de louro e o outro alho picado a refogar até ficar macia. Adicionar um pouco do leite e deixar a cozer. Temperar de sal e pimenta.

Numa travessa de ir ao forno, colocar o bacalhau ao centro, o puré à volta, a cebolada por cima do bacalhau, generosas colheradas de maionese por cima e azeitonas a decorar. Levar ao forno pré-aquecido a 200º para aquecer e dourar. Servir quente acompanhado de uma salada de alface. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Adoro bacalhau. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/segundas-sem-carne-e-uma-feijoada-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara, beijocas e obrigada pelos teus sempre simpáticos comentários.

      Eliminar
  2. Sentava-me já à tua mesa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eras muito bem vinda! Assim podíamos conversar sobre muitos ingredientes que tenho conhecido através de ti. beijoca

      Eliminar
  3. Cá em casa também adoramos! E que belo aspecto que este tem!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar