terça-feira, 14 de março de 2017

Rolinhos de queijo creme e salmão fumado

O "piolho encardido" é um bom garfo. Gosta de experimentar novos sabores, testar a capacidade do seu palato, opinar e sugerir receitas. Um dos ingredientes que me pede frequentemente quando vou às compras, é o salmão (ou truta) fumado. 
Ao contrário de mim que não me canso do leite com café e do pãozinho com manteiga ao pequeno-almoço, para ele é demasiado enfadonho, e todos os dias tenho mais uma tarefa para fazer, que é pensar o que posso mais inventar para que ele tome pequenos-almoços em condições, visto que é o único que se senta à mesa para esta refeição.
Acho que já está na altura de o por a cozinhar e  prepará-lo para a vida quando for estudar para longe. Delineámos a receita juntos, tratámos da "mise en place" e o resto ele fez sozinho. Foi assim uma espécie de sushi para crianças. E comeu de pauzinhos este pequeno-almoço diferente que foi empurrado com um sumo de laranja natural. Estava bom? Estava pois! 
Aqui, aqui e aqui, mais receitas que ele gosta com os "fumados".  


Ingredientes:
- pão de forma sem côdea
- 1 embalagem de queijo creme natural
- pimenta moída q.b. (moinho várias pimentas)
- 200g de salmão fumado picado
- cebolinho fresco picado
- milho doce q.b.
- rúcula e alface roxa q.b.

Preparação:
Com o rolo de cozinha "esticar" uma fatia de pão de forma, para que fique mais flexível.
Barrar generosamente com o queijo creme e temperar de pimenta. Distribuir pela fatia toda pedacinhos de salmão, cebolinho,  milho, rúcula e a alface. 
Enrolar cuidadosamente apertando bem. Cortar com uma faca bem afiada ao meio e depois as duas metades novamente ao meio. Repitir a operação até acabar os ingredientes. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Também gosto de levar os meus filhos para a cozinha! Mesmo que eles acabem por não fazer muito (também ainda são pequenos) pelo menos vai-se cultivando o gosto e o interesse! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O meu faz tudo bem, o que lhe vou mandando, só que tem um "senão", até ir para a mesa já comeu metade eheheheh. beijoca

    ResponderEliminar
  3. A minha filha também já começa a gostar de ajudar na cozinha e vai comendo também!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh privilégios de cozinhar, podemos comer antes dos outros ;. bjs

      Eliminar